quinta-feira, 23 de junho de 2011

Dizem q não há possibilidade de distinguir entre causa e condição e q aquilo a que chamamos causa é redutível a um conjunto de condições.Esta posição foi defendida por várias correntes filosóficas (condicionalistas). Qual a sua opinião sobre isso?

Discordo totalmente. Causa é um evento que provoca a ocorrência de outro, isto é, uma vez havida a causa, seu efeito se dará, preenchidas que sejam as condições. Condição é algo que possibilita a ocorrência de algum evento, sem a qual ele não pode ocorrer, mas não necessariamente tem que ocorrer. No caso do decaimento de átomos exitados, ele não pode decair se não estiver excitado, portanto a excitação é uma condição para o decaimento. Todavia o fato de estar excitado não determina que vá decair. Ele pode permanecer indefinidamente excitado. Também pode decair por meio de um estímulo, que, então, seria uma causa. É o que acontece nos lasers. Mas pode decair de modo fortuito, isto é, sem causa.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Soldados não pensam por si, pensam pela cartilha que aprenderam...soldados são meros marionetes manipulados por interesses que os armem e os dê uma ''causa'' para lutar...é preciso ter poder para poder ter soldados leais e controláveis

Por isso é que forças armadas são uma prova da falta de civilização da humanidade. Indivíduos que seguem ordens sem questionar não são pessoas. São indivíduos que abdicaram de sua humanidade. Exércitos, soldados e guerras são o cúmulo da negação da inteligência, da cultura e da sabedoria. Infelizmente, enquanto o mundo todo não se civilizar, as sociedades civilizadas ainda terão que ser militarizadas para se defenderam das bárbaras, em que o povo se submete à vontade de líderes insanos, como o povo alemão o fez em relação a Hitler. Isto seria uma prova mais do que suficiente da inferioridade ariana, se isso existisse.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Ernesto, Religulous on-line megavideo.com/?d=1X3GWCV4

Obrigado, já achei. Ainda não tive tempo para assistir.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

http://an.locaweb.com.br/Webindependente/ciencia/posmorte.htm << leia isso e julgue

Li. Não acredito. Acho que essas pesquisas não são feitas com rigor. Realmente não vejo como possa existir algo do tipo que se considera ser uma alma. Se existisse seria algo inteiramente constatável por qualquer um. Essas condições especiais para que se tenha contato com pretensas almas de pessoas já mortas depõe contra a veracidade do fato. Nesse aspecto sou muito mais cético do que São Tomé.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Sou muito curiosa quanto as leis físicas e químicas que regem nosso universo desde o mundo micro ao macro. Poderia me indicar livros que aborda tal tematica( principalmente de leis físicas)?

Yoav Ben -Dov - Convite à Física - Zahar
Richard Feynman - Física em 12 Lições - Ediouro
Salam, Heisemberg & Dirac - A Unificação das Forças Fundamentais - Zahar
Mário Schenberg - Pensando a Física - Landy
Eisntein & Infeld - A Evolução da Física - Zahar

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Por escrever nisso, quando irá publicar seu livro sobre o forms? pretendo adquirir ele. Abraço

Já tenho redigido e revisado um volume de 350 páginas sobre as 600 primeiras respostas que dei neste formspring. Estava fazendo o índice remissivo e um glossário, mas durante as aulas tive que interromper. Quero terminar nestas próximas férias de julho. Já tenho até a editora para publicar. Estou compilando todas as outras e quero ver se acho tempo para revisar e editar em lotes de 600 respostas, eliminando as duplicadas e as irrelevantes. Como já respondi quase 3000 e tem quase umas 1000 aguardando resposta, isto dará uns seis volumes de 350 páginas, descontando uns 10% de rejeitadas. O primeiro já está para sair. Os outros... veremos quando.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Ernesto, sei que anda escrevendo livros sobre seus pensamentos, poderia escrever um também destinado a arte,só que menos ambicioso,um de divulgação como também introdução a música clássica/erudita que autenticasse e disponibilizasse versão física e ebook

Sobre música clássica seria interessante, mas eu trabalho umas 10 horas por dia e não tenho tempo. Há muitos livros bons já publicados. Recomendo os seguintes:
Otto Maria Carpeaux - Uma Nova História da Música - Zahar
Luiz Paulo Horta - Dicionário de Música - Zahar
John Burrows - Música Clássica - Zahar
Stanley Sadie - Dicionário Grove de Música - Zahar
Alan Riding & Leslie Dunton-Downer - Ópera - Zahar
Milton Cross - As Mais Famosas Óperas - 2 vols - Ediouro
Donald Grout & Claude Palisca - História de Música Ocidental - Gradiva
Keith Spence - O Livro da Música - Círculo do Livro
Roland de Candé - História da Música Clássica - 4vols - Ediciones del Prado

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Olá tudo bem Ernesto tudo bom? espero que sim. Acompanho seu formspring a um tempo. Gostaria de saber o que a acha da juventude de hoje em dia? e o estilo de música. Você acha que a tendência é piorar? Porque? Obrigada e tenha uma ótima semana!

Eu realmente não aprecio o estilo de música que faz sucesso na atualidade. Nem o tipo de rock, nem o sertanejo universitário, nem a música romântica brega, nem axé, pagode e música baiana, muito menos funk. Mesmo gostando mais de música clássica eu aprecio a popular. Mas, para mim, uma música tem que ser melodiosa se ouvida sem a letra e a letra tem que ser poética se declamada sem a música. Aí você já viu... Como a música tem ciclos, pode ser que melhore, mas duvido. O remédio é ir ouvindo as músicas que já estão ultrapassadas, mas ainda são mais bonitas, como a Bossa Nova e canções americanas, francesas, italianas e outras de uns 50 anos atrás.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Ernesto, sei que anda escrevendo livros sobre seus pensamentos, poderia escrever um também destinado a arte,só que menos ambicioso,um de divulgação como também introdução a música clássica/erudita que autenticasse e disponibilizasse versão física e ebook

Estou compilando um banco de dados de pintores e escultores com o nome, data do nascimento e morte (se for o caso), país de nascimento, estilo, escola, temática e sites da internet sobre eles. Já estou com uma lista de 1200, mas ainda não levantei os dados de todos. Isto ainda demora uns meses, pois faço-o em horas vagas. Assim que estiver pronto disponibilizá-lo-ei na internet e avisarei aqui. O trabalho é bem interessante, mas muito demorado.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Bom dia, eu vi seu forms e achei interessante e gostaria de te fazer uma pergunta caso seja possivel, sou a Dalcira de Alfenas e um fato inexplicável aconteceu comigo, sobre a morte de um parente meu que morreu e eu o vi em meu quarto, é possivel isso?

É possível que você tenha tido a impressão de ter visto o seu parente por estar num estado de comoção pela morte dele. Vê-lo realmente eu considero uma impossibilidade, já que está morto. Não acho que exista nenhum tipo de alma que possa sobreviver à morte da pessoa. Todavia, se isto ficar demonstrado de forma cabal e inconteste, eu passarei a admitir. Mas não conheço comprovação nenhuma da existência de alma nas pessoas.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Alguma ideia de por onde deveria começar a estudar uma pessoa sem graduação em matemática, mas interessada em entender o cálculo infinitesimal de Leibniz? Quero entender, p. ex.: http://muse.jhu.edu/journals/perspectives_on_science/v006/6.1jesseph.html

Recomendo-lhe o livro "O que é a Matemática" - Courant & Robbins - Ciência Moderna. Ele lhe dará uma perspectiva geral da Matemática e é compreensível para que fez apenas a Matemática do Ensino Médio.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Não existe matéria sem força gravitacional, que lhe seja diretamente proporcional. Então não deve ser a matéria quem curva o espaço e o tempo à sua volta. Ela deve ser a própria curvatura. Isto permite concluir que a matéria é puro campo gravitacional?

Não. A curvatura do espaço tempo não se deve apenas à matéria mas a todo conteúdo do Universo, isto é, matéria, radiação e campos. O total de massa e energia que esses constituintes possuem é que define a curvatura do espaço-tempo. A matéria não pode ser ela mesma a curvatura, pois são conceitos de categorias diferentes. Matéria e uma entidade e curvatura é um atributo. Além do mais existe curvatura mesmo em lugares em que não há matéria, mas apenas radiação e campo, como no vácuo. A matéria, como a radiação, é feita de partículas que são quantizações de campos. No caso da matéria, esta se deu na forma de férmions, e no caso da radiação, de bósons. Cada quark e cada lépton são fontes e sumidouros de campos elétrico, das interações forte e fraca, conforme o caso, e de gravitacional. Então, em cada partícula, há uma concentração de todos os campos de que ela é fonte. De fato, a matéria e a radiação são modalidades de campos, que é a entidade fundamental do Universo. Mas não só gravitacional. Além disso, os campos também existem sem estarem quantizados em partículas.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Ernesto veja que show de resposta: http://www.formspring.me/neoateu/q/208238525915624842

Realmente boa. A principal é que o fato de estar escrito na Bíblia não endossa nada, a não ser que a Bíblia seja validada por critérios extrínsecos à ela, e isso não acontece. Dizer que se tem fé na Bíblia não dá garantia de sua veracidade, pois há quem tenha fé no Corão, nos Vedas, em Allan Kardec em em muitos outros. Então haveriam muitas verdades conflitantes, o que é impossível. Como decidir por qual delas? Não há nada que garanta nenhuma delas. Para mim, são todas falsas.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Apresentar sempre a mesma velocidade c, independente da velocidade da fonte emissora, tem sido um privilégio da luz.. Porque os físicos não parecem admitir que a gravidade também goza desta prerrogativa.

Não é um privilégio da luz. Todas as interações se propagam com essa velocidade, independentemente do movimento da fonte, inclusive a gravitacional.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Porque apenas a luz participa do segundo postulado da relatividade, se a gravidade tem velocidade idêntica à dela? O que justifica o privilégio?

Este segundo postulado é da Relatividade Restrita, isto é, concernente aos referenciais inerciais e na ausência de campo gravitacional. Neste caso a interação predominante é a eletromagnética, cujos campos se propagam pelas ondas eletromagnéticas, uma das quais é a luz. Quando se diz "velocidade da luz" o que se quer dizer é "velocidade das ondas eletromagnéticas". A Relatividade Restrita, de fato, é uma unificação da Mecânica com o Eletromagnetismo. A Mecânica Clássica (Galileana e Newtoniana) é incompatível com o Eletromagnetismo, que, em sua formulação por Maxwell, já é uma teoria invariante segundo a Relatividade Restrita. Daí o privilégio assumido pela velocidade da luz nessa teoria. Na Relatividade Geral os referenciais podem ser acelerados e o campo gravitacional pode estar presente, bem como o eletromagnético (mas não as interações nucleares). O que se verifica é que, para manter a compatibilidade total da teoria, o campo gravitacional também precisa se propagar com a mesma velocidade que o eletromagnético. Esta velocidade, então, pode ser denominada de "velocidade de propagação das interações", que é aquela com que tanto as ondas eletromagnéticas (como a luz) e as ondas gravitacionais se propagam. Não se trata, pois, de um privilégio da luz.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Se Deus não precisa de um criador, por que o universo necessitaria? O universo veio do "nada" ou ele sempre existiu?

Realmente, esta é a questão. Porque supor um Deus para criar o Universo? Não é necessário. Ele pode ter sempre existido. Mas parece que não, segundo os dados observacionais. Houve um início, um surgimento. Mas não proveniente de coisa alguma que o precedesse, pois, assim, já haveria Universo, uma vez que ele é o conjunto de tudo. Não digo que ele surgiu "do nada", pois isto significa que havia um "nada" do qual ele proveio. Digo que ele surgiu "de nada", pois então estou dizendo que não havia coisa alguma do que provir. Nada não é algo entitativo. É apenas o termo que designa a ausência de tudo. Além de não ter do que provir, o surgimento do Universo foi um evento que não teve causa, pois não haviam eventos anteriores, nem o tempo decorria. E também não tem propósito. Existe por mero acaso e poderiam muito bem não existir, isto é, não ter surgido.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

terça-feira, 21 de junho de 2011

As interações gravitacionais não deveriam ter velocidade c, que independe da velocidade da fonte emissora, ou do referencial inercial adotado, da mesma forma que a luz, já que ambas possuem a mesma velocidade?

Mas a interação gravitacional se propaga com a velocidade da luz sim! Independentemente da velocidade dos corpos interagentes ou do referencial. A propagação da interação gravitacional é um pulso de onda de mudança de curvatura no espaço tempo e essa onda se propaga com a velocidade da luz.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

E=mc² => m=E/c² . Você percebe que a massa ou inércia depende da velocidade máxima. para as interações físicas? Se a velocidade c fosse infinita, a inércia seria nula? E se fosse apenas dobro do que é, pesaríamos quatro vezes menos do que pes

Esta é apenas uma relação entre unidades de medida das grandezas. O importante é que a massa, entendida dentro do princípio da equivalência tanto quanto a massa inercial quanto como a carga gravitacional, é uma grandeza que equivale ao conteúdo energético total do sistema. Assim o conceito de massa, inclusive, poderia ser totalmente dispensado. A própria massa de repouso pode ser convertida em energia quando da aniquilação da matéria pela antimatéria. E o valor da inércia de um sistema fica aumentado quando ele tem sua energia incrementada pelo aumento de temperatura, por exemplo. Se a velocidade da luz fosse outra, o que mudaria seria apenas o fator de escala de conversão das unidades de medida das grandezas, mas o tanto de massa que você possuiria seria o mesmo e, logo, o seu peso também. Isto porque, neste caso, as outras constantes também mudariam, como a da gravitação universal. Em outras palavras, um certo peso não distenderia mais uma mola em que estivesse pendurado se a velocidade da luz fosse outra. Mas se fosse infinita então todo o arcabouço da Física seria alterado e novas equações teriam que ser estabelecidas.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

a causa de um determinado evento pode ocorrer exatamente no mesmo momento do seu efeito ou a causa sempre vem antes do efeito?

Se um evento possui causa, esta sempre o precede. Aliás é nisto que consiste o princípio da causalidade, e não, como se pensa, na necessidade da causa, que não existe, mas apenas a sua precedência, quando existe. Esta também é uma forma de se estabelecer a flecha do tempo, isto é, dados dois eventos, se um é causa do outro, ele o precede. Note-se que causa é o evento que determina a ocorrência de outro e não que apenas o possibilita.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Qual o gênero da " Lamento della Ninfa", de Monteverdi ?

Trata-se de um "madrigal", uma canção profana polifônica renascentista, predecessora das cantatas barrocas.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

O que é vida? o que é vida consciente? ...e isso em se falando de vida biológica... porque a vida pode ter outras origens não quimicas ( e se existirem seres não quimicos em outras partes do universo tais quais as máquinas que fabricamos )

Esta é uma questão interessante. Vida, para mim, é um fenômeno que consiste em um sistema que funciona por sua própria iniciativa, sem que seja preciso acioná-lo. Ele próprio se provê de energia. No máximo poderia ser requerido um impute inicial. A vida biológica, contudo, exceto quando iniciou, é uma continuidade de outra vida precedente. Todavia acho que esta característica de continuar-se não é essencial para definir a vida. Assim se pode considerar vivo um artefato que funcione por conta própria, desde que seja capaz de prover-se de energia por sua conta, mesmo que ele não seja biológico e nem se reproduza. Estou entendendo que o que você chama de vida não química seria uma vida não biológica, uma vez que, mesmo não sendo biológico, um sistema, para ser considerado vivo, precisa de energia para funcionar e esse provimento de energia, certamente, seria dado por alguma reação termoquímica ou eletroquímica. Ou nuclear, mas ainda assim poderíamos, por extensão, chamar esse tipo de transformação de "química". Outra característica de um sistema para que se possa dizer que é vivo é possuir um processo de captar informação do ambiente e reagir a elas, intervindo no ambiente. Essa reação pode ser apenas uma resposta reflexiva ou pode ser o produto de um processamento avaliativo e decisório interno ao sistema, que, inclusive, pode tomar a iniciativa de intervir no ambiente de forma autônoma, como resultado de um processo interno não resultante de estímulo exterior. Quanto à consciência, isto já é uma propriedade advinda de uma complexidade muito grande do sistema. A consciência é uma espécie de percepção. Para ter percepção o sistema tem que ter memória, isto é, um modo de registrar as informações captadas do ambiente, inclusive a respeito do estado de si mesmo. A percepção é uma interpretação desses registros, ou seja, uma inferência que correlaciona as diversas informações registradas com o conjunto de registros já existentes. A consciência é a percepção da percepção, ou seja, uma percepção de segunda ordem. Ter consciência é perceber que se está percebendo, como também agindo. Acima dela há a auto-consciência, que é a percepção da consciência, ou uma percepção de terceira ordem. A auto-consciência pressupõe a existência de um "eu", que seria a ocorrência do organismo (biológico ou não) em que a percepção da percepção da percepção estaria registrada. A natureza desse "eu" ainda é objeto de investigação em neurologia e psicologia. A hipótese dualistica atribui ao "eu" uma natureza não física, mas isto não fornece explicação nenhuma. Considero que uma explicação natural seja possível de ser obtida. Note-se que natural não significa "material", pois há muito mais do que matéria na natureza, como os campos de interações, as radiações, as estruturas, as ocorrências, além do espaço e do tempo em que tudo isso se situa.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

segunda-feira, 20 de junho de 2011

o que é/foi usado para formular os princípios da razão?

Os princípios da razão foram formulados pela própria razão. É da aplicação da inteligência à análise dos fatos da realidade que se abstrai as leis da lógica e é com o uso do pensamento e do raciocínio, em tentativas e erros, que se pode formular os princípios epistemológicos, ontológicos e fenomenológicos que descrevem como se produz o conhecimento, o que é que tudo vem a ser e quais são os processos de que a natureza se vale para fazer acontecer tudo o que ocorre no Universo.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Sobre alienígenas. O que pensa sobre?

Considero que podem existir, se bem que em nosso nível de inteligência ou superior devam ser raros, talvez em uns três planetas por galáxia. Que eles nos visitem acho inteiramente improvável e não acredito nos relatos de ocorrências de avistamentos de naves ou de indivíduos. Nenhum deles é convincente e a imensa maioria pode ser explicada por fenômenos naturais ou de origem inteiramente terrestre.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Professor, muito obrigado pela resposta sobre o curso de Física. Tenho um amigo em dúvida sobre Engenharia da Computação, Sistemas da Informação e Engenharia Naval. É muito bom em matemática e Física. Poderia explicitar sua visão sobre tais profissões?

Engenharia da Computação é a profissão de quem projeta circuitos de computadores tanto de finalidades gerais, como um PC, como os dedicados, como os que controlam o motor de um carro, uma máquina de lavar roupa etc. Sistemas de informação é dedicado a aplicações de programas de computador ao gerenciamento de empresas, como supermercados, hospitais, companhias de seguro ou de que natureza sejam. Isto vale para a parte financeira, de recursos humanos, de linha de produção ou qualquer atividade. Outro curso da área de informática é o da Ciência da Computação, que se dedica a desenvolver programas para os mais diversos usos, tanto empresariais quanto científicos.Engenharia naval se dedica ao projeto de embarcações, em todos os seus aspectos: mecânico, hidrodinâmico, elétrico e estrutural. Também faz parte da engenharia, de qualquer tipo, o gerenciamento das plantas de produção do que se estiver engenhando.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Qual a sua opinião sobre a mídia cobrir muitas notícias importantes aonde deveria nos informar sobre tal fato e apenas anunciarem o que tal rede televisiva quer? Acha que a mídia aliena muitas pessoas?

Veja isto:
http://www.formspring.me/wolfedler/q/189729872443114515

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Se ''presente'' e ''futuro'' podem coexistir ao mesmo tempo sgnifica a mesma matéria e espaço em duas dimensões diferentes ( ou até mais dimensões podem existir ) então objetos materiais podem estar em dois lugares ou mais ao mesmo tempo.

A questão não é bem assim. O que pode ocorrer é que um evento seja posterior, anterior ou simultâneo a outro, dependendo do referencial em que seja feita a observação. Mas esses eventos sempre ocorrerão em lugares diferentes. No mesmo lugar nunca há indefinição sobre a precedência temporal dos eventos. Isto significa que, para um dado sistema físico, com localização definida, a sucessão de eventos por ele experimentados nunca terá ambiguidade sobre qual seja passado, presente ou futuro.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Se a vida surge no mar...como células primárias, ela surge de forma micro em um ambiente macro (oceanos) que a sustente e a faça surgir , então a matéria existente teria o poder de fazer a vida surgir de forma quimica .

A matéria não tem o poder de fazer surgir a vida. O surgimento da vida foi uma ocorrência fortuita, não advinda de poder nenhum, mas apenas de possibilidades e coincidências.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Se a matéria quimica tem o poder de surgir vida onde antes não existia, a matéria tem o poder de se auto tranformar se tornando viva, para que aconteçam reações quimicas não é preciso a presença de vida, essas reações naturais é que ganharam

Certamente que sim, mas em condições favoráveis e ao longo de um processo extremamente demorado, durante o qual as condições certas tiveram que prevalecer. Isto é uma ocorrência de extrema raridade que pode, até, fazer com que a vida tal qual existe na Terra possa ser um evento único no Universo inteiro.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Vida seria um conjunto de reações quimicas que acabam resultando no surgimento de um corpo que por sua vez passa a funcionar de forma biológica e quimica, mas o curioso é essa mesma matéria atingir o status de consciência e se auto observar .

Consciência é só uma questão de suficiente complexidade.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Mulheres muçulmanas que se sujeito a usar véus estão com pactuando com uma sociedade machista?

Claro que sim! Mas isto é uma opção que elas têm o direito e a liberdade de assumir. Ou se rebelarem. Mas é difícil essa rebeldia para elas, uma vez que, assim o fazendo, serão hostilizadas e, até mesmo, rechaçadas pela comunidade em que estão inseridas. Pense numa pessoa ocidental que concluísse que andar nú pela rua não seria problema nenhum e assumisse tal comportamento. Não seria fácil para ela mantê-lo, pois, certamente, seria até presa. Para nós que não consideramos o uso do véu algo significativo, em nossa cultura, achamos que, para elas, as muçulmanas, nos lugares em que isto é algo relevante, seria simples contrariar o costume. Mas não é.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

domingo, 19 de junho de 2011

E esses blogueiros que não conseguem conter a tentação de se declararem POETAS, ESCRITORES ou até mesmo FILÓSOFOS (deslumbramento decorrente da inclusão digital?) e não se preocupam lhufas em escrever textos decentes também lhe causa certa náusea?

Náusea não, pena sim. Mas, no global, penso que a existência deste meio livre de expressão é uma coisa boa, mesmo que resulte em mais imbecilidades e idiotices do que ciência, filosofia, cultura e sabedoria. Tem-se que batear o ouro para achar as pepitas em meio à lama e à areia. Sem presumir que também nós não sejamos capazes de falar besteiras.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Parabéns para mim! rsrs.. Quão abstrato é o tempo? 18/06 - 18 anos.

Parabéns por existir. Que a vida lhe seja venturosa e você se sinta realizado por vivê-la. Saúde, paz, afeto, felicidade é o que lhe desejo. Sucesso não importa, satisfação sim. Mas o tempo não é abstrato. É bem real. Dentro de uns seis ou sete anos você começará inexoravelmente a envelhecer. Por enquanto não há como escapar. Espero que, ao longo da vida, você possa sempre dizer que, por causa dela, o mundo estará ficando melhor do que sem ela. Isto é o que importa.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

No seu tempo ( sou mais velha que você) existia a juventude transviada muito mais violenta que a de hoje, o machismo era exacerbado e cobrado violentamente, a honra se lavava com sangue, existia bullying sim ( se falava ''bulir'')

Fiz o curso ginasial e o científico na década de 60 e não viví nada disso. E fiz em escola pública. O Colégio Estadual de Barbacena era a melhor escola da cidade e passar no exame de admissão para estudar lá não era para qualquer um. Talvez por ter estudado no interior, essa problemática fosse bem reduzida. Não presenciei nada disso. A revolução de 64 ocorreu quando eu estava no último ano do ginásio e em 68, no AI5, eu já estava na faculdade e também já era professor. Não fiquei sabendo de nenhum caso de prisão de pessoas conhecidas pela ditadura. Isso era raro no interior.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

beleza física se denota pelos traços e atributos físicos e beleza espiritual, como 'aparece' ?

Aparece na personalidade e no caráter. No comportamento, nas atitudes, nas disposições.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Que conselhos você daria para um aluno que vai iniciar o curso de física (ensino superior)?

A principal característica de um cientista é uma imensa curiosidade e um compromisso intransigente com a verdade. Além, é claro, que muita inteligência e disposição para estudar feito um desgraçado. Você tem que amar a Física. Pensar em física o tempo todo, fazer de sua vida um projeto global de se dedicar à Física. Um cientista não é uma pessoa que sai do trabalho e não pensa mais no assunto. Ele sonha com física, respira física, alimenta-se de física. É isso. E não liga a mínima para o quanto de dinheiro vai conseguir ganhar com isso. Também não se preocupa com a utilidade do conhecimento que vai gerar. O conhecimento é um valor em si mesmo, seja ou não útil. Engenheiros é que se preocuparão com a utilidade do conhecimento físico. Os físicos querem é descobrir como tudo na natureza funciona. Mas, para comer a sobremesa, isto é, fazer grandes descobertas científicas, primeiro tem que comer o feijão com arroz. Isto é: tem que se debruçar sobre as matérias básicas e ficar muito afiado com matemática bem profunda e complexa. Mas não se preocupe: é muito interessante e desafiante. Quanto mais difícil, mais interessante. É muito gostoso estudar física e ir dominando os conhecimentos mais avançados e aprofundados. Você vai se inebriar e ficar fascinado com a ciência. Não te desejo sucesso, pois sucesso é uma coisa idiota. Te desejo satisfação e muita curtição.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails