segunda-feira, 1 de julho de 2013

"O Rousseau e o Marx atrasaram a humanidade em mil anos", o q o senhor acha dessa afirmação do Pondé?

Discordo totalmente. Mesmo que eu não concorde com tudo o que eles disseram, concordo em parte. E acho que deram uma grande contribuição ao questionamento do paradigma capitalista e darwinista social (no caso de Marx). Sem eles eu penso que estaríamos vivendo um cenário de capitalismo selvagem sem sequer o refresco da social-democracia. Claro que outros surgiriam e desenvolveriam suas idéias. Mas sem elas o mundo seria pior. Não é bom que todo mundo concorde com uma mesma linha de idéias, mesmo que essa linha seja a preferível. O choque de opiniões é salutar, até mesmo para o reforço das melhores propostas. Se elas não forem contestadas, podem enveredar por trilhas fanáticas, como já aconteceu. É bom que o progresso seja levado adiante de modo custoso, para que fiquem mais bem estabelecidos os seus fundamentos. Isso não quer dizer que estou defendendo o capitalismo, como não defendo o marxismo. Meu comunismo não é marxista. É anarquista.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails