sábado, 25 de julho de 2015

O amor é uma via de mão dupla? Em uma relação, a pessoa tem que dar para receber?

Não necessariamente. Uma pessoa pode amar demais e não ser retribuída, como não ter amor nenhum e ser muito amada. Não há essa necessidade de reciprocidade. Amar não garante ser amado. Mesmo assim, amar aumenta a possibilidade de ser amado, sem a menor dúvida. Contudo, não garante, mesmo que se seja amado em retribuição, que esse amor seja devotado exclusivamente à pessoa que ama. Todo mundo é capaz e pode amar a mais de uma outra pessoa. Mesmo que não encete nenhum relacionamento amoroso, o amor não se submete a nenhum controle voluntário. É impossível amar a quem se resolva que se quer amar se o amor não surgir espontaneamente, com também é impossível deixar de amar a que se quer deixar de amar. Por isso é melhor deixar que todos os amores que apareçam se manifestem, e, melhor ainda, que possam se realizar em relacionamentos plenos. Certamente com o conhecimento a aquiescência de todos os envolvidos. E não adianta querer esquecer a quem se ama porque tal pessoa não ama em retribuição. O melhor é continuar amando mesmo sem retribuição e mesmo que esse amor não se expresse em nenhum relacionamento amoroso. Amar sem ser amado não é problema nenhum e é inteiramente possível de se conduzir sem sofrimento. Amar, quanto mais e a quantos mais, melhor é.

Vi a notícia de uma gatinha que teve três patas arrancadas e acabou morrendo. Para mim, com toda franqueza, uma pessoa com tal nível de crueldade não merece viver. O que pensa disso, Ernesto?

Acho que a crueldade com animais é um sinal de péssimo caráter. Mas não acho que ninguém deva ser morto por razão nenhuma. Inclusive porque a morte não é um castigo, já que o morto não vai sentir mais nada. Acho que esse tipo de crueldade teria que ser criminalizada e o comitente ser condenado a uns bons anos de prisão com trabalhos forçados. Aliás, acho que toda prisão tem que ser cumprida com trabalhos.

O que te impede de se tornar vegano? Você obviamente conhece todas as mazelas dos animais maquinadas pelo carnismo e, ao ingerir ovos e laticínios, você fomenta a mesma indústria de carne. Só queria saber a sua justificativa mesmo.‎

Nada. Tanto é que me tornei.

Ernesto, qual obra ou quais obras sobre anarquismo você indica?‎

Recomendo a do Woodcock, ou a do Felipe Corrêa.
https://we.riseup.net/assets/70988/George-Woodcock-Historia-Das-Ideias-e-Movimentos-Anarquistas-Vol-2.pdf
http://www.academia.edu/9856007/Anarquismo_Teoria_e_Hist%C3%B3ria

Se niilismo for definido simplesmente como o posicionamento filosófico segundo o qual a existência em si mesma não tem sentido ou propósito, você é um niilista?‎

Sim, se assim o for. Mas acontece que assim não o é. O conceito de niilismo não é, simplesmente, isso.

É errado comparar (de forma biológica, não discriminatória) as diferentes orientações sexuais com a pedofilia, por exemplo?

É válido se fazer uma pesquisa científica sobre a prevalência da pedofilia com relação às várias orientações sexuais, como é válido se fazer pesquisa científica sobre QUALQUER assunto. Todavia a pesquisa tem que ser feita com o máximo cuidado e com o uso dos mais apurados critérios para que tenha validade. Se a pesquisa for feita com uma amostragem bem ampla, o que inclui pessoas das diferentes culturas do mundo, então seu resultado será confiável e pode ser admitido como uma conclusão válida. Mas eu não conheço pesquisa nenhuma a respeito e portanto, nenhuma conclusão.

Está certa a distinção de "animais racionais e irracionais", querendo colocar o ser humano em um patamar diferente dos outros animais?

Não. Está errada. A racionalidade é uma questão de grau. Os humanos a possuem em grau mais elevado do que outros animais, mas eles também a possuem, em graus variáveis.

Há algum motivo lógico para o professores aplicarem provas diferentes na mesma turma ? Isso não é meio que injusto ? Todos deveriam fazer a mesma prova. Claro que a ordem das questões deve mudar, para evitar cola. Mas mudar questões inteiras não acho que seja uma atitude válida.‎

Concordo com você. Quando eu lecionava para turmas de 200 alunos eu fazia quatro versões de prova, com questões de múltipla escolha de oito opções podendo ser só uma, duas, três ou mais certas. Considerava pontos parciais por acertos parciais e descontava metade do ponto para marcações erradas. Colocava os alunos dispostos em filas, cada uma com duas das opções: A, C, A, C ... e B, D, B, D... e quatro fiscais na sala. Mas a prova era a mesma para todos. Depois eu levava os escores de acertos em um programa que ajustava os dados à distribuição normal e, então, atribuía as notas. Ainda tenho esse programa, que, depois, coloquei numa planilha do Excel (à época - década de 70 - ainda não existiam microcomputadores e o programa tinha que ser escrito em Fortran, para rodar no mainframe da IBM e soltar o relatório em folha com remalina - O computador nem tela tinha, os dados tinham que ser introduzidos em cartões perfurados).

Por que as pessoas, tanto de esquerda, quanto de direita, falam como se só houvesse essas 2 possibilidades? Apesar de eu odiar essa etiqueta ideológica, eu diria que sou do centro. Tem algo a falar sobre o espectro central?‎

Isso é desconhecimento, falta de informação. Em verdade também não existe apenas direita esquerda e centro. O espectro político não só é continuamente variável entre a direita e a esquerda como também se estende ao longo de outras dimensões, como para cima e para baixo, para frente e para trás, todas elas com variação contínua. Se se incluir as características econômicas a tais considerações, então as variáveis se tornarão um vetor de mais dimensões ainda. Esquerda e direita dizem respeito a igualdade e desigualdade. À frente e atrás diz respeito ao progressismo e ao conservadorismo. Acima e abaixo diz respeito a considerações mais elevadas ou mais rasteiras do significado da vida pública. Também se pode considerar dimensões ao longo dos eixos capitalista versus comunista, passando pelo socialista, acrático versus autocrático, passando pelas diversas variações de democrático e outros aspectos a se ponderar. Só pelo que já mencionei, temos um vetor de cinco dimensões, cada uma variando continuamente de -1 a +1.

Como posso provar que o deslocamento temporal de um sinal não afeta a energia do mesmo? Esboçarei o gráfico de ambas as funções e farei um processo de integração na função dos sinais mostrando através da fórmula (energia do sinal) que os resultados são equivalentes.Tem outro método menos trabalhoso?‎

Mas a energia de um sinal é afetada pela passagem do tempo, de modo geral. Por duas razões: porque ele se abre espacialmente, abrangendo uma área cada vez maior à medida que se afasta de fonte e porque, em geral, ele se propaga em um meio absorvente de energia. Só se o sinal for extremamente colimado, como um laser e se se propagar no vácuo perfeito é que ele não perderá energia.

Acha que não sei? Quero só agradecer pela pessoa que você é. Pela importancia que criou para os demais.Obrigado.‎

Obrigado por sua consideração e apreciação. Sinto-me lisonjeado. Um grande abraço.

Ernesto, obrigado por existir

Não agradeça a mim. Não sou responsável por minha existência. Não há um responsável. Mesmo meus pais não determinaram que quem iria nascer fosse eu. Não se pode agradecer a ninguém pela existência de alguém. Quem nasce é uma escolha aleatória. Todo mundo que existe, existe por acaso.

mas o que é referencial INERCIAL?não sabia que havia classificação de referenciais‎

Um referencial é dito INERCIAL se, em relação a ele, um sistema livre de interações não possua aceleração. Somente com acelerações medidas em relação a referenciais inerciais é que se aplica a segunda lei de Newton que diz que a aceleração translacional de um sistema é dada pela soma vetorial das forças que atuam sobre ele dividida por sua massa. Nem todos os referenciais são inerciais. Podem haver referenciais em relação aos quais um corpo livre de interações possua aceleração ou nos quais a força resultante sobre um corpo seja nula e ele possua aceleração.

Preferia morar onde: São Paulo/SP, São Sebastião/SP (cidade praiana) ou Gramado (cidade calma que fica na região da serra gaúcha)?

Gramado.

Mesmo sendo rico, você nunca foi ao exterior. Por quê?

Eu não sou rico. Apenas ganho bem, mas tenho muitas despesas. Inclusive vivo permanentemente com o saldo negativo. Nunca tive dinheiro para viajar ao exterior.

Por que algumas pessoas sentem tanta aversão aos que se posicionam à esquerda na política?‎

São pessoas que consideram que a desigualdade entre os seres humanos é legítima e, até mesmo, necessária e desejável. Acham que há os que nasceram para servir e serem mandados e os que nasceram para mandar e serem servidos. Inclusive até acham que isso é o plano de Deus. Claro que não pensariam isso se estivessem entre os que iriam servir e serem mandados. Para essas pessoas é horrível considerar que não são mais nem menos do que qualquer outra. A esquerda, justamente, considera que as desigualdades são injustas e devem ser abolidas. Claro que as pessoas não são iguais, mas a sociedade tem que conceder a todos as mesmas oportunidades, os mesmos direitos e os mesmos deveres. Sem nenhum privilégio. Então, cada um, conforme suas características, aproveitará as oportunidades que lhe forem adequadas. Pode ser que algum, por preguiça, por exemplo, não aproveite oportunidade nenhuma. Nesse caso, azar dele. Essas pessoas que têm horror à esquerda são as conservadoras, tradicionalistas, direitistas. Elas pensam que esquerda é sinônimo de ditadura. Claro que houve ditadura de esquerda, mas houve, também, de direita. E todas são péssimas. Esquerda pode e deve ser democrática. O socialismo de estado que vigeu na União Soviética, em seus países satélites, e ainda vige na China, na Coréia do Norte, em Cuba e na Albânia é um péssimo exemplo de regime de esquerda e tem que ser totalmente rejeitado. A boa esquerda é democrática ou, melhor ainda, acrática. E não esse socialismo em que as pessoas são empregadas do estado e sim o comunismo em que as pessoas não são empregadas de ninguém, mas sócias das empresas em que trabalhem.

Todas as questoes podem ser dialetizaveis? Ou 'polialetizaveis'?‎

Não. Há muito assunto que não tem nada a ver com política. Aliás, a maioria. Se o Universo é eterno ou teve um surgimento. Se o surgimento da vida foi por acaso ou uma criação. Se a evolução das espécies se deu naturalmente ou foi projetada por algum Deus. Se é melhor ter vida sedentária ou fazer exercícios. Se comer ovo faz bem ou faz mal. Bem, a lista é imensa. Quanto à dialética, tem-se que considerar que tipo de dialética se trata. Genericamente, dialética é a arte de discutir, argumentando. A maior parte dos assuntos pode ser objeto de discussão sim. Alguns, contudo, não. Como se o Sol existe. Todavia a dialética pode ser entendida como um processo evolutivo social, tal qual entendido por Marx com base em Hegel. Aí é que nem tudo se encaixa mesmo. Há muita questão que não admite apenas a tese e a antítese, mas várias concepções. E, mesmo quando admite a tese e a antítese, nem sempre se chega à síntese. Pode se que a tese ou a antítese prevaleçam e a outra desapareça ou pode ser que surja uma nova opção completamente diferente.

Você acha que o português lusitano e brasileiro deveria ser oficializado como línguas distintas?http://www.jornalopcao.com.br/entrevistas/o-portugues-brasileiro-precisa-ser-reconhecido-como-uma-nova-lingua-e-isso-e-uma-decisao-politica-37991/‎

Não. Realmente não se trata de outro idioma. É um falar distinto que também inclui variações semânticas.

Diz três coisas que achas que não deveriam existir neste mundo

Religiões, Estados (nações soberanas) e Dinheiro.

Gostaria de saber sua opinião antes de adentrar em um estudo mais amplo no assunto: Homossexualidade, também é característica em um individuo por patologia psicológica ? (Como em casos de ódio por sua própria identidade).

Não sei, mas acho que não. Todavia preciso estudar para ficar sabendo. Isso significa que tenho que buscar opiniões que aceitam e que rejeitam a assertiva. E então julgar qual argumento é mais procedente. Quando achar um tempo, vou estudar. Também me interesso pelo tema porque tenho uma grande rejeição por quem considere a homossexualidade sempre uma escolha voluntária e uma escolha errada. Para mim pode ser que seja uma escolha, em alguns casos, mas, geralmente, não é uma escolha e sim uma orientação nata. Mesmo que seja uma escolha, não há nada que diga que ela seja errada. E se for uma orientação nata, então é certa mesmo. Errado é tentar contrariá-la para ficar de acordo com o que o círculo social em que a pessoa esteja em contato (família, trabalho, amigos, clube, igreja) considere que seja certo. Para afrontar esses grupos, contudo, é preciso uma personalidade muito forte e alguns não dão conta. Todavia a rejeição forçada da orientação sexual nata pode ser fonte de graves distúrbios psíquicos que podem, até, levar ao suicídio. Por isso é que a sociedade e as religiões precisam aceitar todas as orientações sexuais como normais e válidas. O preconceito contra isso é que é um grave pecado.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails