sábado, 21 de maio de 2011

Enquanto o ser humano for animal e tiver necessidades básicas, ele não será o que vc quer e sim o que ele é, o mundo não é regido pela sua vontade ou pela minha ou de quem quer que seja, o homem é livre e sem moral e somente leis o disciplinam .

Não é verdade! As leis podem ser um balisamento para os fracos. Os fortes fazem o bem ou o mal porque assim o querem, não importam as leis. Por isso são caçados, quando criminosos, ou martirizados, quando defendem o bem contra os interesses poderosos. O segredo é transformar todos os homens (e mulheres) em fortes, nesse sentido. Aí não serão necessárias leis de espécie alguma. Ser livre implica em correr os riscos da liberdade. Quanto à moral, eu também não me importo com ela, pois trata-se, apenas, do que o grupo dominante em cada época, lugar e nicho social determina que seja lícito ou não fazer. O importante é a ética e não a moral. A ética é universal e filosófica. É ela que estabelece o certo e o errado, o bem e o mal, de modo independente da época, lugar e nicho social. E a ética é a condição para que as ações humanas sejam de forma a propiciar à espécie, e não aos indivíduos, a plenitude da vida de modo harmônico entre os da mesma espécie e com a natureza.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails