segunda-feira, 1 de julho de 2013

o que o senhor acha da escola waldorf?

Tenho uma irmã, antroposofista, que trabalha com a pedagogia Waldorf. Vejo qualidades nela, mas discordo de alguns pressupostos, em que não encontro fundamentos. A começar pela concepção dualista da mente, que aceita a componente espiritualista. Sou um monista fisicalista. Além disso, não vejo fundamento da concepção antroposófica dos setênios. Em suma, acho a prática pedagógica Waldorf boa, mas discordo de sua fundamentação. Não concordo com as concepção teosóficas e homeopáticas que a antroposofia assimilou. Para mim são pseudo-ciências, como o espiritismo também. Steiner, Blavatsky, Kardec e os espiritualistas modernos Chopra, Capra e Goswami, bem como o Krishnamurti, apesar de muito inteligentes e bem intencionados, são malucos de pedra. Bom... eu também sou, mas acho que eles se fundamentam em pressupostos equivocados.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails