sábado, 3 de julho de 2010

Você fala quantas línguas? Aprendeu a falar com que idade? Quando descobriu que era superdotado e como?

Não sei com que idade aprendi a falar, mas deve ter sido em torno de um ano de idade, como todo mundo. Só sei que aprendi a ler com quatro anos. Quanto aos idiomas, leio e escrevo inglês bem e falo razoável. Francês, italiano e espanhol eu leio, mas não falo. Apesar de minha ancestralidade austríaca, não leio nem falo alemão. Tenho muito interesse sobre o tema “superdotação”, uma vez que posso me considerar assim, pelo que percebo de meu comportamento na infância. Mas nunca tive tratamento especial na escola pública em que estudei. Em casa, contudo, meus pais me municiavam de leituras e conversas estimulantes, já que eram intelectuais, como é o caso de toda a minha família, tanto materna quanto paterna. No ensino fundamental eu já estudava em livros de história e geografia de nível superior, pois meu pai era professor dessas matérias. E nunca me contentava em saber só o que os professores ensinavam. Comecei a estudar filosofia com 11 anos, juntamente com física atômica e nuclear, eletrônica e mecânica. Além disso tocava piano e pintava quadros. Só nunca gostei de esportes nem de negócios. Chamava matemática de boatemática. Hoje penso o quanto o mundo perde em não apoiar adequadamente os superdotados.
Procurei conhecer a Mensa Internacional para me juntar a uma comunidade de pessoas mais inteligentes, para colocar este dom a serviço da humanidade, mas decepcionei-me com a vaidade de muitos membros. Inteligência é algo importante, mas caráter é mais ainda.
A questão do caráter é fundamental, pois uma grande inteligência voltada para o mal é o maior desastre. Todavia vejo uma grande correlação (com exceções, é claro) entre uma maior inteligência e um comportamento ético positivo e, mesmo, um espírito de desprendimento e altruísmo. O que costuma faltar é só a modéstia. Por isso a educação tem que ser integral: inteligência, conhecimentos, habilidades e caráter.

Ask me anything

O que você acha dos esportes em geral e em que sentido acha que eles ajudam (ou não) no progresso humano?

Pessoalmente não pratico nem aprecio esportes em geral, especialmente os que envolvem bola. Futebol nunca assisto, nem a copa e nem sei nada a respeito. Acho que atividades físicas são essenciais para a saúde e deploro não fazê-las, o que me é prejudicial. A questão é de aversão, apenas. Fazê-las por meio da prática de algum esporte é mais agradável do que de outra forma, de modo que, assim, o esporte é algo que ajuda o progresso da humanidade, por conferir saúde aos seres humanos. Além do mais, o esporte pode desenvolver atitudes de tolerância e cooperação. Mas tem um lado negativo, quando se torna um desporto com competição para definir um vencedor ou campeão. Acho que isto não é bom e fomenta muita rivalidade entre torcidas, o que vai exatamente no sentido oposto ao ideal de confraternização. Eu diria que esporte sim, desporto não.

Ask me anything

O que acha de José Saramago? Qual em sua opinião é o melhor de seus livros?

Além de um grande escritor e cultor da língua portuguesa de uma forma ousada e inovadora, foi uma pessoa de grande valor humano ao levantar corajosamente a bandeira da verdade a respeito das crendices religiosas e denunciar a mistificação que as igrejas fazem em sua pregação. Dele só lí o "Evangelho segundo Jesus Cristo" de modo que não posso fazer um julgamento dos outros e dizer qual o melhor. Em minha fila de espera estão "Ensaio sobre a cegueira" e "História do cerco de Lisboa".

Ask me anything

A arte é fruto do lado irracional do ser humano assim como a poesia, assemelhando-se logicamente com um trabalho por exemplo de um cupinzeiro, construído por instinto do animal. Por que defende que a arte é tão essencial?

Claro que não! A arte é só 10% de inspiração, mas 90% de transpiração. Fazer arte é um extenuante trabalho mental, além de, muitas vezes, muscular, exigindo uma apurada coordenação motora, como acontece na pintura, escultura, dança, teatro e canto. Tão exigente como um esporte. Não tem nada de instintivo, pelo contrário, é uma elaboração altamente cerebral, envolvendo a expressão racional das emoções de forma precisamente calculada para provocar o efeito desejado no apreciador. A arte é que consegue dar à vida um sentido de realização e não apenas de uma luta pela sobrevivência. Mesmo para quem tenha alguma crença religiosa, é pela arte que ela consegue se expressar. A Bíblia é uma obra literária, as catedrais e os templos são arte arquitetõnica. A música sacra é arte refinadíssima. O trabalho instintivo dos animais irracionais não é arte. Arte é algo pensado, planejado, engenhado para provocar a comoção estética. É emoção ao ser apreciada, mas a apreciação é muito mais significativa quando associada a uma análise racional da mensagem transmitida.

Ask me anything

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Ja li os que você recomendou, pode citar outros mais avançados? Gostaria de saber de alguns sobre física quantica em especial.

Vou procurar para responder. Aguarde. Gostaria que você se identificasse.

Ask me anything

Pesquisas recentes demontraram que a genialidade está mais ligada à loucura do que se imaginava, a atuação da dopamina em cérebros de gênios é similar à que ocorre em ezquizofrênicos (pesquisa sueca). O que você acha disso?

Corretíssimo. Se entendermos por "loucura" um comportamento desviado da normalidade, então os gênios e os grandes condutores da humanidade em suas profundas guinadas sempre foram loucos. Quem se comporta de forma dócil em relação ao que está estabelecido, sem questionar coisa alguma, jamais será capaz de mudar o mundo.

Ask me anything

Quais os tipos de música que você considera como "enobrecedoras" e quais você acha que podem corromper a Psyché humana?

Ritmos como o funk, para mim, são realmente empobrecedores e prejudiciais à saúde psíquica e, mesmo, orgânica. Não só pela idiotice do conteúdo de suas letras mas, principalmente, pela total mediocridade de suas melodias e pelo ritmo massacrante. Música, para mim, tem que ser analisada por partes. Se a letra escrita no papel, sem a música, for um poema de poesia patente e se a música, ouvida sem a letra, tiver melodia, harmonia e ritmo agradáveis, então a música é boa.

Ask me anything

Acredita em alma e em vida após a morte? Explique o fisicalismo contido em sua opinião.

Não. Para mim não existe alma e nem vida após a morte. Aliás, o que seria isto? Fisicalismo é a concepção de que tudo o que existe seja natural, isto é, que o sobrenatural não existe.

Ask me anything

O que você acha da época medieval? E da cultura viking, os primeiros proto-socialistas, antes mesmo dos espartanos?

Os Vikings não foram anteriores aos espartanos, que os precederam em mais de mil anos. A Idade Média européia, mesmo sem ter sido tão tenebrosa quanto a pintam, de fato foi um período obscuro pela obstrução do livre pensamento e da liberdade de expressão. O controle eclesiástico da vida em todas os seus aspectos, nos estados teocráticos de então, como hoje nos fundamentalistas islâmicos foi um grande fator de empobrecimento científico e cultural e, mesmo, artístico, apesar da beleza das catedrais góticas. Se o Império Romano pagão tivesse prevalecido sobre os bárbaros (que não eram tão bárbaros assim), acho que o progresso teria sido mais rápido. Por incrível que pareça, foi o mundo islâmico, àquela época, que deixou florescer a cultura, a ciência e a tolerância intelectual.

Porque você vê tanto assim na emoção, visto que a mesma é praticamente a maior fonte de males do mundo? (ex:dois sujeitos se apunhalam, o que os leva à tal ação? a emoção!)

De jeito nenhum! Emoção pode levar ao crime sim, mas é um componente essencial da vida, sem o qual não se consegue sequer raciocinar. Além disso é a emoção que, processada racionalmente, leva aos sentimentos de amor, solidariedade, justiça e todos os outros bons sentimentos, como também os maus. Não é porque a emoção possa causar males que deva ser execrada, pois causa mais bem do que mal. Emoção e razão são componentes indissociáveis do psiquismo e nenhuma é superior à outra.

Ask me anything

A Globo "atrapalha" na educação atual dos jovens?

Não só a Globo, mas a televisão de modo geral, exceto os canais de documentários, arte, ciência, cultura e bons filmes da TV por assinatura. Televisão é o maior veículo de emburrecimento nacional, não só pelo conteúdo dos programas mas, especialmente, pela atitude passiva de os assistir, seja o que for, por horas a fio. Ler, escrever, estudar, namorar, praticar esportes, conversar, pintar quadros, tocar instrumentos, fazer trabalhos manuais ou, mesmo, usar a internet, são modos muito mais estimulantes e produtivos de passar o tempo. Só dou um desconto a certas novelas que levantam questões polêmicas e preconceituosas, como homossexualidade, intolerância religiosa, portadores de necessidades especiais e coisas assim, que acho positivo.

Ask me anything

Quais as reformas que você considera importantes para a educação

Antes de tudo fazer com que o magistério seja uma profissão não apenas condignamente mas atrativamente remunerada, de modo a ser a opção dos mais competentes. Isto é: professor tem que ganhar mais do que médico, engenheiro ou advogado, não famosos, certamente. Digamos uns cinco mil por mês para o primário até uns vinte mil para o superior. Mas isto tem que ser feito por meio de uma reforma que crie uma nova carreira a que se acesse por uma rigorosa seleção. Assim os novos professores e os antigos que passarem nesta seleção terão excelência, enquanto os que não passarem ficarão como estão até a aposentadoria. Em vinte anos o magistério será todo excelente. Enquanto isto, programas de aperfeiçoamento seriam feitos para que todos pudessem ser selecionados. Mas de modo rigoroso e exigente. O que resolve é a qualidade do professor. Recursos materiais são importantes, mas em segundo lugar.
Além disso seria muito bom estabelecer o turno integral (manhã e tarde, com almoço na escola) e parar de se preocupar com o número de aprovações e passar a exigir aprovação só com bom desempenho.
Recursos para isto há, desde que se estanque a roubalheira. Político corrupto tem que perder a elegibilidade para o resto da vida e ir para a penitenciaria junto dos criminosos comuns, sem a menor regalia.

Ask me anything

Quais são suas opiniões a respeito do aborto e do uso de drogas?

Drogas são uma droga, inclusive o álcool e o fumo. É preciso o maior empenho para que tais coisas não sejam usadas por nenhuma pessoa. Aceito apenas o álcool, com BASTANTE moderação. O combate ao tráfico tem que ser radical e intransigente, principalmente aos que se locupletam com isto sem se expor. Quanto ao uso, há que se ter meios de dissuadir quem quer que seja de o fazer. Legalizar é uma temeridade.
Acho que fazer um aborto deve ser a coisa mais triste que pode acontecer com uma mulher. É preciso que a sociedade acolha crianças indesejadas de modo a permitir que toda gravidez seja completada. Numa sociedade anarquista isto não seria problema nenhum, pois toda criança é filha de todo adulto, não existindo famílias. E o amor seria livre e compartilhado entre todas as pessoas.
Na estrutura atual da sociedade há situações em que levar avante uma gravidez pode ser pior. Então admito o aborto, desde que feito bem no início. Há que se estudar até quando e isto depende de se entender quando é que o feto se torna uma pessoa. É preferível aceitar-se legalmente esta possibilidade do que existir uma indústria clandestina de abortos extremamente perigosos para a vida das mulheres que o fazem.

Ask me anything

Ja assistiu "The Big Bang Theory"? Você acha que o conceito de um gênio foi bem representado na figura de Sheldon?

Não assistí, infelizmente.

Ask me anything

terça-feira, 29 de junho de 2010

Primeira Classe de 30 de junho de 2010



Frédérick Chopin

Obras para Piano e Orquestra

1. Krakoviak, Grande Rondó de Concerto, op. 14 *

2. Concerto nº1 para Piano e Orquestra, em mi menor, op. 11 **

3. Andante Spianato e Grande Polonaise Brilhante, op. 22 *

4. Concerto nº2 para Piano e Oruestra, em Fá menor, op. 21 **

5. Grande Fantasia sobre Temas Populares Poloneses, op. 13 *

* Arthur Morereira Lima e Orquestra Filarmônica de Sofia com Dimitri Manolov

** Dubravka Tomsic e Orquestra Sinfônica da Rádio de Ljublijana com Marko Munih (2) e Anton Nanut (4)

Ouça o programa “Primeira Classe”, das 20 às 22 horas pela Rádio FM da Universidade Federal de Viçosa, no site www.rtv.ufv.br

O maior desafio para elevar o Brasil no patamar dos países desenvolvidos?

Educação, educação, educação e educação. Tirar o povo da ignorância e da burrice. Alfabetizar de fato, principalmente cientificamente e tecnologicamente. Mas também politica e culturalmente. O resto vem por acréscimo.

Ask me anything

... (continuando) Quais livros você recomenda para leitura, acerca dos temas: filosofia, física, psicologia e psicanálise? Grato pela atenção.

Não é bom ser uma pessoa de um livro só, em qualquer assunto. Sobre Filosofia, para começar, recomendo "Filosofia" de Stephen Law (Guia Zahar) e "Convite à Filosofia" de Marilena Chauí. Em Física, "Física Conceitual" de Paul G. Hewitt e "Física em 12 Lições", de Richard P. Feynman. Psicologia e Psicanálise: "História da Psicologia", Ana Maria Jacó-Vilela e "O Livro de Ouro da Psicanálise", de Manuel da Costa Pinto. Certamente que há muito mais, mas isto é um bom início para uma pessoa de 15 anos.

Ask me anything

domingo, 27 de junho de 2010

Qual o teste de QI mais confiável que já fizestes? Qual foi a pontuação obtida?

já fiz vários testes de QI, que podem ser encontrados na internet, no site http://www.cpsimoes.net/qi_testes2.html . O valor obtido variou de 133 a 147, não me lembro mais em qual deles.

Ask me anything

O que você acha de "O senhor dos Anéis" e da cultura "nerd" em geral?

Adoro literatura fantástica e ficção científica. Só não acho que possam ser consideradas nada além de ficção. Sou e sempre fui um "nerd" convicto. Fruo imenso prazer e satisfação em estudar, sem pensar em qualquer utilidade prática. Sem ser pragmatista todavia, não acho que se deve supervalorizar este aspecto em relação à condução prática da vida. A cultura, a erudição e a intelectualidade são valores a se cultivar por fruição, sem dúvida, mas também por utilidade, não só individual mas, principalmente, social.

Ask me anything

Caro Ruckert,ouvi dizer que dizes que as mulheres são superiores aos homens,mas não apenas não entendi qual é o seu ponto como vejo uma contradição:como considerar as mulheres,possuidoras de um cerebro voltado para o emocional e o irracional,superiores?

O sexo feminino não é superior ao masculino. São equivalentes. O que ocorre é que o sexo essencial para toda espécie animal é o feminino, que gesta a descendência. A fecundação pode ser partenogenética, sendo o sexo um mecanismo, não para garantir a perpetuação da espécie, mas a variabilidade genética. Assim o sexo masculino é acessório. Uma espécie poderia existir só com fêmeas, mas não só com machos.
Não é verdade que o cérebro feminino seja voltado para o emocional e o masculino para o racional. Ambos são emocionais e racionais. Além disso, não é verdade, também, que o aspecto emocional seja inferior ao racional. Razão e emoção são componentes essenciais do psiquismo tanto feminino quanto masculino.

Ask me anything

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails