sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Marca de Acerto

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Porque antigamente as mulheres sofriam tanto preconceito, elas nem se quer podiam votar? Existe diferenças do homem pra mulher além de físicas?‎ Husky Siberiano

Na humanidade primitiva, ao contrário, as mulheres é que eram tidas como superiores, por sua capacidade de gerar filhos. Só quando os homens descobriram que era o seu sêmen que as fecundava é que começou o patriarcalismo. Isso foi se desenvolvendo, levando a humanidade a inferiorizar a mulher e a colocá-la como uma espécie de serva dos homens. No entanto, as capacidades femininas são as mesmas das masculinas, inclusive físicas. Em média os homens são mais fortes, mas há mulheres mais fortes do que homens. A diferença é só que os homens não conseguem gestar, parir e aleitar. Portanto são inferiores. O feminismo e o masculinismo, como concepções que advogam os mesmos direitos e deveres para homens e mulheres são as únicas posições defensáveis a respeito. O machismo e o femismo, que advogam privilégios para homens ou para mulheres são abjetos. Veja isto: http://www.ruckert.pro.br/blog/?page_id=77

"A realidade é uma ilusão compartilhada." - concordas com isso?‎ Bel

Não. O que é uma ilusão compartilhada é a descrição que se faz da realidade, pretendendo ser objetiva, isto é, independente do sujeito. Ou seja, a objetividade é um consenso de subjetividades. Mas a realidade, em si, não depende da interpretação que se faz dela. Sequer de mentes que a percebam. Ela é ela mesmo, em si própria. Mas nós, seus observadores, não temos a total apreensão dela, pois nossos sentidos são falhos, bem como nossa percepção pela mente. Daí só contarmos com um compartilhamento de declarações de percepções para tomarmos como a descrição da realidade.

O que é inequívoco?‎ Husky Siberiano

Algo a respeito de que não se tem dúvidas.

Como Hipatia conseguiu estudar? Não havia um enorme preconceito contra as mulheres na sociedade em que vivia?‎ x

Porque seu pai era filósofo, astrônomo, matemático e professor.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipatia

Qual é a verdade que o senhor procura?‎ Husky Siberiano

O que eu procuro é a descrição fidedigna da realidade por meio dos modelos epistêmicos que a descrevam. Especialmente no que diz respeito ao surgimento do Universo sem ter de que provir e ao surgimento da vida a partir da matéria inanimada. Essas explicações ainda não foram elaboradas de modo inequívoco. Mas não só isso. A respeito do que quer que seja, eu busco a descrição e a explicação mais condizente com a realidade do que acontece. Esse é o objetivo de toda pessoa que tenha um espírito científico e não aceite explicações gratuitas com base em conhecimentos mitológicos ou meros palpites de alguns pretensos "iluminados".

Já vi em diversas respostas o senhor falando sobre evolução da raça humana, quando se refere a isso acredita que os seres humanos vão evoluir para raças distintas dependendo da sua raça (asiáticos, arianos, negros) tipo ramificar-se nessa empreitada evolutiva?‎ Aline Lemos

Não é se trata de evolução de raças dentro da espécie humana e sim da evolução da espécie humana para outra espécie, ou outras, não importa a partir de qual raça inicie a evolução. As ditas "raças" humanas não constituem nenhum taxon biológico. Espécie sim. Raças são variedades dentro da espécie. Alguma nova espécie que vier a surgir a partir da humana poderá ou não desenvolver variedades raciais. Não faz diferença de qual das "raças" da espécie humana uma nova espécie venha a surgir. E podem surgir mais de uma diferente espécie a partir da mesma raça ou de diferentes raças. As variedades ditas "raciais" dentro da espécie humana não são propriamente "raças", no sentido em que a palavra é aplicada a raças de bovinos, equinos, cães e gatos.

Um disparate. Bobo de quem cai nessa conversa. Em verdade eu acho que isso tudo de copa e olimpíada é um tremendo desperdício de tempo, esforço, dinheiro e pensamento que poderiam ser usados de forma proveitosa. O desporto institucionalizado é como se fosse uma religião. Esporte, para mim, é válido como uma forma divertida de se exercitar o corpo. Mas para praticar e não para assistir. E se for para assistir, teria que ser como um espetáculo artístico, sem competição. Fomentar competição, para mim, é algo nefasto para a educação do caráter.

De jeito nenhum. Minhas memórias valem mais do que dez milhões. Depois, não sei do que se trata. Pode ser alguma coisa anti-ética. Não faço questão de dinheiro. Não vou "por a mão na cumbuca". Prefiro continuar pobre mas tendo plena noção do que faço.

Voluntariado para a Copa do Mundo. A Fifa é um entidade que fatura bilhões por ano e reabriu as inscrições para candidatos a voluntários para trabalhar até 10 horas por dia durante copa de 2014.Qual sua opinião sobre esse assunto? (Sugestão da user ‎@insiraumnomeaqui )‎ Difusão Mental

Um disparate. Bobo de quem cai nessa conversa. Em verdade eu acho que isso tudo de copa e olimpíada é um tremendo desperdício de tempo, esforço, dinheiro e pensamento que poderiam ser usados de forma proveitosa. O desporto institucionalizado é como se fosse uma religião. Esporte, para mim, é válido como uma forma divertida de se exercitar o corpo. Mas para praticar e não para assistir. E se for para assistir, teria que ser como um espetáculo artístico, sem competição. Fomentar competição, para mim, é algo nefasto para a educação do caráter.

Oque o senhor tem pra falar sobre o Candomblé ?‎ Sra. Katy ♪

Como todas as religiões, é completamente furado. Mas não é melhor ou pior do que nenhuma outra. Todas são ruins. São enganações. Cada uma com seus personagens mitológicos, seja Jesus, Krishna, Ogum ou o que for. Seus poderes divinos são invenções humanas. Dedicar-se a seu culto é uma imensa perda de tempo, dinheiro, esforço e pensamento que poderiam ser bem encaminhados para a descoberta do funcionamento do mundo, com o que se poderia colaborar para consertar seus problemas de fato, sem ficar sendo engabelado com falsas soluções mágicas.

Caso Amarildo. Desaparecido desde 14 de julho, foi preso em operação da PM que prendeu suspeitos após um arrastão próximo à favela da Rocinha, no Rio. Na sua opinião, por que a mídia dá tanta importância a esse caso, visto que existem tantos outros casos de desaparecidos, sem nenhuma repercussão?‎ Difusão Mental

Porque é um caso a respeito do qual se tem filmagens e outras informações que podem fazer render o assunto. O que a imprensa se interessa é por "entretenimento noticioso". Quer arranjar assunto para encher o tempo dos telejornais, jornais e revistas, para atrair o telespectador e o leitor e poder colocar propaganda no meio para ganhar dinheiro. A imprensa é um negócio que faz uso da notícia para faturar. O objetivo é faturar, para tal precisa de publicidade, mas esta só aparece se houver consumo. Então há que se entreter o público com notícias. Quanto mais escandalosas melhor. Só que isso depende de haver algum conteúdo midiático. Quando ele aparece, eles aproveitam ao máximo, para render.

Existe algum(a) homem/mulher que você considera um exemplo?‎ Lucas Queiroz

Hipatia de Alexandria:
http://en.wikipedia.org/wiki/Hypatia
http://www-history.mcs.st-and.ac.uk/Biographies/Hypatia.html

Sobre as piramidesdo egito. Quem realmente as fez? Como as fizeram? Tenho por ti um grande apresso. Boa tarde.‎ Sandra

Os egípcios e seus trabalhadores, alguns, talvez, de outros países. Sobre o método de construção há várias hipóteses, veja isto:
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-foram-erguidas-as-piramides-do-egito
http://en.wikipedia.org/wiki/Egyptian_pyramids
http://en.wikipedia.org/wiki/Egyptian_pyramid_construction_techniques

Por que as pessoas devem aguardar a evolução espiritual de toda a sociedade para propor a igualdade plena? Não parece-me indevido o uso de recursos mais rígidos, se necessários.‎ Edson Macedo

Aí que está. É indevido sim, e muito. Se se quer uma sociedade livre, ela não pode ser imposta. Isso é uma contradição inaceitável. Porque qualquer coação à força implicará na existência de dominadores e dominados, que é o que se pretende abolir. Esse foi o grande erro da "ditadura do proletariado" e da visão marxista do comunismo, que acabou ficando como sinônimo de comunismo, mas não é. O anarquismo, por princípio, não pode ser imposto. Tem que ser assumido de forma voluntária e espontânea. E isso só se consegue pela educação e com muito tempo.

Ernesto, você acredita que, quando os animais evoluírem o suficiente para obterem inteligência e racionalidade, poderão então se voltar contra os humanos? Haveria guerras? O nossa reinado sobre a Terra acabaria? Um quadro deste gênenero já foi simulado em Animal Farm, do Orwell.‎ Fábrica de Panela.

Pode ser que alguma espécie animal vá evoluindo até gerar uma espécie inteligente. Mas isso não seria imediato e sim após vários passos evolutivos, o que demandaria dezenas de milhões de anos. E também seriam algumas poucas espécies, possivelmente primatas mesmo. Se bem que poderiam ser outras, inclusive cefalópodes. Até lá, possivelmente, os humanos também teriam evoluído para outras espécies, que também poderiam coexistir conosco. Quanto ao fato de haver disputas ou colaboração, isso é impossível de se saber. Se os neandertais não tivessem sido extintos, atualmente nós teríamos duas espécies inteligentes coabitando o planeta. Não há como saber se seriam inimigas ou amigas. No passado foram inimigas, mas isso poderia mudar. Outra coisa é que não somos a espécie dominante no planeta. Pensando bem, acho que, dentre os animais, as formigas é que dominam o planeta.

No budismo, há o conceito de não-eu, sendo o eu uma identificação com corpo e suas funções, propriedades. Contudo, a implicância dessa não-existência une todas as coisas naquilo que alguns denominam deus. Seria o mesmo que você e eu sermos um só, separados pela crença da relatividade da forma. Opine

Discordo. A auto-consciência e o "eu", são funções orgânicas, são ocorrências que se dão em cada indivíduo em razão da estrutura e do funcionamento de seu cérebro e anexos. Não tem essa de todos serem um só, tendo a impressão de que são distintos. Não há ligação mental entre indivíduos. Apenas o que é comunicado por sons, imagens, odores, sabores, toques, calores e outros meios físicos de comunicação e que são captados pelos sentidos dos outros. O universo, como um todo, não tem mente, muito menos consciência.

Existe alguma teria que viemos dos macacos? Só conheço a da evolução e a do criacionismo.‎ Sam

É justamente a Teoria da Evolução que mostra que evoluímos de outros primatas que nos antecederam. Macaco é o nome popular para todos os animais da ordem dos primatas. Todavia, nossos ancestrais se extinguiram, não sendo nenhum dos macacos atualmente existentes. Em algum ponto da ramificação evolutiva, temos um ancestral comum com eles.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Primatas
http://pt.wikipedia.org/wiki/Evolu%C3%A7%C3%A3o_humana

Se viemos dos macacos, porque os macacos que existem não se transformam em pessoas ?‎ ∿ Sam

Porque a evolução funciona em ramificação. Uma espécie surge de outra, mas a outra continua a existir. Algumas se extinguem. Não é toda a população de uma espécie que muda. Apenas parte dela. Mas a evolução continua acontecendo em toda a vida na Terra. Os animais, vegetais de outros reinos estão sempre mudando. Só que a percepção de que a espécie já é outra só acontece depois de milhões de anos. Nós também estamos evoluindo e dentro de alguns milhões de anos (já que só temos 200 mil anos) alguma espécie transhumana já surgirá. Mas poderemos continuar a existir em paralelo com ela ou elas. Outra coisa é que não se repete. Num certo momento humanos evoluíram de primatas antecedentes. Mas a evolução dos atuais primatas não precisa ser para algum outro tipo de humano. Pode ser para algo diferente. Além do que, evolução, em biologia, não significa melhoria em termos de inteligência, mas sim em adaptação ao ambiente.

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

O senhor acha que os jovens entre 16 e 17 anos estão preparados para votar?‎ Lucas Santana

Sim. E quem não tiver é porque é um alienado. Jovens dessa idade, hoje, têm acesso a todo tipo de informação pala televisão, internet, jornais e revistas. Têm mais conhecimento do que há 50 anos atrás. Não só podem, como devem votar, justamente para levar a indignação da juventude pela bandalheira que campeia na política e ver se conseguimos substituir esses políticos venais por gente decente e dedicada a consertar o mundo.

Há a crença (cega) de que haja um criador e a crença (hipotética) de que tudo se deu a partir do acaso. As especulações científicas a respeito do surgimento do universo, mesmo que não sejam exatas, colabora de algum modo em outras descobertas? Físicos teóricos são quase "esotéricos"?

Não são esotéricos porque esoterismo é um conhecimento de fundo não científico, revelado aos iniciados por algum "mestre" que cismou que teve uma revelação. Conhecimentos difundidos abertamente, mesmo não científicos, não são esotéricos, como os do budismo ou do espiritismo. Os conhecimentos dos físicos teóricos não provêm de nenhuma "revelação", mas de pesquisas e são abertos ao mundo. Mesmo que não correspondam à realidade, por não terem sido ainda comprovados, não são meros "palpites" e sim fruto de desenvolvimentos com base em observações e estudos. São propostas de explicação da realidade a serem testadas e que podem ser descartadas. Mas são tentativas com algum fundamento.

Aprendi na escola que estrelas brilham e planetas não. Você disse que o que estava perto da lua era Vênus, porque estava brilhando então ? Me explique ? Obrigado pela paciência.‎ ∿ Sam

As estrelas têm brilho próprio e os planetas brilham por reflexão da luz da estrela que orbitam, no caso de Vênus, o Sol. A Terra, vista dos outros planetas, também é como um deles visto por nós. Um pontinho brilhante no céu, no caso, azulado. Vênus é branco, Mercúrio, cinza, Marte, vermelho, Júpiter, rosado, Saturno, alaranjado, Urano, azul claro, Netuno, azul escuro.

Mas nada surgi do nada, tudo tem um criador, nada e por acaso‎ Husky Siberiano

Surge de nada sim. Não tem criador não. É por acaso sim. É só verificar o que acontece. Essa hipótese de criador é gratuita. Não há prova nem evidência nenhuma de que exista um criador. Quanto ao acaso, é o que mais acontece em tudo no mundo. Também é questão de verificação. E surgir de nada é a única explicação plausível.

A humanidade estará mesmo, daqui a alguns anos, numa crise de abastecimento de água ? E quanto a temperatura , q é dito q a cada ano aumenta devido ao aquecimento global ? E sobre esse último q tens a dizer sobre ?

O aquecimento global é transitório. Trata-se de uma subida de dente de uma serra que está descendo. E a maior parte é devido a fenômenos naturais cíclicos, mesmo que o fator antrópico se apresente. Todavia estamos encaminhando para o fim de um período interglacial. Dentro de uns dois ou três mil anos começará outra era glacial. Depois haverá outro período interglacial. Esses períodos climáticos se alteram em um ciclo 100 mil anos, com 90 mil de glaciação e 10 mil de interglaciação, nos últimos poucos milhões de anos (antes a Terra era mais quente, mas houve eras mais frias ainda, como a 700 milhões e a 2 bilhões de anos atrás, em que a Terra toda se transformou em uma bola de gelo durante dezenas de milhões de anos). Quanto a essa crise de abastecimento de água ou de falta de alimentos, guerras e pestes, elas não chegam a extinguir a humanidade, mas apenas provocam uma imensa mortandade. Sobram alguns.

Numa resposta no Formspring você disse que o homem se extinguirá em 30 milhões de anos, agora diz 15... qual é o certo? E por "o homem" você quis dizer só o 'Homo sapiens sapiens' ou incluindo as espécies que o sucederão?‎ Daniel

Esse dado é impreciso. Há uma pesquisa que mediu a duração média das espécies na Terra e achou esses 15 milhões de anos. Colocando a nossa na média, fica isso. Se considerarmos que a nossa tem mais poder de dominar e controlar o ambiente pode subir.

Quem criou o big bang, e quem criou o macaco?‎ Husky Siberiano

Ninguém. Eles não foram criados. Aconteceram por conta própria, por acaso. Não é preciso um agente, muito menos um agente inteligente e pessoal para isso. Os macacos evoluiram de outros mamíferos precedentes que evoluíram de outros, que evoluíram de répteis, que evoluíram de anfíbios, que evoluíram de peixes, que evoluíram de invertebrados anteriores que evoluíram de outros até a primeira espécia viva que foi nossa ancestral. Essa surgiu da matéria inanimada por acaso.

Não é possível sair da galáxia? Por que a "vida se extinguirá da Terra em 4 bilhões de anos" se o "O Sol explodirá em 6 bilhões de anos"? O que evita a existência da vida neste ínterim de 2 bilhões de anos?‎ Daniel

Antes de explodir o Sol inchará se transformando em uma gigante vermelha. Sua superfície ficará praticamente na órbita da Terra, o que provocará a evaporação de toda a água dos oceanos e a calcinação da superfície terrestre, inviabilizando a vida. Isso começará a acontecer dentro de quatro bilhões da anos. Se houver algumas espécies inteligentes na Terra antes disso, talvez elas consigam promover a mudança dos seres vivos daqui para outro planeta em condições de habitabilidade análoga, de modo a que a vida terrestre não seja extinta.

Como você explica o céu e as estrelas?‎ Rave △

O céu é, simplesmente, o espaço em que a Terra se encontra, visto dela. Fica azul de dia por causa da dispersão da luz solar pelos átomos da atmosfera. As estrelas surgiram da condensação de gases siderais em razão de alguma concentração aleatória que provocou a atração de mais gás até que formou um corpo gasoso tão denso em seu interior que a pressão e a temperatura possibilitaram o início das reações nucleares que geram a luminosidade das estrelas. Elas se formaram ao mesmo tempo em que os grupamentos delas se uniram formando galáxias.

Práticas como a antropofagia, a necrofilia e a zoofilia são incorretas em todo e qualquer caso?‎ x

A antropofagia pode ser admitida em situações de extrema fome e ausência de alimentos, desde que o consumo seja da carne de quem já morreu, como aconteceu naquele acidente de avião nos Andes. A necrofilia, para mim, não tem justificativa, bem como a zoofilia. Preconceito meu? Pode ser.

Quais seus argumentos sobre "fantasmas, demonios, anjos" ?‎ pqp

Para começar, não existem. Porque não há nenhuma comprovação controlada é cética de sua existência. Testemunhos de quem acredita não valem. Só vale uma constatação inequívoca por parte de quem não acredita. Isso não existe.

Qual é o grupo que mais sofre preconceito, atualmente? (Mulheres, negros, homossexuais, pobres, deficientes físicos, etc)‎ x

Pobres, sem a menor dúvidas. Agora, mulheres pretas e pobres, essas é que são mais prejudicadas.

No cenário atual de tensão USA x Russia por causa da questão Síria, você apostaria numa WW3 ou não tem uma visão tão pessimista da geopolítica futura? (recomendo que deem suas apostas, evitando respostas subjetivas ou que fiquem em cima do muro)‎ Robert Teutônico

De modo nenhum. Nenhum país com poderio bélico para deflagar uma terceira guerra mundial é tão louco para fazê-lo. Podem haver conflitos locais, mas os países evitarão conflitos globais, pois sabem que, numa dessas, todos serão perdedores. As grandes guerras ocorridas no século XX já escaldaram as potências para a inviabilidade do futuro de uma terceira. Como disse Einstein, ele não saberia com que armas seria travada a terceira guerra mundial, mas a quarta seria com paus e pedras.

Depois que morremos, nossos restos orgânicos podem dar existência a outros seres vivos? Seria uma continuação da nossa existência?‎ Marcos Farias

Não. Apenas a continuação da existência do material de que somos feitos, que perdurará enquanto existirem átomos no Universo. Mas nós mesmos, isto é, o nosso "Eu", some quando morremos. Esse material do nosso corpo é reciclado, de modo que, a cada 15 anos todos os nossos átomos são outros. Mas nós somos os mesmos, porque o que somos não são os nossos átomos, mas a sua estrutura "em funcionamento".

Existe alguma coisa que dure pra sempre?‎ Kalil Fagundes

Ao que parece, só o Universo será eterno. Tudo que existe dentro dele será destruído um dia. No fim sobrará apenas espaço e campo puro, sem matéria e sem radiação, que se expandirão indefinidamente. Esse estágio será atingido dentro de algumas centenas de trilhões de anos. Só para ter uma ideia, o Universo tem 13,8 bilhões de anos, o Sol 6 bilhões, a Terra 4,5 bilhões, a vida, 3 bilhões, o homem 200 mil. O Sol explodirá em 6 bilhões de anos, nossa galáxia colidirá com Andrômeda em 3 bilhões da anos. A vida se extinguirá da Terra em 4 bilhões de anos, o homem ainda deve existir por uns 15 milhões de anos. E você deve se extinguir em menos de 100 anos.

Alguns dizem que só é amor aquele que dura para sempre. Que não existe amor entre namorados, e que todo amor é incondicional. Que, de resto, tudo é apenas paixão ou admiração. Concorda?‎ x

Não. Amor é amor mesmo que não seja perene. Pode ser temporário, como, aliás, a maioria o é. Claro que existe amor entre namorados. Só pode dizer isso quem nunca namorou de verdade. E amor pode ser incondicional ou não ser. Geralmente não é incondicional, pois se a pessoa amada aprontar uma grande desconsideração, o amor pode acabar. O que não quer dizer que não existia. Admiração é um aspecto constitutivo do amor e paixão é um amor exacerbado. Pode haver admiração sem amor, mas todo amor envolve admiração.

Então para o senhor não existe vida a após a morte ? Já se perguntou por que estamos aqui?‎ Django

Não há razão nenhuma. Estamos aqui por acaso. Surgimos e poderíamos não termos surgido. Nada no Universo tem nenhuma razão e nenhum propósito. Tratam-se de acasos e coincidências fortuitas. Tudo é contingente. Nada é necessário. Nem o próprio Universo.

Porque hoje a lua estava perto do planeta Vênus ? :)

Ela não estava perto. As linhas de visada é que sim. A Lua está a 400 mil quilômetros da Terra e Vênus a 180 milhões de quilômetros. Essa coincidência de linhas de visada acontece em razão da periodicidade dos movimentos dos planetas e da Lua, bem como da coincidência dos planos orbitais da Lua e de Vênus, que têm inclinações em relação ao da Terra, mas possuem uma linha de intercessão que, periodicamente, coincide da Terra estar passando por ela. Isso aconteceu hoje e volta a acontecer de tempos em tempos (a última vez foi em março de 2012).

Professor, é verídico que o homem nunca visitou nenhum planeta, somente as máquinas visitaram ou passaram próximas? Se sim, há alguma possibilidade do homem visitar? Por que o homem ainda não foi?‎ Wellington Martins

Já foi à Lua, nosso planeta irmão de órbita solar. Quanto aos outros, ainda não foi porque isso é muito caro. Mas a Marte deve ir nos próximos dez ou vinte anos.

Mas só poderão ser considerados transumanos -ou seja, de outra espécie- após o surgimento de um contingente significativo de indivíduos com a tal mutação, não? O suficiente para dizer que há uma população com as novas características‎ x

Sim, mas se surgir um mutante, sua prole já será mutante, de forma hibrida. Daí vem a prole da prole e assim por diante. Dentro de poucos milhares de anos existirá uma população mutante.

Não irei ter filhos cara. E não sei oq significa "transhumano" nem existe essa palavra‎ Emanuel

Transhumanas serão as espécies que evoluirão, no futuro, a partir da espécie humana. Da mesma forma que viemos de alguma espécie pré-humana, nos transformaremos em outra(s) transhumanas. Isso pode acontecer gradativamente ou subitamente, por uma mutação, pode nascer uma criança, filha de algum humano, que não seja mais humana. É o que vem acontecendo com a vida na Terra, desde que surgiu e prosseguirá acontecendo, enquanto existir. E, ao que parece, exceto se houver alguma catástrofe, como uma colisão de planetas, a vida ainda existirá na Terra por uns três ou quatro bilhões de anos, sempre evoluindo para novas espécies enquanto algumas vão se extinguindo. Não sabemos como serão os vegetais e animais do futuro. Pode até surgir algum animal de pele clorofilada, que seja autótrofo.

Se Deus não existe, como fomos criados realmente? E se eramos macacos, como hoje não viramos macacos?‎ Emanuel

Não fomos criados. Evoluímos a partir de espécies anteriores de primatas. A evolução se dá por ramificação de uma espécie em outra, gradativa ou súbita. A primeira espécie pode persistir ou extinguir. Nós somos um tipo de macaco e deveremos evoluir para algum outro no futuro. Acontece que isso demora milhões de anos e nós só temos 200 mil anos de existência. Ainda estaremos por aí por uns 15 milhões de anos. Enquanto isso outros macacos poderão surgir a partir de nós. Quem sabe uma mutação já vai transformar o seu filho em um transhumano?

Você disse que em Minas Gerais não vai haver ocultação, mas moro em Juiz de Fora - Minas Gerais, e aqui está dando para visualizar que cada vez mais o planeta vênus está sendo ocultado pela Lua.‎ Husky Siberiano

Vai ficar tangente. Mas a ocultação só será visível para latitudes sul maiores que Florianópolis.

Esta conseguindo ver a olho nu, Lua ocultando Vênus? Que lindo isso... Por que esta acontecendo isso hoje? (moro no RS)‎ Julia

Aqui em Minas Gerais, não vai haver ocultação, Mesmo assim está muito bonito. O acontecimento é o resultado dos vários movimentos dos dois astros que faz com que, periodicamente, haja a coincidência do alinhamento deles com a Terra, causando a ocultação. Isso pode ser calculado por uma simples conta de minimo múltiplo comum entre os períodos das rotações orbitais dos dois astros, conjugado com a variação da inclinação dos planos das órbitas. Como nos cálculos de eclipses

o que você acha da vinda dos médicos Cubanos para o Brasil? e principalmente, o que achou da atitude preconceituosa dos medidos Brasileiros na chegada deles no nosso País?‎ Paloma Cristina

Achei bom. Não especificamente por serem cubanos, mas por serem médicos dispostos a trabalhar, vindo de onde vierem, nos rincões inóspitos do país e nas periferias das grandes cidades, já que os brasileiros se recusam. Acho que medicina deveria ser como um serviço militar. Todo médico formado em escola pública teria que servir uns cinco anos onde o governo designasse. Não adianta alegar que não se tem outras condições. A falta primordial é de médicos. Com eles lá, reclamando, o resto vai chegando. Melhor ter médico sem suporte do que suporte sem médico. Claro que melhor ainda é ter médico com suporte. Mas essa medida já é uma melhoria enorme. Acho que isso foi ótimo para os médicos mauricinhos verem se se mancam e não vão ser esquerdistas só de mesa de bar, com consultório particular para faturar bastante.

Como vc definiria o nada?‎ Maanueli

Para começar, não existe "o nada". Isto é, nada não é algo. É a expressão de que não existe coisa alguma. Note que nada não é vácuo nem vazio. Vácuo é um espaço sem matéria, mas com radiação e campos. Vazio seria um espaço sem matéria, nem radiação, nem campos, que são os constituintes substanciais do Universo. Não existe vazio no Universo. Todo espaço é preenchido por algum conteúdo, podendo ser vácuo, mas nunca vazio. Claro que não existe espaço vazio fora do Universo, pois não existe nada fora do Universo. Nada é, portanto, a ausência de conteúdo e, inclusive, de espaço vazio. Se você encostar o polegar no indicador e considerar que não tenha impressões digitais, o que existe entre os dois dedos? Nada! Nem espaço para caber algo. É isso.

Então, quem vê no caso os tais " espiritos ", você os julgam ser loucos ?‎ Biα Mαfrα

Loucos não. Apenas equivocados em suas percepções, talvez em função de suas crenças na existência de espíritos, os vejam em situações puramente naturais incomuns. Ou provocadas por situações de tensão. Ou, ainda, alucinações, que são como sonhos acordados.

Repare este céu, estamos olhando para um céu de milhares de anos atrás. Muitas dessas estrelas já se apagaram e, no entanto, suas luzes, ainda estão percorrendo o Universo. Outras estrelas nasceram longe, e suas luzes ainda não chegaram até nós.‎ gi

Muito bonito pensar nisso. Somos parte dessa prodigiosa história, especialmente porque participamos do fluxo da vida que veio do primeiro ser, passa por nós e prossegue através de nossos filhos e netos até as próximas espécies e todas que ainda virão até o fim do Universo.

o que é a sua definição um anarquista?

Uma pessoa que advoga a anarquia como a melhor forma da sociedade se estabelecer, isto é, sem governo, sem estado, sem fronteira, sem leis, sem propriedade, sem dinheiro, sem crimes, sem forças armadas, sem polícia, sem sistema judicial. Isso porque extremamente ordeira e pacífica, já que todos são conscientes de suas incumbências e trabalham, sem preguiça e sem cobiça, uns pelos outros que são completamente livres e responsáveis, igualmente prósperos e cultos. Tal situação é o ápice de um longo processo de conscientização pela educação a que a humanidade tem se dirigido em sua evolução, mas cujo atingimento pode ser abreviado para apenas alguns séculos por uma ação consciente nesse sentido, por meio de iniciativas coletivistas e pela educação anarquista.

Por que os cientificistas - em certos momentos até o senhor - têm tanto desrespeito à Ufologia e à Criptozoologia ?‎ Ittalo Nyxon

O que eu não respeito é a inferência gratuita de conclusões a partir de indícios insustentáveis que a maior parte dos ufologistas faz, na tentativa de justificar sua crença de que os UFO's sejam de origem extraterrestre. Realmente não há evidências nesse sentido. A ufologia parece que se converteu em uma religião ao invés de uma atividade científica séria. Do mesmo modo a Criptozoologia. Os indícios da existência desses seres são muito tênues para serem considerados. Como os do Pé Grande, do monstro de Ness, de dragões, ou similares.

O que é a sua foto de fundo?‎ Anônimo

O halo da estrela Wolf-Rayet HD 50896, na constelação de Cão Menor, a 5000 anos luz de nós, com um diâmetro de 60 anos-luz, numa montagem das fotografias do telescópio espacial Newton e de Cerro Tololo, no Chile.

como anarquista, qual sua posição acerca da revogação do uso de máscara durante as manifestações? qual a ideia do estado, ao impor algo do tipo? qual a ideia do manifestante, na decisão de acatar ou não acatar essa imposição?‎ absolutely not

Muito justa, porque todo mundo tem a liberdade de se manifestar, mas não a de provocar prejuízo. Todo anonimato é uma grande covardia. Acho inadmissível. Do mesmo modo que a bandalheira, o quebra-quebra, os saques. Se não for para fazer isso, porque não mostrar a cara e os documentos? Anarquismo não é, definitivamente, bagunça. Mesmo que eu ache que os bancos exploram os correntistas, seu erro jamais justificaria o erro de depredá-los, pois eu também estaria prejudicando os clientes. A derrubada do capitalismo tem que ser de forma pacífica e ordeira, por meio da legislação, até que não exista mais propriedade e dinheiro. Toda violência é um erro. O mocinho não pode se valer dos recursos do bandido.

Teria como elucidar o raciocínio? Devo ter montado o sistema errado.‎ William James Sidis

Seja P o número de falantes de português e I o de inglês. 0,2P falam português e inglês, do mesmo modo que 0,8I. Isto é, 0,2P = 0,8I, donde P = 4I. Os falantes de inglês que não falam português são 0,2I. Somados aos que falam português vão dar os 84. Isto é, P + 0,2I = 84, ou seja 4,2I = 84, donde I = 20 e 0,8I = 16 que é a resposta. Incidentalmente P = 80.

Então o fato da matéria poder surgir dE nada anula completamente o argumento da causa primeira?‎ Kalil Fagundes

Não. Mesmo considerando que o conteúdo do Universo (campo, radiação e matéria) tenha surgido de nada, não significa que tenha surgido sem uma causa. Causa não se refere a seres e sim a eventos. O evento do surgimento é que pode ou não ter tido uma causa. Tanto supondo que teve ou que não teve, ele se deu a partir de nada. Só que provocado ou fortuito. Se provocado, haveria um agente provocador. Como não havia Universo, esse agente teria que ser extrínseco a ele. Se Universo é o conjunto de tudo que existe, existiu ou existirá, nada pode ser extrínseco ao Universo. Logo o surgimento do Universo não pode ter um agente, pois se houvesse, ele já seria o Universo. A alternativa é que o Universo não surgiu, isto é, sempre existiu. O que houve foi, apenas, uma mudança de sua configuração. Ou então surgiu, sem ter causa e nem do que provir. Mas os argumentos são distintos. Causa se refere a eventos e não a conteúdos. A não necessidade de existência de uma causa primeira se reporta a, simplesmente, à não necessidade universal de causa. Isto é, não é obrigado que todo evento seja um efeito, que é um evento causado. Podem haver eventos incausados, mesmo não sendo o primeiro. Logo não é preciso que tenha havido uma primeira causa. Se pensarmos mais um pouco, veremos que é impossível ter uma primeira causa. Porque essa causa teria um causador e, se é preciso que haja uma primeira causa, o causador teria que ter uma causa para existir. Isso implicaria numa infinidade de causadores ou se consideraria que haveria um, sem causa. Então não é preciso haver uma primeira causa. Daí, porque o Universo atual não poderia ter surgido sem um causador?

É possível energia ou matéria surgir do nada?‎ Kalil Fagundes

Energia não, pois não é algo e sim uma propriedade de alguma coisa. Então tem que surgir algo para que possa ter energia. Matéria pode surgir de nada, bem como radiação e campos. Se não pudesse, não existiria coisa nenhuma, pois não teria surgido. Até mesmo quem acha que tudo foi criado por Deus considera que ele criou a partir de nada. Note que eu digo "de nada" e não "do nada". É diferente, pois "nada" não é algo e sim a ausência de qualquer coisa. Logo, não existe "o nada". O que poderia é "não existir nada", como acontecia antes do surgimento do Universo. Em verdade não temos palavras para expressar bem isso, pois sem Universo não há tempo e, sem tempo, não há "antes".

Acredita em vida fora do planeta terra? e explique.. obs: Creio que é muito egoísmo acharmos que estamos sozinhos num universo tão grande.‎ Lorena Brandao

Claro que pode haver vida fora da Terra. No caso de vida procariota, talvez até em um décimo dos planetas que se situem na zona habitável de suas estrelas, se elas não emitirem muito ultravioleta. Já a vida inteligente, que também pode acontecer, deve ser bem rara. No máximo uns três planetas por galáxia. Supor que não exista vida fora da Terra não é sinal de egoísmo mas de egocentrismo. Todavia que esses seres se comuniquem conosco, acho quase impossível.

Uma empresa possui 84 funcionarios, e sabe-se que cada funcionario fala pelo menos uma das linguas entre Portugûes e Inglês. Além disso, 20% dos que falam Português também falam Inglês e 80% dos que falam Inglês também falam Português. Quantos funcionários falam as duas linguas?‎ William James Sidis

16

Olá Ernesto,Gostaria de saber existem verdades auto-evidentes?‎ Luisa

Verdade é uma propriedade dos juízos e suas expressões, as proposições. Dentre estas, existem as definições, que são meramente atribuições de nomes a certas entidades, ações, sentimentos ou o que for. Definições não têm explicação. São arbitrárias. Basta que sejam consensuais no grupo dos falantes de certa língua. Muitas vezes algo pode ser expresso por mais de uma forma linguística. Daí quando se afirma que algo seja outra coisa, apenas com outra forma de expressão, isto é auto-evidente, pois não se precisa verificar a veracidade. É o que Kant chama de "juízos analíticos". Caso contrário, a veracidade tem que ser testada, ou por alguma evidência experimental ou observacional, ou por uma comprovação lógica válida, com base em outras verdades já verificadas.

Dizem que o universo sempre existiu, mas tem como? Se não, como teria um início? E como pode ser infinito? Como pode continuar, continuar e continuar? Tudo isso parece um grande filme, me da aflição em pensar que é real...‎ Patrick Cristopher

Não me consta que dizem que o Universo sempre existiu. Isso é uma concepção minoritária na comunidade científica. A maioria concorda que ele surgiu em um dado momento, sem ter do que provir, sem causa e nem propósito. Como? Ainda não se sabe e isso é objeto de muita pesquisa. Não há problema nenhum em que ele seja infinito, mesmo que não se possa imaginar. Do mesmo modo que pode nunca acabar. Ou acabar e não restar nada. Nem espaço vazio. Mas não é o que se percebe que vá acontecer. Como ele pode ser infinito? Também não se sabe. A ciência ainda é um bebê. Vamos esperar alguns milhares de anos para saber. Mas o fato de não saber de muita coisa não significa que se deva supor uma explicação sobrenatural. Inclusive porque as que são propostas não explicam nada, já que não dizem, também, como o suposto deus procedeu à sua criação. Isto é, está no mesmo pé da ciência.

você acha que pra uma nova era começar , a nossa deveria terminar ? Igual a dos dinossauros tiveram que ter um fim , para que a nossa hera tivesse um começo.‎ Hey jhon :3

O que seria chamado de "Era"? Para mim seria um período de tempo identificado por certas características marcantes, enquanto elas prevalecerem. Mas as mudanças de eras não são súbitas nem drásticas. E muito do que havia em uma era anterior continua a haver na nova era, só que o que prevalece não é mais o mesmo. O que você está chamando de "nossa era"? Geologicamente estamos na Era Cenozoica, em seu Período Quaternário. Os dinossauros viveram na Era Mesozoica. Enquanto na Mesozoica a Terra tinha um só continente e não haviam angiospermas, na Cenozoica já temos os continentes atuais e as angiospermas. Na Mesozoica os vertebrados predominantes eram répteis e agora, na Cenozoica, são mamíferos. O dia, na Mesozoica, durava 22 horas, agora, 24. Não sei até quando as atuais características vão perdurar e nem o que as substituirá. A evolução pode fazer surgir novas que caracterizem novas classes, ou, até, filos. Quem sabe não surgirão animais clorofilados autótrofos e dominarão a Terra? Mas isso não impede que os atuais filos e classes continuem a existir.

Gosta de assistir The History Channel?‎ Biblioteca

Depende. Tem documentários ótimos e outros muito ruins. Os que se referem à suposição de que UFO's sejam naves alienígenas são desses. Eles passam a impressão de que isso seja verdade, mas se trata, apenas, de uma conjectura, inclusive, mal sustentada. Acho péssimo passar essa impressão para o público. Mas eles fazem isso para aumentar a audiência. Se eles fossem estritamente científicos e céticos, não despertariam muito interesse. Mas a ciência tem que ser assim. Não importa se o assunto seja árido ou interessante. O que importa é a verdade.

É possível fazer alguma estimativa do "tamanho" da concentração do Universo no momento do Big Bang? Por exemplo: o Big Bang era do "tamanho" ou "menor" que um átomo? Como se pode medir essa extensão ou espacialidade? (acho q a questão ñ fui bem elaborada Prof. mas só consegui pensar nesse termos)‎ André Vareiro

Se o Universo for infinito, como parece que é, pelos dados mais recentes, ele sempre o foi, mesmo no início. Mas se ele não é, em verdade não dá para saber, pois só se tem acesso ao "Universo Observável" e o Universo pode se estender muito além. Esse universo observável, que é até onde a luz deu tempo de chegar aqui, desde o surgimento do Universo, atualmente vai até 46 bilhões da anos-luz de nós (92 bilhões de anos-luz de diâmetro). Poderia parecer que, como um ano-luz é a distância que a luz percorre em um ano e o Universo surgiu ha 13,8 bilhões de anos, a fronteira do universo observável deveria estar a 13,8 bilhões de anos de nós. Mas é que, enquanto isso, o Universo se expandiu, daí a diferença. Dados sobre a radiação de fundo permitem concluir que o Universo se expandiu 1292 vezes, desde que ela foi gerada, quando o Universo tinha só 379 mil anos, o que daria para o universo observável um diâmetro de 72 milhões de anos-luz, então. Mas até isso, a expansão foi muito maior, pois abrangeu o período inflacionário, em que a expansão foi de 10^26 vezes. Isso durou de 10^-36 a 10^-32 segundos, ou seja, 10^-32 segundos. Multiplicando os dois fatores, temos 10^29 vezes. Sendo 92 bilhões da anos-luz igual a 8,7E26 metros, dividindo pelo fator 10^29, teríamos 8,7 mm para o diâmetro do universo observável no Big Bang. Mas pode ser menor ainda.

Qual é a sua opinião sobre experiências quase morte, onde algumas pessoas afirmam que saíram do corpo, ou viram anjos, falaram com entes queridos já falecidos e etc.‎ Leinadv

Com o imenso estresse que o cérebro é submetido pela falta de oxigenação, nos momentos que antecedem à morte, ele gera alucinações. Se a morte não advém e a pessoa volta a ter oxigenação cerebral, essas alucinações ficam memorizadas e a pessoa as relembra como se tivessem sido o tipo de experiência que relatam.

Olá,vim aqui tirar uma curiosidade,o senhor usa celular? O que pensa sobre?‎ náthali (‵▽′)ψ

Sim. Acho ótimo. Ainda mais com acesso à internet e outros recursos dos smartphones. Penso que deveriam substituir completamente a rede de telefones fixos. Mas que todas as ligações não importa para onde nem de que operadora, tivessem a mesma taxa, isto é, todas fossem locais, como se o mundo todo fosse uma única cidade.

O ser humano ainda sabe muito pouco em relação ao universo?‎ Anônimo

Certamente que sim. E quanto mais se sabe, mais se sabe que menos se sabe. Não sei se será possível, algum dia, se dizer que não resta mais nada por saber. Se esse dia chegar, o que duvido, ainda faltam milhões da anos.

Professor, o Big Bang foi de fato uma explosão? O que a causou?‎ Sr. CDF

Não foi uma explosão. Uma explosão é o lançamento súbito de um conteúdo em direção a um espaço circundante. Na explosão, os fragmentos adquirem uma velocidade em relação ao espaço. O Big Bang foi um súbito inchamento do espaço, sem que nada saísse do lugar. Não foi um movimento de nada em relação ao espaço. O espaço é que cresceu. Não havia (como não há) espaço vazio fora do Universo para o qual nada possa ser lançado. A causa desse inchamento seria um campo, denominado (impropriamente) de "energia escura", que atua sobre o próprio espaço, aumentando-o. Inclusive, logo no início, esse inchamento foi colossal, num período reduzidíssimo de tempo, denominado "inflação cósmica". Tal campo ainda não é compreendido, em termos de seus mecanismos de ação.

Você acredita que existe uma idade para amar? Ou uma pessoa de, por exemplo, treze anos, pode amar verdadeiramente uma pessoa?‎ renata

Sim, pode. Mas há uma idade mínima em que esse tipo de amor erótico-romântico possa se estabelecer. Eu diria que seria a partir da puberdade. Crianças menores têm a capacidade de amar o amor filial e fraternal, mas não esse. Ele está relacionado com o desejo sexual, mesmo que seja sublimado. Essa idade, contudo, varia de pessoa para pessoa. Acho que se situa, mais ou menos, em torno desses treze anos. Mais cedo nas meninas do que nos meninos. Além do mais, há uma rejeição social ao amor precoce em meninos e não em meninas, por parte dos coleguinhas e das coleguinhas. Todavia acho que, se o menino ou a menina se apaixonar por um adulto, esse adulto estaria causando um dano psicológico no ou na adolescente se alimentar esse sentimento. Tem que ter muito tato para não magoar e, ao mesmo tempo fazer ver que o ideal é amar alguém de sua faixa etária. Quanto ao sexo, considerando que traz o risco de gravidez (ou doenças), mas não só por isso, acho que deve ser um pouco mais adiado, digamos até 15 ou 16 anos, se possível até mais um pouco. Porque o sexo implica em um envolvimento mais profundo, no caso de um adolescente. Isso tudo é bem delicado de se lidar, mas tem que ser conversado e discutido, sem nenhuma interferência de prescrições religiosas, que, realmente, fazem um estrago.

Você não acha que sua condenação e sugestão de trabalhos forçados aos corruptores não vai de contra a visão anarquista do direito e liberdade das pessoas usarem as drogas que quiserem?‎ Iasmin Guimarães

Não, porque não acho que usar drogas seja nenhum crime. Mas vendê-las sim. Todo mundo tem o direito de se suicidar, mas ninguém pode ajudar. Isso seria assassinato.

Acha que muitas vezes seguimos os passos errados por causa de nossos orgulhos?‎ emsm e

Certamente que sim. Esse tipo de orgulho, de não dar o braço a torcer, é a mais completa idiotice que alguém possa cometer. Se esquecermos disso e não nos importarmos em nos humilharmos, muito sofrimento seria evitado, muita conciliação aconteceria, muito mais amor existiria e muita paz seria estabelecida. Esse tipo de orgulho é sinal de burrice.

O universo ainda esta em criação? O Big Bang ainda tá acontecendo em algum lugar do universo?‎ Ingmar Bergman

O Big Bang foi a partida da expansão do Universo. A expansão continua nele todo, mas a partida já se deu. Então o Big Bang foi único. Ele poderia voltar a acontecer se o Universo parar de expandir e se contrair, até as condições iniciais, Então poderia começar a se expandir de novo, em novo Big Bang. Mas, ao que parece, a expansão será indefinida. Na hipótese do Mulitiverso, poderiam haver outros Big Bangs, em outros universos paralelos que surgiriam. Mas ela é só especulativa.

Professor, existe uma explicação para o amor?‎ Brenda Catoi

Sim. O amor tem duas origens. Primeiro é uma sublimação do sexo. Segundo uma sublimação do cuidado com a prole. Em suma, decorre do instinto mais fundamental da vida: a conservação da espécie. O outro, a conservação do indivíduo, acarreta no egoísmo, na belicosidade. Para preservar a espécie o homem teve que cuidar dos filhotes e o filhote de homem demora muito para se tornar adulto. Então requer uma estrutura, a família e a tribo, que se cuidam uns aos outros, para ter sucesso. Da mesma forma o desejo sexual, necessário para que haja reprodução, leva ao amor erótico, que lhe transcende, mas nele tem origem. Veja o que escreví nesses artigos:
http://www.ruckert.pro.br/blog/?cat=24
http://www.ruckert.pro.br/blog/?cat=37

"A radiação de fundo do Universo, captada quando não se sintoniza canal nenhum." Tem como escrever mais sobre... achei interessante...‎ Leinadv

Quando, 380 mil anos após o Big Bang (que aconteceu a 13,8 bilhões de anos), o surgimento e aniquilação de matéria e anti-matéria cessou, porque a expansão do Universo se tornou suficientemente grande para que as partículas decaíssem antes de encontrar uma anti-partícula correspondente para se aniquilarem, houve o desacoplamento entre a matéria e a radiação, pois cada aniquilação de par produzia dois fótons. Diferentemente do que seria esperado, a matéria não desapareceu e ficou só radiação. Pelo fato de haver uma pequeníssima diferença de meia-vida entre partículas de matéria e as correspondentes da anti-matéria, ficou uma sobra de uma parte em um bilhão de matéria em relação ao total de matéria e anti-matéria, que é o que existe até hoje, nas estrelas, nebulosas, planetas e gases e poeira sideral. Aí o Universo ficou transparente, com um número de fótons um bilhão de vezes maior do que partículas de matéria. À época esses fótons eram de raios gama, mas, com a expansão do Universo, hoje são de micro-ondas. Eles estão por toda a parte e são captados pelos aparelhos de televisão, pois coincidem com a frequência de suas ondas. Quando há um sinal transmitido por algum canal, sua intensidade maior impede a percepção, como não se vê a chama de um fogão sob o Sol. Mas se não houver canal nenhum, o que se vê é um chuvisco. Esse chuvisco, e não uma tela totalmente negra, se deve à radiação de fundo do Universo, que está sendo captada pela televisão. Bonito, não é?

O senhor tem algum preconceito? Acha que todo tipo de preconceito é intolerável?‎ x

Sim. Tenho preconceito contra preconceituosos, intolerantes, malvados, sebosos, espertalhões, corruptos, desonestos, criminosos e mau-caratistas em geral. Esses são preconceitos saudáveis, pois essas pessoas não deveriam ter direito de gozar de nenhum benefício da sociedade. Mas os preconceitos contra quem seja algo que não contenha nenhum mal e nem dependa de sua vontade não têm como serem aceitos, como em relação à raça, credo, procedência, nível social, nacionalidade, nível de inteligência, nível de conhecimento, estatura, beleza física, compleição corporal e outras do tipo.

Porque quem eu quero não me quer?‎ Husky Siberiano

Porque essa questão de gostar de alguém acontece por uma séria de fatores, fora do controle voluntário da pessoa. Para essa pessoa que você gosta, você não é a realização do arquétipo de pessoa que a mente dela formou para que ela ame. Isso envolve muita coisa, desde a aparência física, passando pela personalidade, pelo viés cultural, pelo modo de ser e de agir, pelos interesses, pela história de vida e, até mesmo, inconscientemente, pelo odor do corpo. E isso não é fácil de se adivinhar. Além do que, mesmo que você soubesse, se você, de modo forçado, fosse e se portasse como ela considera que seria o objeto de seu amor, não iria adiantar, porque só funciona quando é autêntico.

Então quer dizer que a crença na espiritualidade traz um conforto ao paciente fazendo que com isso ele se recupere mais rápido? É como se fosse um pensamento positivo, positividade, ou fé.‎ Husky Siberiano

Sim, mas não no sentido em que se fala de "pensamento positivo" que seja capaz de interferir no encaminhamento dos eventos objetivamente. Esse pensamento positivo atua da mesma forma que a fé e a esperança, como um fator tranquilizador que permite a ação mais eficaz do sistema imunológico.

Mas os animais não raciocinam, e mesmo assim tem cérebro como nós.‎ Husky Siberiano

Raciocinam sim. Em um nível mais elementar e sem articular o raciocínio por meio de uma linguagem. O nosso raciocínio é mais elaborado porque temos muito mais conexões entre os neurônios, que também são em maior número, com relação à nossa massa corporal. E porque a evolução dotou nosso cérebro de regiões específicas para a linguagem, fator que muito contribui para o encaminhamento do raciocínio. Mas outros animais têm esses recursos, só que bem mais acanhados. Até uma formiga raciocina, julga as informações fornecidas por seus sentidos e toma decisões sobre para que lado caminhar, por exemplo.

Eu não entendi tua resposta da pergunta '' Porque a espiritualidade ajuda os pacientes a se recuperarem mais rápido? '' Poderia explica-la melhor?‎ Husky Siberi

Porque estimula o sistema imunológico, em razão do conforto que propicia. A pessoa, achando que está amparada por algo que lhe provocará a cura, fica em um estado mental mais tranquilo, que permite a atuação mais eficaz do sistema imunológico. Isso também pode resultar de sua confiança no sucesso da medicina e na qualidade do tratamento a que está submetida. Por outro lado, se ela não confia, nem na medicina e nem em nenhum apoio sobrenatural, pode cair em depressão, o que abaixa drasticamente o eficiência do sistema imunológico.

Porque os animais não desenvolveram psiquismo, sendo que eles também tem cérebro como nós?‎ Husky Siberiano

Mas eles desenvolveram sim. Cada espécie em um nível diferente, em função de sua complexidade neurológica. A humana se distingue por um nível de complexidade bem elevado em comparação à que lhe é mais próxima. Mas bem próximo de outras já extintas, como o homem de Neanderthal. Pode ser que novas espécie, nos próximos milhões de anos, também evoluam para outras com nível semelhante de complexidade neurológica que lhes permita o psiquismo mais apurado que temos.

Eu estou assim como o senhor, em busca da verdade. Será que encontraremos ela?‎ Husky Siberiano

Infelizmente, acho que não. Nem sei se tudo o que se há para saber, algum dia será sabido. Mas a ciência e a filosofia, cada vez mais, se aproximam assintoticamente da verdade, isto é, da correta descrição da realidade, dos seres, das ocorrências. O que importa não é tanto o resultado, mas o processo de se buscar a verdade, envidando os maiores esforços de observação, experimentação, exame, cotejo, reflexão, discussão, teste e tudo o que for requerido e necessário. Sempre com o saudável ceticismo metodológico de se duvidar para se poder testar e ver se confirma. Com a mente sempre aberta para a possibilidade de se estar errado.

http://criticanarede.com/traicao.html achei esse texto muito bom! O que achas?‎ Vitor Barbosa

Excelente. Concordo plenamente. É o que venho dizendo há tempos. Não temos filósofos. Apenas "entendidos em Filosofia". Um lástima. Veja isto:
http://www.ruckert.pro.br/blog/?p=3855
http://www.ruckert.pro.br/blog/?p=3953
http://www.ruckert.pro.br/blog/?p=3300
http://www.ruckert.pro.br/blog/?p=3495
http://www.ruckert.pro.br/blog/?p=3420
http://www.ruckert.pro.br/blog/?p=3361
http://www.ruckert.pro.br/blog/?p=3244
http://www.ruckert.pro.br/blog/?p=3190
http://www.ruckert.pro.br/blog/?p=3184
http://www.ruckert.pro.br/blog/?p=3668
http://www.ruckert.pro.br/blog/?cat=8

A vida sem ______ não faz sentido.‎ Aluizio G.

A vida sem "amor" não faz sentido. Sem dúvida nenhuma.

qual seria a consequência final de um mundo totalmente globalizado?‎ Bner ¬¬'

Uma beleza! Para mim é o que tem que acontecer e vai acontecer. Isso levaria a uma maior tolerância até entre as religiões, por exemplo, até que fossem extintas. E não acabaria, como se pensa, com as características culturais de cada lugar, exceto no que elas forem xenófobas e intolerantes para com outras diferentes. Mas isso é para acabar mesmo. Essa globalização, inclusive, é um passo para a abolição das fronteiras, dos estados e dos governos, o que levará à anarquia mundial, situação ideal para a humanidade. A adoção de uma moeda única no mundo, por exemplo, é um passo para a abolição do dinheiro. Livre comércio total. Isso tudo significará melhoria de condições para as populações mais pobres, com a facilidade maior de se promover uma distribuição mais equitativa de riquezas, isto é, acabar com os extremos de pobreza e de riqueza, levando todo mundo a ser classe média.

Professor,o senhor é avesso a tecnologia de hoje?‎ Noob Saibot pq sim!

De modo nenhum. Pelo contrário. Aprecio muito tudo o que seja tecnológico, especialmente eletrônico. Mas também outras tecnologias, de transportes, médica, química, mecânica. Acho que a tecnologia é um fator de melhoria da qualidade de vida e, portanto, de felicidade geral. Além de propiciar o barateamento do acesso a muitos bens e serviços, cada vez mais alcançados por estratos de mais baixa renda. Basta comparar o acesso ao transporte aéreo hoje e há 50 ou mais anos atrás. Bem como às telecomunicações. Televisão, geladeira, telefone, lavadora de roupas e, até, computador, já são itens corriqueiros nas casas das pessoas, mesmo as de baixa renda, o que era raro há 60 anos, por exemplo.

Você sequer acompanha grandes eventos esportivos mundiais, como os Jogos Olímpicos e Copa do Mundo de futebol?‎ Anônimo

Não vejo a Copa do Mundo e nenhum campeonato de futebol, vôlei, basquete ou similares. Nem o noticiário a respeito. Também não assisto corrida de automóveis. Nos jogos olímpicos eu gosto de ver alguns esportes, como ginástica olímpica, patinação no gelo, e outros. Mas nenhum que seja de time e que envolva o uso de bola. Não tenho nada contra. Só não aprecio.

O senhor já usou drogas? O que acha de quem as usa?‎ winner fernando furtado

Não. Para mim, quem as usa é mesmo é um burro. Uma pessoa que não pensa, não age racionalmente. Porque o prazer que elas conferem nem de longe compensa o mal que elas provocam. Acho que toda essa problemática de crimes associados ao narcotráfico acabariam se se conseguir acabar com o consumo. Como também toda a criminalidade associada aos jogos, à prostituição (tráfico de mulheres) e assim por diante, só existem porque existem clientes para isso. Ou usuários de programas piratas, compradores de contrabando e assim por diante. Um dos mais eficazes meios de se acabar com a criminalidade é educar a população para não fazer uso de nada que seja produto de atividades criminosas. Dentre essas coisas, as drogas. Para mim as escolas teriam que fazer um trabalho imenso no sentido de mostrar o quão o uso de drogas (inclusive álcool e tabaco) é nocivo à saúde e à sociedade. Da mesma forma que só há corruptos porque há corruptores. Se ninguém propor suborno ou propina para nenhum policial, funcionário, juiz ou político, não haverá corrupção. Os corruptos só se vendem porque há quem os compre. Daí eu achar que a punição dos corruptores tem que ser muito maior do que as dos corruptos. Para acabar com a pessoa para o resto da vida em prisão perpétua com trabalhos forçados nas galés, vivendo a pão e água.

Acredita que o ser humano ainda tem solução, ou somos um caso perdido?‎ melissa

Não vejo que o ser humano seja um caso perdido e nem que precise de alguma solução, porque não vejo problema no ser humano. Ele é o que é, com suas grandes capacidades e suas limitações e vai continuar a ser como é por centenas de milhares de anos, até que a evolução o transforme em outra espécie. Não digo que seja bom nem mau por natureza. Nem que seja inteligente nem burro. Ele tem capacidade para ser bom ou mau e pode ficar inteligente ou burro. Além do fator genético, o que vai direcioná-lo é a sociedade. Essa, sim, pode ter problemas. E cumpre a quem é capaz de enxergá-los, agir para corrigi-los. Daí essas passeatas e todas as transformações que a história relata. O que se percebe é que, com altos e baixos, o caminho tem sido de melhoria ao longo dos séculos. Daí minha confiança em que o mundo virá a se tornar um lugar próspero, harmônico, fraterno, livre, justo, igualitário, aprazível e feliz para todos os seres humanos em poucos milênios, o que é quase nada, comparado à perspectiva de duração de nossa espécie no planeta, que vejo ser de alguns milhões de anos.

Professor, você acha que é possível lembrarmos de tudo que aprendemos (seja no colégio ou na faculdade)? Se sim, conhece métodos de como fazer isso?‎ No

De tudo, não, mas de muita coisa, sim. O segredo é simples. Seja um fissurado por conhecimento, uma pessoa deslumbrada por saber o máximo a respeito de tudo. Mergulhe no aprendizado com volúpia. Adore estudar. Curta mais do que ver televisão ou praticar esporte. Mas não deixe de namorar, só que não o tempo todo. E arranje um(a) namorado(a) que seja como você. Um nerd. Esse é o único modo de fixar o aprendizado para a vida toda. Que ele seja envolvido por uma emoção e um encantamento que faça o cérebro lhe conferir um valor inestimável. Então o cérebro se encarregará de registrá-lo com vigor. Não adianta técnica nenhuma. Só o amor pelo saber faz com que o saber seja perene na memória.

O que mais gostas de ver na televisão?

A radiação de fundo do Universo, captada quando não se sintoniza canal nenhum.

O que você acha da frase "O que fazemos na vida ecoa na eternidade" ?

Completamente dramática, mas nada real. A maior parte da humanidade leva sua vida e faz um monte de coisas que não terão repercussão nenhuma. Em raros casos, certas pessoas fazem coisas que mudarão a trajetória do mundo e ficarão na história. Mas a quantidade de nomes que possuem registro nas enciclopédias é ridícula em comparação com a totalidade de seres humanos que já nasceram no mundo.

Porque a espiritualidade ajuda os pacientes a se recuperarem mais rápido?‎ Husky Siberiano

Trata-se de um efeito psicosomático. Na crença de que orações, intercessões e a providência divina sejam fatores de real efetividade na cura, o organismo ativa seus recursos imunológicos com mais vigor, o que ajuda a cura.

Mas esse pessimismo de Shopenhauer não teria sido visto de forma exagerada aos pensadores e leitores? Do entendimento que eu tive ao lê-lo, que não sei se foi de todo certo, esse pessimismo me parecia um tanto secundário á ideia principal. Eu até achei confortante a visão da arte descrita por ele.‎ Victor Hugo

A estética dele é bem interessante a não comunga desse pessimismo, que está mais nos aspectos metafísicos.

Se eu escovar meus dentes por muito tempo, corro o risco de deixa-los vulneráveis e sem proteção por esfoliação do esmalte?‎ AmarildoJúnior

Não sei te dizer. Acho que se a escova for macia e a pasta sem saponáceo, não tem problema, pois o esmalte é bem duro. A remoção da placa bacteriana, certamente, requer que a escovação seja insistente. É bom mencionar que o uso do fio dental também é requerido.

O que o senhor pensa da masturbação?‎

Nem de longe se compara ao verdadeiro sexo, pois este não se resume apenas ao prazer genital, mas a um complexo de sensações táteis, olfativas, gustativas, auditivas, visuais, térmicas além de um envolvimento emocional totalmente absorvente. Se ele for feito num contexto de carinho, afeto e, especialmente, amor e paixão, então é, seguramente, a mais inebriante experiência que se pode vivenciar. Todavia a masturbação é admissível, na falta da possibilidade do sexo, como válvula de escape da tensão erótica acumulada e pode ser feita sem nenhum receio de estar se cometendo algum tipo de pecado.

Nossa! Brilhante a sua visão do modelo hegeliano! E quanto a Shopenhauer? Ele sempre foi um crítico ferrenho da filosofia hegeliana, ora por mera rivalidade filosófica (e a divisão de turmas na universidade!), ora pelas discordâncias entre as ideais, como pela dualidade otimismo/pessimismo.‎ Victor Hugo

Não concordo com o pessimismo de Schopenhauer e nem com suas picuinhas. Mas aceito suas criticas ao idealismo alemão de Hegel, Schelling e Fichte. Mas também não concordo com suas concepções meio budistas, se trocarmos desejo por vontade. Schopenhauer levou a Nietzsche e aos existencialistas. Também tenho restrições a esses, mas isso seria assunto para um longo artigo

Na sua opinião , a tecnologia prejudicou ou ajudou a humanidade ?‎ Ψ

Ajudou e ajuda, e muito. Sem tecnologia estaríamos na era paleolítica. Quanto mais tecnologia houver, e mais aperfeiçoada, melhor. O problema é colocar a tecnologia num status de dominação e não de serviço. A tecnologia tem que servir à humanidade e não esta àquela. Assim configurada a relação, ela é excelente.

Repostando. Este não está privado. Rs. Concorda? http://www.youtube.com/watch?v=TZuf6oo1sIU‎ Edson Macedo

Não admito as concepções metafísicas de Hegel em absoluto. Seu idealismo é algo inteiramente despropositado. Considerar que o mundo exterior seja um produto da mente é inverter a realidade. O mundo objetivo precede a mente. Esta é um produto da realidade física que conseguiu fazer um sistema da complexidade do cérebro, cujo funcionamento gera a mente. O mundo exterior existe por si próprio, mesmo que não houvesse mente nenhuma para observá-lo. Aliás, é o que aconteceu na maior parte do tempo, para nós (pode ser que haja outras mentes em outros planetas). Mas a crítica que o Cláudio Costa faz ainda é tíbia. Ele ainda considera que a nebulosidade conceitual de Hegel, como a de Heidegger, seja algo de certa forma bom para a Filosofia. De modo nenhum. A Filosofia, bem como a Ciência, devem ser o mais claras, concisas e acessíveis à compreensão que for possível, sem comprometer a exatidão e a precisão. Rebuscamento não é virtude.

e como explicar aquelas "curas" ao vivo que os pastores fazem nas igrejas, tipo fazer o tumor do cara sair pela boca, como se explica isso?‎ serju

Pura encenação teatral. Quanto a isso não há dúvida. Eles teriam que ser processados por estelionato, exploração da credulidade pública, falso testemunho e outros crimes.

Defina Deus em uma palavra.‎ Sra. Katy ♪

Algo, geralmente considerado uma entidade, capaz de agir sobre o Universo à revelia de seu comportamento normal (um mágico, tout-court), que teria provocado seu surgimento, bem como, nas concepções teístas, sua evolução, o surgimento da vida e da inteligência humana. Em muitas concepções seria, também, o juiz do comportamento humano para decidir pela salvação ou danação dos mortos, que continuariam a viver, por meio de sua alma, no céu ou no inferno. Também, na concepção teísta, Deus é uma pessoa que atende as preces humanas e provê continuadamente o funcionamento do Universo. As concepções de deuses são múltiplas: deísmo, teísmo, panteísmo, panenteísmo, politeísmo, pandeísmo, henoteísmo, em que deus ou os deuses podem ser transcendentes, imanentes ou ambos. Podem ser bons ou maus, sobrenaturais ou naturais, pessoais ou impessoais. Em todas elas, contudo, há um fator comum, que é o poder de agir sobre o mundo de forma mágica, isto é, fazendo milagres genuínos. Outra característica é sua perenidade no tempo, isto é, deuses não morrem. Mas podem ter nascido ou sempre terem existido.

O senhor veio de uma família que também não acreditava em Deus ou não ?‎ Sra. Katy ♪

Não. Isso foi uma conclusão minha. Fui criado como católico. Mas meus pais eram extremamente liberais e abertos a qualquer possibilidade que eu escolhesse. Além do que, minha opção pelo ateísmo foi sendo discutida gradativamente, de modo que eles aceitaram meu ponto de vista. Meu pai não era praticante e minha mãe, mesmo católica, era bem filosófica para entender que qualquer religião tem o mesmo valor, inclusive nenhuma, desde que a pessoa tenha bom caráter.

Qual é a sua teoria sobre a "CURA GAY" e como funcionaria do seu ponto de vista?‎ Gabriel Gustavo

Não funcionaria. Homossexualidade, quando se trata de uma orientação psicossomática nata, não é reversível, pelo que me consta. É uma questão até de feromônios, que não são percebidos como odores, mas levam ao desejo sexual por alguém do sexo oposto, do mesmo, de ambos ou de nenhum. O mais relevante, porém, é a consideração de que essa reversão seria algo desejável. Por que? Qual o problema de ser homossexual? Claro que há uma rejeição social e, até, familiar. Mas quem precisa de conserto não é o homossexual e sim quem o discrimina. Há casos em que a homossexualidade não é uma orientação mas uma opção consciente, em desacordo com a orientação. Nesse caso, quem o seja não quer ser curado, pois é o que escolheu. Mas, no caso de ser uma orientação, não escolhida, o melhor é que a pessoa aceite ser o que é e viva sua vida assim, sendo feliz.

Sua opinião sobre as pessoas que afirmam que receberam o "espirito santo" ?‎ William Diaz

Há duas possibilidades. Ou é uma mentira deslavada ou é uma impressão que a pessoa teve e, em razão de sua fé, considera que seja uma epifania. A convicção profunda de que exista uma realidade sobrenatural pode levar as pessoas a considerar que estado alterados de consciência que venham experimentar (e que podem ser induzidos por essa fixação mesmo) sejam interpretadas como experiências místicas. Mas se tratam de uma espécie de alucinação, produzida pelo próprio cérebro, em virtude de um estado de tensa contrição.

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Agora não dá mais aulas certo? O senhor tinha o mesmo respeito dos seus alunos assim como tem dos seus "fãs"(assim como eu) aqui da internet? E o que você acha sobre o respeito que é passado na sala de aula hoje em dia? Eu fico horrorizado como professores são ignorados hoje em dia...‎ Nagem Tannus

Veja isto: http://www.ruckert.pro.br/blog/?page_id=2379

Qual sua opinião sobre o "Amor Livre" ? :)‎ William Diaz

Não há como o amor não ser "livre". Nenhum amor é amor se for obrigado a ser. E todo amor, uma vez existente, tem que ser manifesto e realizado livremente. Essa é que é a questão. A sociedade, em parte por razões religiosas, mas não apenas, coíbe que muito amor seja expresso. Só permite que seja aceito abertamente um amor de cada vez. Mas se é capaz de amar, sincera e profundamente, a mais de uma outra pessoa de cada vez. Estou falando de amor erótico-romântico e não do fraternal, filial, paternal ou de amizade. Isso é aceito ser múltiplo. Mas não aquele. Isso é fonte de muito sofrimento e depressão. É preciso que se aceite que todo amor possa ser livremente vivido. Que todo mundo considere que a pessoa a quem ama possa, também, amar a outros, sem problema. E mais: Que não se vincule nenhum relacionamento amoroso a nada além do próprio amor, ou seja, a nenhuma dependência econômica ou conveniência social. Isso é terrível. E claro que, quando há prole, a responsabilidade por sua criação e educação é do pai e da mãe, independentemente de que outros relacionamentos eles possam ter. E que, uma vez que pessoas se unam para fruir o amor entre elas, que possam compartilhar os encargos da vida. Mas não que a relação fique vinculada a isso. Em resumo, os relacionamentos amorosos devem ser "abertos", isto é, não vinculados a exclusividade. Isso não significa libertinagem nem traição, pois é um comportamento conhecido e consentido.

Snoopy indagou a Charlie Brown o que era o amor, e ele, de uma forma bem inocente, espontânea e divertida, deu um exemplo do que é o amor (ver perfil). Seguindo essa ideia, compartilhe com a gente o seu exemplo de amor e/ou felicidade.‎ Difusão Mental

Sim, isso é amor. Isso é lindo e maravilhoso. É a verdadeira fonte da juventude e da felicidade.

Sua opniao sobre Agnosticos?‎ jovanna

Considero uma atitude insustentável. Não há prova nenhuma de que seja impossível saber se existe ou não algum deus. O fato de não se ter, ainda, não significa que não se possa, nunca, obter. Também não sou gnóstico porque não acho que se saiba, com certeza, se existe ou não algum deus. Também não sou um ateu dogmático, porque não achei nenhuma prova de impossibilidade da existência de deuses. Sou um ateu cético, isto é, não vejo evidências nem provas quer da existência, quer da inexistência de deuses. Mas os indícios são de que não exista. Então opto por considerar que não existe, sem ter certeza.

M.e Teresa de Calcutá disse uma vez ''As pessoas boas merecem nosso amor. As pessoas ruins precisam dele....'' E você, consegue esquecer o mal que te fizeram a ponto de conseguir amar e querer o bem daqueles que te machucaram, ou a máxima ''olho por olho, dente por dente'', predomina em você?‎ Difusão Mental

A máxima de Talião é execrável e uma das razões de incivilidade da humanidade. Concordo com as palavras da Madre Teresa nesse aspecto (mas discordo dela em muitos outros). O mal que me fazem eu não esqueço porque nem registo em minha memória. Busco amar a todos, com a maior intensidade e abrangência. Não vejo porque exista ódio. Se alguém for tão ruim que não mereça ser amado, eu o ignoro. Ódio é mais maléfico a quem odeia do que a quem é odiado. Posso me irar momentaneamente, o que é muito raro, mas minha ira nunca se converte em ódio.

Tu tem cara de 80 anos. Tu tá muito velho pra 65.‎ Pedro

Isso é quando eu usava barba. Agora não estou usando, de modo que não pareço tão velho.
Ernesto001

Professor, qual a diferença entre o racionalismo e o empirismo?‎ ℳércia ℳarques

O racionalismo concebe que o conhecimento pode ser elaborado a partir de dados mentais já existentes no cérebro enquanto o empirismo que tudo provém do que os sentidos comunicam ao cérebro. Claro que ambos consideram que o cérebro raciocina sobre as informações e as processa, produzindo as estruturas explicativas da realidade. Mas o empirismo não admite que haja conceitos e juízos formulados internamente na mente, sem base no que os sentidos forneçam. Além disso o empirismo considera que o critério de verdade de toda explicação consiste em seu confronto com a observação e a experimentação, enquanto o racionalismo na validade lógica dos raciocínios usados nela. Platão e Descartes eram racionalistas, enquanto Aristóteles e Hume eram empiristas. Note que esses conceitos não podem ser confundidos com os de realismo e idealismo, como há quem faça. Platão era idealista e Aristóteles realista. O realismo considera que a realidade verdadeiramente real é a objetiva, fora das mentes, que elaboram suas ideias como imagens do mundo exterior. O idealismo considera que a realidade real sejam as ideias e que o mundo exterior é só uma imagem do mundo das idéias. De minha parte, sou um realista empirista.

O que o senhor acha do patriotismo? Concorda que se não houvesse patriotismo também não haveria xenofobia?‎ ℳércia ℳarques

Não gosto dessa ideia de elevação da pátria em detrimento de outras nações. Sou um terráqueo. Ou melhor, um universáqueo. Sentimentos bairristas, para mim, são nefastos, levando, mesmo, à xenofobia. Vão contra minha ideia de transformar o mundo em uma única nação, de preferência sem governo e sem forças armadas. Preconizo a fraternidade mundial. Não acho que os recursos naturais de qualquer lugar sejam de uso só de seus habitantes. Para mim tudo é de todos. A floresta amazônica é do mundo. Os campos de petróleo da Arábia são do mundo, as minas de diamante da África do Sul são do mundo e assim por diante. Todos temos que nos ajudar uns aos outros e acabar com o egoísmo. Distribuímos as riquezas que existem aqui e compartilhamos das que existem alhures. Se todos trabalharem uns pelos outros e compartilharem o resultado do seu trabalho, todos serão beneficiados. Acabando o individualismo e adotando o coletivismo, a economia será imensa. Nada particular, tudo comunitário. Muito mais eficiente e eficaz para produzir prosperidade, justiça, harmonia, paz e felicidade. Nada de patriotismo em nenhum nível. Nem sequer familiar.

Ainda sobre o Dia do Sexo:‎ Ernesto von Rückert

Mais alguns escritos sobre o tema:
http://wolfedler.blogspot.com.br/search?q=sexo

Acredita em amor verdadeiro ou acha que é apenas mais uma forma de manipulação que a mídia criou?‎ Ariane Miranda

Claro que há amor verdadeiro. A mídia se aproveita disso e insere um componente comercial e apelativo para despertar nas pessoas, não apenas o desejo de viver um amor, que é universal (na humanidade), mas a sensação de que, de fato se o vive, mesmo que não. Mas isso não significa que ele não exista. Existe e é maravilhoso. Veja o que já escrevi sobre o tema:
http://www.ruckert.pro.br/blog/?cat=24

Dia 06 de setembro - Dia do Sexo - Espaço aberto para falar sobre sexo e sobre sexualidade masculina e feminina, esse presente que a natureza nos deu! Como não sei se todos sentem à vontade pra falar sobre esse assunto tão abertamente, deixei alguns questionamentos no perfil a quem se interessar.‎ Difusão Mental

Algo que já escrevi sobre o tema:
http://www.ruckert.pro.br/blog/?cat=37
http://www.ruckert.pro.br/blog/?cat=24

Como explica a ofiolatria então, Ernesto? Não cometendo erros de apofenia, é possível relacionar a ofiolatria nas culturas mesoamericanas, orientais, etc. De onde veio isso? Não consegue analisar essa perspectiva?‎ Carlos Matos

As serpentes, em razão de sua periculosidade, dissimulação e astúcia, bem como de sua disseminação quase mundial, exerceram sobre o homem primitivo uma impressão muito forte. Um misto de pavor e admiração, que acabou levando a seu culto, na imaginação de que fossem avatares de alguma entidade sobrenatural. Essa coincidência em várias culturas é análoga ao encontro de divindades relacionadas à chuva, à fertilidade, à morte e outras ocorrências inexplicáveis que se dão em todos os lugares. Como aconteceu com a construção de monumentos piramidais no Egito e entre os Maias. Isso não significa que tenha havido uma comunicação entre eles. É coincidência, como a maior parte de tudo o que acontece.

Você acredita em premonições ?‎ Gabriela Perin

Não. Não há a menor possibilidade de informações do futuro serem enviadas ao passado. Considerando que o Universo seja um conjunto de entidades, bem como de eventos por elas experimentados, essa teia é inteiramente interconectada por causações que partem de um evento em direção a outros no futuro dele. Também podem haver eventos incausados, mas nenhuma seta de causação dirigida ao passado e tampouco à região alhures daquele evento, isto é, que não esteja nem no passado nem no futuro. Isso é uma decorrência do princípio relativístico de que a velocidade da luz seja limítrofe para o envio de qualquer sinal ou conteúdo energético ou massivo. Por outro lado, o indeterminismo quântico essencial faz com que as setas de causação não possuam uma direção previamente definida, podendo acontecer qualquer uma no espaço de possibilidades, certamente com diferentes probabilidades. Mas probabilidade não determina, apenas indica. Tudo isso faz com que o emaranhado dessa teia seja de uma complexidade extrema. Em outras palavras o espaço conjunto de possibilidades de ocorrências para todas as partículas do Universo a partir de um dado corte, obtido em certo instante do tempo cosmológico, possua um número de pontos extremamente maior do que o número de eventos ocorridos em qualquer instante com tudo o que existe no Universo. É uma questão de análise combinatória, mas nem um computador que reunisse todos os computadores existentes no mundo seria capaz de fazer esse cálculo. Isso significa, simplesmente, que o futuro é totalmente imprevisível, uma vez que todos os eventos têm a possibilidade de serem interconectados, não instantaneamente, mas em algum momento. Isso é o que se chama "efeito borboleta". Daí a total impossibilidade de premonições, profecias e adivinhações do futuro de modo geral.

Porque extraterrestres podem haver?‎ Husky Siberiano

Porque pode surgir, em algum outro planeta, condições favoráveis ao surgimento da vida, como se deu aqui na Terra. E ela pode ter evoluído desde formas mais primitivas até mais complexas, como se deu aqui. Claro que podem ser bem diferentes, mas capazes de ter adquirido inteligência e habilidades do tipo, ou até maiores, das que os homens possuem. Vida primitiva, procariota, é possível que existe em uma fração razoável dos planetas, talvez até um décimo deles. Mas vida superior, como a nossa, deve ser bem rara, se houver. Eu diria que, no máximo, nuns três planetas por galáxia, que, em média, devem ter da ordem de trilhões de planetas (mas não dezenas de trilhões). Para uma do tamanho da nossa, isso significa que estariam provavelmente afastados um do outro de várias dezenas de milhares de anos-luz. Tal distância impossibilitaria totalmente a comunicação e a viagem, a não ser que seja descoberto alguma forma desconhecida de transmissão de sinal e de matéria.

O fisicalismo explica a questão dos qualia? Em outras palavras: de onde vem a essência das cores, por exemplo?‎ ბრუნო

Isso não é o problema que se diz que é. Simplesmente cada indivíduo cria uma imagem interna das sensações que são captadas pelos órgãos dos sentidos, quando o cérebro as transforma em percepções. Isso não precisa ser o mesmo para todos. Mas sempre que você tiver uma percepção, seu cérebro mostrará aquilo para sua consciência. Outra pessoa pode ser diferente, mas ambas concordarão porque se estabelece uma correspondência bijetora entre a percepção e o que é percebido, de modo que ambos dirão que é aquilo com as palavras que correspondem à sua descrição. Mas podem estar tendo percepções distintas. Em outras palavras, qualia não existe. É só um rótulo que o cérebro coloca em cada tipo de percepção para identificá-la.

Você já respondeu alguma vez sobre o que acha do exame da OAB?‎ Anônimo

Não, mas acho ótimo e que deveria ser uma medida adotada em todas as demais profissões. Acho que a universidade deveria dar o conhecimento mas não a autorização legal para o exercício da profissão. Isso é competência de um organismo controlador do exercício, que tem que aferir, com muito rigor, se os egressos dos cursos têm mesmo competência para trabalhar. O revalida, que se está querendo que seja exigido dos médicos estrangeiros, deveria ser exigido dos formados aqui também e aplicado pelo Conselho Nacional de Medicina. Acho que muitos bacharéis em medicina não conseguiriam ser médicos. O mesmo para engenheiros e todas as profissões que envolvam responsabilidade civil.

http://ask.fm/wolfedler/answer/64835991069 Ou de um relativismo, Ernesto. Considere, p. ex., a hipótese dos deuses astronautas. Interpretações diferentes acerca dos fenômenos

A hipótese dos deuses astronautas é completamente inverossímil. Já li os livros do von Daniken. Tudo o que ele afirma não procede. Foram os humanos mesmo que fizeram tudo. A crença em deuses adveio da busca de um agente para os fenômenos inexplicados. Isso acabou virando uma religião diferente para cada grupamento de homens.

Olá!Comecei a pesquisar sobre Anarquismo e vi que existem muitas linhas, por isso fiquei perdida.Li sobre Koprotkin e achei interessante,estudo engenharia florestal, gostei das idéias sobre mutualismo. Estou curiosa sobre anarquismo e a sua visão ambiental.O senhor me indicaria alguma leitura?‎ Jéssica Ferreira

Acho que uma excelente obra são os dois volumes do George Woodcock: Anarquismo: A Idéia e Anarquismo: O Movimento. Outra mais curta e boa é "O que é Anarquismo", do Caio Túlio Costa. Sobre a relação entre o anarquismo e o ambientalismo não conheço referência.

Professor, diga-me, como ganhar respeito por alguém, principalmente em discussões?‎ Dannye Martins

Para começar, tendo a firme intenção de obter a verdade, mesmo que perca a discussão. Em suma. o importante é que se revele a verdade e não que se vença. Então se apresentar munido de muito conhecimento, fortes argumentos e grande poder de raciocínio e dedução, para fazer face aos questionamentos imprevistos. Além disso, tratar o adversário com todo o respeito, mesmo discordando, jamais usando de ofensar e artifícios erísticos para vencer. Finalmente ter um grande traquejo dialético e retórico: saber falar bem, ter grande vocabulário, ter "mise en scène", isto é, presença de palco. E, é claro, sempre defender a verdade, a justiça, a bondade e todos os valores elevados e virtuosos da humanidade.

O senhor acredita que exista sorte ou azar ou acontece pq tem que acontecer mesmo?‎ Rafael B. Rodrigues

Claro que não existe nada disso. O que acontece, acontece por uma série de injunções, de influências de várias procedências, de coincidências, de decisões pessoais. Assim é completamente impossível se fazer qualquer previsão do futuro, exceto em termos de indicações prováveis, em vista dos indícios existentes. Mas nunca garantidas. Nada tinha que acontecer. Não existe destino, nem sorte, nem azar.

Mas, ou é anarquista ou é comunista não acha? Existem diferenças.‎ Bruno Crispim

Não. É perfeitamente possível ser comunista "e" anarquista. Comunismo é um sistema econômico. Anarquismo é um regime político. Pode haver comunismo anarquista, democrático ou totalitário. Pode haver anarquismo comunista ou capitalista. Mas a melhor combinação é o anarco-comunismo. Note que comunismo não é o mesmo que socialismo, mesmo que tenham semelhanças. Socialismo é a socialização dos meios de produção e dos serviços. O socialismo requer um controle estatal da economia, portanto não se coaduna com o anarquismo. Já o comunismo é o compartilhamento da posse e controle dos meios de produção e dos serviços por todos. No socialismo todos são empregados. No comunismo todos são patrões. No anarquismo ninguém manda. Na democracia todos mandam e no totalitarismo, só alguns mandam. O regime soviético foi um socialismo estatal totalitário. Não foi comunista, como se diz que foi.

Todas as religiões e Deuses foram inventados pelo ser humano?‎ Husky Siberiano

Claro que sim. De que outra forma teriam surgido? Se houvesse algum deus que passasse para a humanidade suas informações e instruções sobre o modo de interpretar a realidade e de cultuá-lo, então só poderia haver uma religião no mundo. A existência de uma multiplicidade de religiões, inclusive, é um dos fortes indícios da inexistência de qualquer deus.

Como responde aquela clássica pergunta dos alunos: "Onde vou usar isso na minha vida?" Referindo-se à equações, inequações, funções, etc.‎ Diego do Vale

Simples. No aprimoramento da sua inteligência, no apuramento da sua cultura geral, na facilidade para interpretar o mundo, na solução de muitos problemas da vida real e no traquejo que a competência intelectual dá para a vida social. Sem considerar a finalidade específica de preparar para os exames de admissão ao nível superior e para o seguimento das matérias técnicas de cursos de ciências exatas que requerem tais saberes.

como seria se sua vida foce conforme a musica que está ouvindo agora?‎ Choo choo

Vazia, pois não estou ouvindo nenhuma. Mas, há pouco, estivera ouvindo "Children's Corner" de Debussy. Então minha vida seria como um quarto de brinquedo de criança. Nada mal.

Na minha escola estão destribuindo Salmos para os alunos, e ainda nos mandam rezar antes das aulas. Eu conversei com o diretor da escola sobre isso e acabei levando uma advertência. Isto está errado, não? Que providências deveriam ser tomadas para que isso não acontecesse mais em uma escola Estadu‎ Bruna Souza

Se a sua escola é pública isso é inconstitucional e pode ser objeto de um processo contra a escola. Faça-o se você estiver disposto, pois será perseguido até que não aguente e mude de escola. Se quiser me passe todas as informações comprovadas que eu mesmo denuncio na internet. Pode fazer uma denúncia à superintendência de Ensino, se for estadual, ou à secretaria municipal de ensino, se for municipal. Se a escola for privada, ela tem esse direito e você é que teria que mudar de escola.

O senhor acredita na teoria que quanto mais o homem conhece sabedorias mundanas ou filosóficas ele se afasta de Deus?‎ Brenda Santiago

Certamente que sim. Não é uma questão de acreditar, mas de constatar. Em geral o conhecimento científico, histórico e filosófico, à medida que aumente, conduz a pessoa a considerar falsa a hipótese da existência de deuses, espíritos e qualquer realidade sobrenatural. Mas nem sempre. Há quem o conhecimento conduza à aceitação da existência da realidade sobrenatural. Na maioria dos casos, contudo, não, a não ser que o conhecimento seja direcionado para os aspectos religiosos. Quando é mais científico, em geral, leva ao ateísmo. Com exceções, é claro.

Qual seria sua teoria para o origem da vida ?‎ Scarlet Fernandes

Não sei, pois isso ainda é objeto de pesquisa. Todavia sou simpático à hipótese de Oparin-Haldane:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Abiog%C3%AAnese
http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_de_Oparin
http://pt.wikipedia.org/wiki/Evid%C3%AAncias_da_teoria_de_Oparin

Para Acreditar em Deus basta ter fé.. isso é a religião Cristã.. E a resposta que procura, você nunca achará.. apenas vai se arrepender no final de sua vida por nao ter acreditado em Deus como seu Único e Suficiente Salvador !‎ Thiago Alves

Realmente basta ter fé. Mas há quem tenha fé em outras concepções, como os fiéis muçulmanos, hinduístas, judaicos e assim por diante. Logo a fé não garante que a religião cristã seja verdadeira. Em verdade a fé é um despropósito total, pois não tem a menor chance de garantir a veracidade do que propõe. A busca da verdade só pode ser feita por meio da ciência e da filosofia, que escarafuncham a realidade para dela extrair a descrição verdadeiro do mundo como é em si mesmo. Sem, contudo, terem garantias de estarem certas. Mesmo assim, são o que de melhor se dispõe para chegar à verdade.

Qual sua opnião sobre o Comunismo‎ jovanna

Sou um comunista. Mas comunismo não é nada do que houve na União Soviética, mesmo que assim tenha sido chamado. No capitalismo, há patrões e empregados. Os patrões detêm o capital e os empregados realizam o trabalho. No socialismo todos os trabalhadores são empregados de um único patrão, o estado. No comunismo nenhum trabalhador é empregado, mas todos são patrões, sócios do empreendimento em que trabalham. O capital não está nas mãos de uns e o trabalho na de outros. O capital está todo nas mãos dos trabalhadores, que são todos capitalistas e nenhum assalariado. Isso é o comunismo que não aconteceu na União Soviética. Mas um verdadeiro sistema econômico comunista tem que ser casado com um regime político anarquista. Isto é, em que o estado e o governo não existam. Isso é o anarco-comunismo, que é a minha proposta, mais ou menos nos moldes de Kropotkin. Com a diferença que não vejo como se estabelecer uma sociedade ácrata por meio de nenhuma revolução, pois numa revolução há vencedores e vencidos e os vencedores têm que conter os vencidos, requerendo algum sistema de coação, de que o anarquismo é infenso. A anarquia tem que ser alcançada por uma evolução da cosmovisão social das pessoas, obra da educação, a ser desenvolvida a longo prazo, digamos, de vários séculos. Devido à associação do nome comunismo à ditadura que vigorou na União Soviética (que não foi do proletariado coisa nenhuma), prefiro denominar minha concepção macroeconômica de comunitarismo.

Dizer que todas as religiões são dogmáticas é um claro sinal de falta de estudo das religiões. Nem todas as religiões são dogmática e se baseiam em bases míticas. Qualquer estudante serio da religião saberia que ha duas ''tendencias'' na religião, uma formalista, dogmatica, a que‎ Qijegue

normalmente os ateus criticam, que causaram a maioria das guerras em nome do seu Deus. Ou a religião mistica, a interior(esotérica), que se baseiam uma tecnologia de transformação do ser e da consciência com métodos trans-empiricos(mas sem negar a empiria).
Concordo com você. Mesmo assim não aceito duas coisas nessas religiões. Primeiro é o fato de serem religiões, o que envolve sempre um compromisso com um conjunto de teses, um tipo de organização e uma espécie de filiação. Acho que se pode estudar e praticar algum tipo de misticismo sem adesão a nenhuma corrente e sim com a mente aberta de um livre pensador. Do mesmo modo que discordo de entidades e movimentos tipo maçonaria, rosacruz, gnosticismo e, até mesmo, escolas filosóficas, econômicas, psicológicas, sociológicas. Para mim, todo estudioso e pensador não pode admitir ser rotulado de nada. Segundo é que os fundamentos empíricos do misticismo são falsos e não resistem a uma pesquisa experimental realmente cética, como deve ser para confirmar ou negar o que quer que seja. Mesmo em relação às concepções que advogo, como o ateísmo e o anarquismo, sou aberto a mudar de modo de pensar, caso convencido. Acima de qualquer convicção tem que estar o livre pensamento e o ceticismo metodológico, bem como a encampada e engajada busca pela verdade. Outra coisa que não admito no esoterismo, é o seu hermetismo e a sua falta de abertura ao exame dos não iniciados. Para mim todo conhecimento tem que ser exotérico e não esotérico.

Vejo a Biblia e a historia de jesus , como uma historia , muito bem contada , acha o mesmo sobre demonios , deuses romanos etc... ?‎ jovanna

De fato é uma história, mas nem sempre bem contada, pois há trechos terríveis. O mesmo se dá com as outras narrativas religiosas, como a mitologia greco-romana. Quase ninguém, hoje em dia, acha que aqueles deuses sejam reais, do mesmo modo que os egípcios. A mitologia hindu ainda é cultivada como verdadeira por muita gente. Mas cristãos, muçulmanos e judeus a consideram inteiramente ficcional. Assim também são estas abrahãmicas. Anjos, demônios, gênios, almas, espíritos, tudo isso é a mesma história. Pura ficção

Quase nenhum país do mundo dá atenção à psicanálise. Por que o Brasil ainda é um dos poucos que se presta a isso?‎ Felipe Fernandes

Não tive acesso a essa informação. Mas suponho que seja uma questão de corporativismo, pelo fato da maioria dos psicólogos brasileiros ter sido formada pela linha da psicanálise. Então eles não vão rejeitar sua formação, já que teriam que se reciclar completamente. Uma lástima.

Se você tivesse que fazer um comentário, sobre a liberação das drogas, porém, defendendo a não liberação, mas sendo a favor, conseguiria?

Claro que sim, e vice-versa, pois esse é um tema controverso que possui bons argumentos tanto a favor como contra. Por isso é que ainda estou estudando e não me defini. Da mesma forma a respeito do consumo de carne.

Qual água é melhor, a mineral ou a tratada?‎ Marcos Farias

A mineral tem vantagens e desvantagens. É melhor porque é naturalmente purificada e livre de poluentes, mas contém dose mais alta de minerais que podem dar problemas orgânicos por acúmulo no organismo. A tratada, também é livre de impurezas, mas, ao invés de minerais, contém resíduos químicos dos produtos usados no tratamento que também podem ser nocivos. A melhor seria uma água de mina de um lençol mais superficial, coletada longe de qualquer fonte contaminante.

Sempre ouvi de minha mãe: Tudo demais são sobras. Não acha que amor em excesso não faz mal?

Claro que não. Sua mãe está errada. Há o que não seja bom em excesso, mas amor, bondade, justiça, honestidade e todas as virtudes jamais são ruins por existirem em excesso. Corrija sua mãe nesse modo de pensar.

Respondendo.. A imperfeição do universo(a existencia do mal) é Devida ao pecado cometido no inicio de tudo , quando Deus criou Eva e Adão eles pecaram .. e se sabe que com DEUS nao se brinca.. o mal nao foi culpa de Deus e sim da raça humana(pecadora) .‎ Thiago Alves

Absolutamente, não! Muito antes de existir o homem na Terra já existiam catástrofes naturais, predadores, doenças e uma série de males. O mal é algo inerente à natureza. Por isso é que não se pode dizer que ela seja obra de Deus, a não ser que ele seja malvado mesmo. E Deus não criou Adão e Eva coisa nenhuma. Não houve um primata que possa ser dito que fosse o primeiro ser humano. Ele foi surgindo gradativamente por evolução de algum grupamento de primatas pré-humanos. Mesmo que essa história fabulosa fosse verdade, se o homem pecou e fez algum mal é porque o Deus considerou que isso pudesse acontecer. Lobo foi conivente. Logo não é bom.

"É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar, na verdade não há." Concorda com essa frase ou acha que sempre haverá um amanhã para amar alguém?‎ Difusão Mental

Para o mundo, quando o amanhã deixar de existir, o homem estará extinto há tempos. Mas para cada um, o amanhã é incerto. Então é preciso amar hoje. Amar ao máximo e sem restrições, sem exigências, sem limites, sem cautelas e mesmo sem reciprocidade. Amor não tem contabilidade, não se compra, não se vende, não se troca nem se gasta. Amor só se dá e se recebe, incondicionalmente. E quanto mais se dá, mais se tem para dar. Não precisa economizar. Não precisa esperar o amanhá para achar a pessoa certa. Ame hoje e se amanhã a pessoa certa aparecer, ame-a também, sem precisar deixar de amar quem já ama. Isso é que é o fundamental.

Ernesto, tenho algumas curiosidades a respeito de algumas de suas preferências. Você gosta de design de um modo geral? Você cultiva algum tipo de planta ou similares? Acho o estilo minimalista bem "econômico" e elegantíssimo. Veja só: http://freshome.com/2013/07/08/best-minimalist-home-designs/

Minha casa é um verdadeiro jardim botânico, com árvores frutíferas, orquídeas, bromélias, inúmeras flores, horta de verduras e legumes. Tudo cultivado por minha mulher. Ainda temos um lago de peixes, dez cachorros e três gatos, todos vira-latas recolhidos da rua. Mas não aprecio o estilo minimalista. Pelo contrário, gosto de uma ambiente bem carregado de ornamentos. Gosto de rococó e art-nouveau, bem como neo-clássico, Chippendale e Luiz XV. Não gosto de bauhaus e nem de dadaísmo. Gosto de automóveis da década de 1950 e 1960. Pintura acadêmica, mas, também, impressionista. Mas não gosto do modernismo. Em termos de estilo, sou antiquado.

Você chegou a fazer menção em respostas anteriores ao budismo e a teologia islâmica. Você parece ser a favor da poligamia, mas isso por causa do islamismo? Já considerou nas religiões alguma ideia filosófica válida, que pelo seu crivo tornou-se mais refinada, isenta do dogmatismo e apta a todos?

O que eu prefiro no Islã em relação ao Cristianismo é a sua concepção teológica de um deus realmente único, sem pluripersonalidade. E nada de pecado original nem redenção. De resto, inclusive sua moral, para mim, o Islã é pior do que o Cristianismo. Isso em comparação, pois, em verdade, para mim, nenhuma religião é válida e nem eu acho que exista deus nenhum. Quanto ao budismo, o que eu aprecio é sua postura de compaixão, solidariedade, altruísmo. Mas não aceito nada de karma e sansara e, muito menos, que a extinção do desejo seja o remédio para o sofrimento.
A respeito da poligamia, minha posição não é a islâmica, é a anarquista. Esta considera tanto a poliginia quanto a poliandria e não faz limitação ao número de envolvidos. Porque não condiciona nenhuma união ao aspecto econômico. Também é uma concepção eudemonista e epicurista. Claro que é válida para toda a humanidade. Mas é preciso se libertar dos dogmas religiosos e das convenções sociais. Bem como da vinculação econômica das relações conjugais. Trata-se de uma postura maximizante da felicidade, uma vez que admite a realidade dos amores plurais e concebe a família como um grupo mais amplo de pessoas que se unem para suporte mútuo e compartilhamento de responsabilidades, da companhia, dos cuidados com a prole e da fruição do prazer de amar. Certamente que tem que ser acompanhada de uma cosmovisão totalmente desprendida de qualquer sentimento de posse e de ciúme. Uma concepção totalmente altruísta de se amar.

Qual a concepção do Budismo?‎ Biblioteca

Que o sofrimento decorre da existência do desejo e que a felicidade é alcançada pela supressão do desejo. Isto é o que consta das quatro nobres verdades. A superação do desejo pode ser obtida por meio do "caminho óctuplo". Além disso o budismo assimilou as concepções induístas de karma e sansara, acrescentando a noção de nirvana. Veja isto:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Budismo

http://ask.fm/wolfedler/answer/64650060829 Você quer dizer um múltiplo inteiro desse valor? Por que algumas grandezas não tem quantum?‎ Rodrigo Appendino

Múltiplo inteiro é uma vez, duas vezes, mil vezes, um milhão de vezes. Mas não uma vez e meia, pi vezes, raiz de dois vezes. oito nonos de vezes. Isto é o valor do quantum multiplicado apenas por números inteiros. A quantização é um fato intrínseco da natureza que é modelado por uma descrição matemática em termos de onda estacionária, que só admite números inteiros de meios comprimentos de onda (como a corda de um violão). Isso acontece em sistemas que sejam ligados, ou presos por alguma interação. Mesmo a energia de uma partícula livre não é quantizada. Grandezas que medem atributos que não advenham de nenhuma interação não são quantizadas. É o caso do espaço e do tempo e das grandezas cinemáticas. A quantização é uma ocorrência dinâmica, isto é, decorrente de movimentos que se deem sob a ação de interações. Há propostas de modelos teóricos de descrição da realidade física que contemplam uma quantização do espaço e do tempo também, mas não são comprovados, pelo menos por enquanto

Qual sua especialidade na programação? Ou qual tipo de linguagem programas?‎ Bruno da Silva

Só trabalho com Visual Basic em Bancos de Dados e planilhas. Mas já usei Fortran, no tempo em que não havia microcomputadores, só mainframes. E já trabalhei com html para fazer páginas da web. Hoje em dia não estou mais atualizado com java, csv, php e esses recursos. Em verdade não crio programas, mas uso a programação dentro de programas. Também faço uso de linguagens próprias de computação algébricas, na solução de problemas matemáticos com o Derive, por exemplo. Mas é só para a construção de macros para trabalhar com cálculo tensorial, por exemplo. Ou cálculo com formas diferenciais e cálculo variacional. Isso é muito usado em Relatividade Geral.

"A prioristico" - isso é uma forma caracteristicamente kantiana e cartesiana de se raciocinar. Esquece-se aqui que no campo da episteme, não se prova que a mente "constroi" os "modelos" da realidade num relacionamento sujeito-objeto. A mente em si percebe, e é percebida ao msm tmp, isso sim.‎ †† Rodrigo Sobota ††

Jamais me preocupo se minhas concepções e forma de raciocinar se enquadram nessa ou naquela corrente de pensamento ou na filosofia de fulano ou beltrano. Leio de tudo, assimilo, remoo e digiro, refletindo e concluindo. Depois assumo as conclusões como minhas e esqueço a procedência. O importante não é o autor e sim a obra. O significado e não o nome. Kant fala de "Juizos sintéticos a priori". Não concebo que isso exista. Para mim todo juízo sintético é "a posteriori". Mas a mente não só percebe. Ela elabora sobre as percepções e conclui. O que ela não consegue é concluir a partir de algo que não tenha sido levado a ela pelos sentidos, pois isso não existe. Ela constrói os modelos explicativos sim. Isso é o que a ciência e a filosofia fazem e elas são construtos mentais.

Você teve alguma teoria relacionada a física publicada? Se sim, qual ou quais?‎ Bruno da Silva

Formular uma teoria é algo, atualmente, para grandes equipes de poucas universidades e institutos do mundo. Como acabei enveredando pela administração acadêmica, não fiz mais pesquisa. Mas não parei de dar aulas. Meus estudos foram sobre a possibilidade da massa do fóton não ser nula e como detectar isso cosmologicamente.

Aproveitando pergunta anterior do Vit, eu vou prestar vestibular para Psicologia, O que acha dessa área atualmente de forma geral digamos assim ?‎ Jason R.

Para mim o futuro da psicologia está em sua associação com a neurociência. Mas grande parte da comunidade de psicólogos resiste, pois requer conhecimentos de medicina. Mas eu acho que a tendência da ciência é tornar a psicologia um ramo da medicina mesmo, fundindo com a psiquiatria e a neurologia. Não confio muito na psicologia dissociada da neurociência. Todavia, por ora, como isso ainda não é assim, recomento fazer uma psicologia mais voltada para a psicologia evolutiva, sem se ater só à psicanálise. Ha que ser eclético em psicologia. Mas os psicanalistas não gostam de outras vertentes. Acho que a psicologia tem que achar o seu caminho e não ficar com escolas divergentes concomitantes.

Sou graduando e penso em começar a publicar artigos, onde o senhor me recomenda que publique?‎ Guilherme Sousa

O ideal é em uma revista especializada de sua área. Mas você tem que mandar em nome da sua faculdade. Outra alternativa é abrir um Scribd e publicar nele, pela internet, fazendo divulgação em outros sites.

Provavelmente grande parte das suas perguntas são repetidas, só que o ask.fm não ajuda sem um sistema de pesquisa nas perguntas. Já tentei fazer um, e inclusive deu certo, só que como mapeava toda as questões acabava ficando meio lento. O que acha da ideia?‎ Bruno da Silva

Excelente. Estou providenciando uma cópia das já respondidas em meu blog, que tem mecanismo de busca. Mas não coloco as repetidas.

Então o que significa 1 quantum de alguma grandeza?‎ Rodrigo Appendino

Significa o valor da grandeza correspondente a seu quantum. Por exemplo, um quantum de carga elétrica é a carga de um elétron (1,6E-19C). O quantum de momento angular é a constante reduzida de Planck, 1,58E-16eV.s. O momento angular de qualquer coisa é um número inteiro desse valor.

O que é quantum?‎ Biblioteca

Quantum é a unidade natural de uma grandeza física que só admite valores inteiros dela, sem frações. O quantum de carga elétrica é a carga do elétron (ou do próton). Outras grandezas, como energia, momento angular, momento linear e algumas mais também possuem quantum. Outras não, como distância, tempo, velocidade, aceleração, massa.

Qual sua opinião sobre o download de músicas pela internet? Se pirataria é um crime de quem baixa, qual seria a solução?‎ Bruno da Silva

Há muita música que pode ser legalmente baixada de graça. Outras pagando-se muito pouco. Sou sócio de dois sites que pago só 20 dólares por ano, um dos EUA e outro de Hong Kong, só de música clássica. Caso contrário, que se compre o CD ou se baixe pelo preço normal. MInha discoteca tem uns 3 mil CDs, uns mil LPs, uns 500 DVDs legais.

Como lidar com a pressão do trabalho?‎ Anne

Simples: Fleuma e ataraxia. Um misto de eudemonismo, estoicismo, epicurismo, ceticismo e cinismo (no sentido filosófico do termo e não o popular)

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails