segunda-feira, 16 de maio de 2011

os séculos que vc vê adiante , tem de enxergar o dia de hoje visto de milênios atrás, o futuro é agora, todas as formas de governo foram testadas exautivamente por milênios e só o capitalismo falho e liberal deu ''certo'' mesmo sendo podre.

Para os dias de hoje, é correto que o capitalismo liberal é preferível, se temperado com políticas de bem estar social e de contenção de abusos do poder econômico, dentro de um estado democrático e de direito. Mas isto não significa que seja o ideal e nem que assim deva o ser para sempre. Como você disse, outras opções já vigoraram, especialmente o absolutismo monárquico, que foi o que prevaleceu na humanidade por mais tempo e em mais lugares, ainda prevalecendo em alguns, às vezes disfarçado em ditaduras republicanas. A mentalidade teve que mudar para que a democracia se estabelecesse. Nova mudança de mentalidade também tem que haver para que o anarquismo surja. O anarquismo funde concepções políticas, econômicas, sociais e individuais. Trata-se de uma revolução de concepções que requer uma revolução de atitudes pessoais e de "weltanschauung" (cosmovisão) bem radical. É preciso se conceber outro "übermensch", não o de Nietzsche nem o de Cristo, mas algo como o ideal de virtude dos filósofos como Leucipo, Demócrito, Epícuro, Sócrates, Diógenes, Zenão e Epicteto. Sem falar em Hipatia de Alexandria.
A vida de Hipatia é um testemunho do quanto o cristianismo foi nocivo (e ainda é) ao progresso científico, cultural, político e econômico da humanidade. Só não é pior do que o Islã.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails