sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Interpreto-a de maneira totalmente diferente, Ernesto. Quanto mais nos empenharmos numa ação, mais próximos estaremos da execução correta. Em publicidade e propagandas sabemos que repetição é tudo. Processos de iteração são fundamentais em geometria fractal tb. Portanto, parece q há uma lógica nisto 15/12/2015

Repetição não é tudo. Repetição consegue fazer as pessoas acharem que uma mentira seja verdade. Mas continua sendo mentira, não importa o quanto se repita. E o que importa não é o resultado prático das ações, mas o seu conteúdo intrínseco, filosófico. Iterações fractais levam a uma simulação de uma situação que apresente a aparência de ser o que, de fato, não é. É o mesmo que acontece com o som digital. Ele emula o som analógico quase perfeitamente. Mas não é o próprio som. Não acho que seja errado fazer algo de modo fingido se o resultado for aceitável. O que acho errado, e muito, é não dizer que aquilo é fingido e fazer as pessoa suporem que seja verdadeiro. Como a propaganda faz. No que acho a propaganda muito anti-ética. A verdade tem que prevalecer, cause o prejuízo que causar, a quem quer que seja.

Se o capitalismo é apenas um sistema econômico e não um regime político então a ditadura de Pinochet não foi culpa do capitalismo e sim do regime político? Já o comunismo tem culpa pelos regimes ditatoriais pelo fato de ser sistema econômico e regime político? 15/12/2015

Nenhuma ditadura é culpa de nenhum sistema econômico, seja capitalista, comunista ou socialista. Todos eles podem existir dentro de uma democracia ou de uma autocracia. Ou ainda em uma anarquia, exceto o socialismo, que requer um estado. Nenhum dos sistemas totalitários ditos comunistas foi comunista. Eles foram socialistas. O comunismo nunca foi estabelecido em nenhum lugar de modo estável ainda. O mais próximos foram os kibutzin de Israel, mas aquilo eram pequenas comunidades, não um país inteiro. Todos os regimes políticos autocráticos se valeram de sistemas econômicos para controlar os países em que se estabeleceram, mas poderia ser qualquer um. O que os ditadores querem é só o poder. Pinochet e os militares brasileiros e argentinos implantaram suas ditaduras para que, democraticamente, o comunismo não conseguisse se estabelecer no Chile, Brasil e Argentina. Porque eles, os militares, estando a serviço das elites econômicas e da dominação norte americana, não admitiam que essas elites viessem a perder o poder e que os Estados Unidos viesse a perder sua dominação. Eles temiam, também, que, como aconteceu em Cuba, ao invés de um comunismo democrático, fosse estabelecido um socialismo ditatorial. Então colocaram, antes, uma ditadura capitalista, porque a democracia parecia que não teria força para se manter numa economia comunista. O bom teria sido se as coisas tivessem continuado como estavam com o João Goulart e o Brasil, a Argentina e o Chile se comunistizassem gradativamente dentro de um governo democrático, sem ditadura socialista nenhuma. Se isso tivesse acontecido, com o nosso exemplo, o mundo hoje já estaria muito mais perto de chegar ao anarco-comunismo.

Comente: "Eis um indusputável fato: 62400 repetições fazem uma verdade." — Aldous Huxley 15/12/2015

De modo nenhum. Nem trilhões, sextilhões ou quaquilhões de repetições de uma mentira a tornam verdade.

Professor, a ideia de que o conteúdo do universo apenas existia (não existia "antes" pois não havia passagem de tempo) e então por modificação nesse conteúdo houve o início da expansão do universo e o início do tempo, é bem plausível? Pois o conteúdo apenas existia e não precisaria ter sido criado. 15/12/2015

Sim, é plausível. Da mesma forma que o tempo pode vir a deixar de passar deixando todo o conteúdo do Universo inteiramente estático, em seu mais baixo nível de energia e com o máximo conteúdo de entropia. Só que essas situações são extremamente diferentes exatamente quanto a isso. Na situação anterior ao Big Bang, se já existia conteúdo, ele estaria em seu nível máximo de energia e com o mínimo valor de entropia. Todavia essa situação não é bem aceita pela maioria dos cosmologistas e físicos de partículas e campos. Porque um estado completamente estático do conteúdo do Universo, de modo a não ensejar a passagem do tempo, é uma situação de probabilidade quase infinitamente menor do que a do surgimento desse conteúdo, sem ter de que provir, já se expandindo, sofrendo flutuações aleatórias de densidade e com o tempo já passando. Outro problema é conceber o mecanismo que teria provocado o início da expansão, a partir da situação estática. É mais fácil admitir que houve um surgimento fortuito, a partir de nada. Todavia essa não é uma questão resolvida e nem se tem ideia de que observações teriam que ser feitas para confirmar uma ou outra hipótese.

Ernesto, mas há uma diferença entre ser anarquista e comunista. Ambos não possuem a mesma ideologia. 15/12/2015

Claro. Anarquismo é uma concepção política. Comunismo é uma concepção econômica. Podem existir separadamente um sem o outro. Anarquismo é a forma da sociedade se estabelecer sem governo e sem estado. Comunismo é a forma da sociedade se estabelecer sem posse individual dos meios e dos bens de produção e de serviços. No comunismo não existem empregados e nem patrões. Nem mesmo o estado, se houver, é patrão. Já no socialismo o estado é o único patrão, de quem todos são empregados. Acho o socialismo abominável. Bem como o marxismo, que é o modo de se atingir o comunismo por meio do socialismo de estado. A junção do anarquismo com o comunismo se torna, contudo, a forma mais justa e benfazeja de se estabelecer a sociedade, para o máximo proveito de todos, com o mínimo esforço. Quem condena o comunismo por considerá-lo estatizante não sabe o que é comunismo. Estatizante é o socialismo. O comunismo é libertário, mesmo quando admite a existência do estado e do governo, necessariamente democrático. No socialismo o governo pode, e muitas vezes é, autocrático. Para mim, contudo, mesmo o socialismo democrático ainda não é bom como o comunismo. Porque ainda existem patrões e empregados.

Todos os corpos existentes no universo estão se atraindo gravitacionalmente por mais débil que possa ser? 15/12/2015

Sim. E não apenas os corpos. Campos e radiação também o fazem. Cada próton e cada elétron atrai gravitacionalmente cada outro, não importa onde se localize no Universo.

Qual sua opinião sobre pessoas que lincham criminosos? 15/12/2015

São criminosos também. Isso não é fazer justiça. A sociedade, como entidade, é que tem que punir os criminosos, não as pessoas individualmente. Os criminosos precisam ser impedidos de cometer crimes, para a segurança da sociedade, precisam sofrer um castigo, para que fique patente que o crime não compensa e precisam ser reeducados para voltar a participar de forma honesta, honrada e pacífica da sociedade. Isso é que o sistema penal objetiva. E o sistema educacional tem que se empenhar para que as pessoas não tenham sequer o desejo de cometer crime e desonestidade nenhuma.

É possível fazer curso de cosmologia sem saber física? Eu tinha uma amiga que fazia curso de cosmologia á distância, mas ela nunca cursou física. 15/12/2015

Só se for uma abordagem inteiramente qualitativa. Para se fazer um curso sério mesmo de Cosmologia há que se entender muito mesmo de Física, em nível de Pós-Graduação. E muita Matemática também. Por isso é que não existe graduação em Cosmologia, mas só Pós-Graduação. Pode-se, até, ter uma ideia razoável dos modelos cosmológicos sem usar a Teoria da Relatividade Geral, só com a Física Newtoniana. Mas as conclusões não serão acuradas e, mesmo assim, requer-se o uso de Cálculo Diferencial e Integral. Não tem escapatória. A não ser que se digam as respostas sem mostrar de onde saíram, o que não é honesto.

Você têm interesse por alguma área nas biológicas? 15/12/2015

Sim. Gosto de Biologia Molecular da Célula, de Neurociências e de Paleontologia e Evolução. O que eu não gosto é de Sistemática, Botânica e Zoologia.

Um engenheiro, que estudou Física I, II, III e IV pode ser professor fazendo uma especialização na área? 15/12/2015

Pode, se fizer a complementação das matérias pedagógicas

De acordo com seus conhecimentos sobre a ótica, por que estudar pelo papel (luz refletida) é melhor do que pelo computador/tablet/celular(luzes emitidas) ? 15/12/2015

Porque envolve a integração visual e motora e não apenas visual. É o mesmo que estudar geografia desenhando e colorindo os mapas, ao invés de apenas os examinar já impressos ou na tela do computador. O cérebro, ao unir diferentes atividades em uma ação, promove uma maior fixação do que está sendo feito. Por isso, também, é melhor escrever à mão para estudar do que digitar. Tudo o que complica melhora o aprendizado e o que simplifica emburrece. O bom, também, é realizar os experimentos ao vivo, com lentes e espelhos reais, e depois desenhar (à mão) o que aconteceu. Fazendo as medidas das distâncias diretamente com régua ou fita métrica.

Já visitou São Paulo? O que acha dessa cidade e de seus habitantes? 15/12/2015

Sim. Muitas vezes. Não gosto de cidade grande, seja qual for ela. Gosto de uma cidade em torno de 300 a 500 mil habitantes, que tenha todos os recursos de uma cidade grande, mas não tenha a maioria de seus problemas. São Paulo poderia ser dividida em umas 40 cidades espalhadas pelo interior do estado. Do mesmo modo que o Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Porto Alegre, Fortaleza, Brasília, Curitiba, Manaus e outras metrópoles brasileiras e mundiais. Quanto ao povo de São Paulo eu gosto de sua diligência e conhecimentos mas não gosto de sua relativa secura. Quanto aos cariocas eu gosto de sua afabilidade mas não gosto de sua indolência. Para mim teria que ser uma mistura das boas qualidades de ambos sem os defeitos. Eu sou carioca de nascimento, mas cresci no interior de Minas Gerais. Além do mais fui criado por mãe gaúcha, filha de baiano e gaúcha, mas criada no Rio. Meu pai era carioca, mas filho de austríaco e portuguesa. De modo que me tornei algo completamente hibrido, inclusive no acento do falar. Em criança, em casa, usávamos a segunda pessoa do singular. Mas não com o verbo na terceira pessoa, como os gaúchos. Quanto ao modo de ser e se portar, minha família era de uma aristocracia empobrecida. O pai de minha mãe era primo de Rui Barbosa e fora casado, em primeiras núpcias, com a filha de um barão do Império. Meu bisavô austríaco também era da nobreza e minha bisavó portuguesa era de família fidalga da cidade de Braga, os Vieira de Carvalho. Meu avô português era diplomata, adido comercial no Consulado de Portugal em Belo Horizonte, quando da instalação da nova capital. Meu avô, o Wolfgang Anton Ferdinand Ernst Ginzel Edler von Rückert era professor de Russo e Tcheco na Universidade de Viena e falava, além dessas, o alemão, inglês, francês, italiano, espanhol e português (de Portugal).

Qual é a tendência de moda que esperas nunca mais voltar a ver? 15/12/2015

A do estilo rococó, que vigorou especialmente na França no século XVII e XVIII.


Retas paralelas se encontram no infinito? 15/12/2015

Não. Para começar, as retas paralelas, como as reversas não se interceptam em lugar nenhum. Segundo que infinito não é um lugar, mas a menção a algo que esteja a uma distância inalcançável, para a qual não existe valor nenhum que consiga medi-la. Infinito não é um número. É um símbolo de indeterminação.

Professor, sua transição para vegetariano teve bastante influência de sua mulher? 15/12/2015

Teve uma razoável influência sim, porque ela já é vegetariana há bem tempo.

Acho que exaltar a beleza/perfeição do universo seja uma ideia abitolada porque ninguém tem referencial de outro universo para poder julgar esse como sendo ''perfeito'', ainda mais usar isso como evidencia para a existência de um criador. O que pensa disso? 14/12/2015

O que constato é que o Universo não é perfeito nem belo coisa nenhuma. Há beleza em muitos aspectos do Universo e há bom funcionamento em vários outros. Mas há muito mais feiura e horripilância, bem como mau funcionamento. Tanto é que existem doenças. Usar uma pretensa beleza e perfeição do Universo para justificar a existência de um criador é uma piada. Só se for de um criador extremamente incompetente. Leia o livro do Marcelo Gleiser "Universo Imperfeito".

O que o senhor pensa sobre esse manifestação que esta ocorrendo no país a favor do impeachmente? de qual lado você esta? 14/12/2015

Mesmo não estando nada satisfeito com o governo da Dilma, principalmente quanto a sua barganha de cargos por votos no congresso, ainda não vi que ela tenha feito algo que se configure como uma razão para ser impedida de continuar governando. Mas, se isso for demonstrado, acho que, então, tem que ser impedida mesmo. Todavia também acho que é preciso que, em todos os níveis governamentais, sejam de quais forem os partidos dos detentores do poder, é preciso que seja feita uma apuração da conduta governamental de governadores, prefeitos, senadores, deputados federais e estaduais e vereadores, para que, sendo o caso, sejam também impedidos de prosseguir seus mandatos. Só que acho que a lei teria que ser modificada para que qualquer político impedido de exercer seu mandato por improbidade ou outra causa, fique impedido de participar da política para o resto da vida. E que, se for o caso de desvio de algum dinheiro, que seus bens e de seus familiares próximos sejam confiscados para ressarcir o prejuízo. E que eles, de vergonha, se suicidem.

Não consigo aceitar o universo e tudo que foi criado como obra do acaso. Você não acha que, por trás de tanto mistério e beleza, existe uma energia inteligente que programou tudo isso? 14/12/2015

Não acho não. Acho que tudo aconteceu por acaso mesmo. O acaso é capaz de qualquer coisa. Se estamos aqui e agora do modo como estamos é porque uma tremenda série de coincidências nos trouxe a isso. Por outro lado, se houvesse algo inteligente a projetar e construir o Universo, isso não seria nenhuma "energia", pois energia não é uma entidade e sim uma propriedade de entidades. Teria que ser algo extrínseco ao Universo. Mas isso é impossível, pois o Universo é, justamente, o conjunto de tudo o que existe. Logo nada pode existir e não fazer parte do Universo. Resta a hipótese de que o próprio Universo seja essa entidade e tenha se feito a si mesmo. Mas há grandes dificuldades em atribuir ao Universo uma inteligência, pois uma inteligência requer coordenação de impulsos entre as partes do sistema inteligente e o Universo é muito grande para permitir que mensagens vindas de alguma parte interajam com mensagens vindas de outra e produzam alguma mensagem a ser enviada para uma terceira parte. Isso, se houvesse, aconteceria demasiadamente lentamente para que pudesse fazer funcionar uma inteligência.

Ernesto, como posso me preparar para os vestibulares estudando em casa? 14/12/2015

Informando-se sobre os assuntos que vão cair, obtendo o material em que esses assuntos são ensinados e metendo a cara pra valer no estudo deles. Muna-se de mais de uma fonte de consulta para poder tirar dúvidas quando uma delas não for esclarecedora. Estude como se fosse ter que ensinar o que está aprendendo. Inclusive escreva apostilas sobre os assuntos. Depois que os tiver aprendido, resolva provas de anos anteriores para se testar e ver se está sabendo mesmo. Dá mais trabalho do que estudar com a orientação de algum professor, mas não é impossível.

Quanto mais velho, fica mais difícil aprender coisas novas? 14/12/2015

Não acho. Talvez isso aconteça quando se atinge uma idade realmente provecta, digamos, acima de 90 anos. Mas, até lá, se uma pessoa teve uma vida inteira de estímulos mentais, sua capacidade cognitiva e de aprendizado não arrefece com a idade. Em muitos casos, inclusive, o aprendizado se torna mais fácil em razão do acúmulo de conhecimentos já estabelecido.

Ernesto, caso houvesse uma " desarmamento" de todos os países, todos não ficariam frágeis a terroristas e países de má vontade (Que esconderam armas)? 14/12/2015

Sim, se esse desarmamento for feito de modo unilateral e não por todos. Por isso é que tem que ser o resultado de um progresso civilizatório global, especialmente das mentalidades, para que não haja, da parte de ninguém, o menor desejo de dominar ou cometer qualquer tipo de crime. Esse é o objetivo da cruzada anarquista. Levar o mundo a se tornar uma entidade única pelo desejo de todos. Acabar com as fronteiras pela absoluta falta de necessidade de que existam. Acabar com as forças armadas e as polícias pela total falta de serviço para eles. Do mesmo modo que os advogados e juízes, bem como os políticos. Tais ocupações deixarão de existir porque se tornarão inteiramente desnecessárias, uma vez que não haverá crime nenhum, desonestidade nenhuma, desejo nenhum de dominação de ninguém sobre ninguém. Então o desarmamento será, também, uma decorrência disso. Ninguém comprará armas e as fábricas de armas irão fechar. É o que também quero ver acontecer com o tabaco e as drogas. O tráfico será extinto por falta de interessados. O mesmo com respeito à prostituição. Se o amor e as relações sexuais forem inteiramente livres, não haverá prostituição.

Você não acha que a vontade do homem de descobrir e criar alguma hora vai descobrir ou criar uma coisa que não devia e essa será a destruição da humanidade , uma prova de que os avanços fazem mal é o aquecimento global , no qual os cientistas são grandes responsáveis. 14/12/2015

Não acho não. Acho que o espírito de curiosidade e de inventividade são ótimos. Tem-se que descobrir e inventar o máximo que se possa mesmo. Claro que alguma coisa pode ser maléfica. Mas a maioria é benéfica, sendo que o conhecimento nunca é maléfico. Suas aplicações é que podem o ser. Isso, contudo, há que ser resolvido pela conscientização ética da humanidade. Enquanto o progresso científico e tecnológico avança, em paralelo, tem que avançar, também, o progresso civilizatório, o progresso ético, o progresso conscientizatório. Quanto ao aquecimento global, a maior parte dele se deve a processos naturais fora do controle humano. Parte, contudo, deve-se à ação do homem. Mas não são os cientistas os responsáveis. Os cientistas desenvolvem conhecimentos que propiciam o controle do funcionamento da natureza de modo favorável aos interesses humanos. Aí entram os empresários e os políticos que, com sua ganância, não usam esses conhecimentos comedidamente e com responsabilidade, ensejando a produção exagerada de rejeitos provocadores do aumento do efeito estufa. Para reverter esse quadro é preciso o que os governos e os empresários não querem: diminuir os lucros. Praticar as atividades econômicas de forma sustentável, de modo que o mesmo resultado seja obtido com muito menos degradação ambiental e muito mais proveito das populações em termos da melhoria de suas condições de vida. Mas com muito menos lucro dos grandes conglomerados econômicos. Isso é que tem que ser encarado e assumido: diminuir MESMO a concentração de riquezas, distribuindo-as pela população, assim diminuindo, também, indiretamente, o aquecimento global. De qualquer modo, contudo, esse aquecimento irá refrear em algumas décadas ou poucos séculos, pois estamos num ciclo decamilenar de eras glaciais que levará, em uns três mil anos, ao começo de uma nova delas, outra vez.

Qual é a evidência mais forte a favor da teoria do Big Bang? 14/12/2015

Legal o novo avatar, professor! 14/12/2015

Obrigado pela apreciação.

Você é a favor do desarmamento nuclear? 14/12/2015

Sou completamente a favor do desarmamento total do mundo e da extinção de todas as forças armadas de todos os países. Mas isso tem que ser feito por todos ao mesmo tempo. Que todas as armas sejam fundidas e seu metal transformado em objetos úteis.

Ernesto, como faço para lidar com pessoas me tratam como inferior simplesmente por eu ser quieto? Esse tipo de gente vem me dando algumas dores de cabeça. 14/12/2015

Você tem que ter uma personalidade muito forte para não ligar a mínima para a opinião dos outros sobre você. Deixe que os outros pensem o que quiserem a seu respeito. Seja altivo e sobranceiro. Dedique a essas pessoas o desdém que merecem. Ignore-os. Despreze-os. Toque sua vida como se eles não existissem.

Ernesto, percebo que a maioria dos professores, falam e movem as mãos ao mesmo tempo. Não tenho ideia de como seja isso, pois sou nervoso e não consigo tal feito. Como posso fazer para aprender? 14/12/2015

Não sei. Também gesticulo muito, mas é instintivo. Não é planejado e nem treinado. Acontece espontaneamente.

Achas que é importante manteres-te atualizado(a) relativamente às notícias? 14/12/2015

Depende do assunto. Não me interesso por fofocas, esportes, crimes, economia, finanças, turismo, moda, política partidária e vários outros assuntos que nem olho nos jornais. Mas me interesso por ciência, filosofia, artes, tecnologia, educação. Isso eu olho nos jornais.

Faz pouco tempo que comecei a escutar música clássica(e gostei muito) e já estão me chamando de alienado(fiz uma vez uma pergunta sobre o mesmo assunto para você, Ernesto). Eu tenho alguma culpa por não gostar da música regional? Como explicar isso para outras pessoas? 14/12/2015

O negócio é você deixar os outros te chamarem de alienado e não dar a menor importância. Desde criança que eu sou um alienado. Mas eu tenho uma personalidade suficientemente forte para ser como eu sou, diferente da grande maioria, e me manter inteiramente tranquilo quanto a isso, não dependendo nem um pouquinho da aprovação de ninguém para pensar, sentir e agir como penso, sinto e ajo. Quem quiser ser meu amigo, que me aceite como eu sou, pois eu não vou mudar para agradar a ninguém. Nunca fiz isso. Já mudei, mas para atender a minhas próprias reflexões e mudanças de concepções. Não porque alguém tenha me feito mudar. Claro que estou sujeito à influência de todo mundo e, especialmente, de tudo o que leio e estudo. Mas eu tenho o meu crivo e ele é severo. Não mudo à toa. Sempre acho que estou certo a respeito do que penso (pois se não achasse eu mudaria de pensamento), de modo que, posso mudar, mas para ser convencido tem que estar munido de argumentos muito bem convincentes.

Como é o nome que se dá a pessoa que domina várias áreas do conhecimento ? Como Aristóteles foi. 14/12/2015

Polímata.

O que aconteceria se alguém inventasse um acelerador de partículas? 14/12/2015

Isso já foi inventado há muito tempo e existem dezenas ou centenas deles no mundo.

Professor, influências externas são fatores determinantes para a decisão incosciente nossa, não havendo assim, livre-arbítrio? 14/12/2015

De modo nenhum. Já falei sobre isso muitas vezes. Procure no Google:
inurl:wolfedler livre arbítrio

O que você acha sobre o suicídio?A pessoa está sendo fraca quando se mata?E o ateísmo leva a pessoa a querer se matar? 14/12/2015

Suicídio é um direito de toda pessoa. Mas eu considero que não deva ser praticado. Porque a vida é muito preciosa para ser interrompida antes que os fatos naturais ou exteriores o façam por conta deles. Inclusive acho que as pessoas têm que se empenhar para viver o máximo possível, cuidando de sua saúde. Porque é só essa vida que dispomos e isso é um privilégio não apenas ímpar, mas de raridade exacerbada, mormente sendo uma vida inteligente como a humana. É preciso tirar o máximo proveito desse tesouro, levando uma vida plena de significado e abundante de felicidade. Uma pessoa que se suicida não é fraca por isso. Cada suicida tem suas razões. Inclusive, em geral, a pessoa tem é que ser muito corajosa. Todavia acho que a educação precisa, em todas as escolas, discutir o assunto com seriedade, como muitos outros que são deixados de lado, como o aborto, a eutanásia, a virgindade, as relações homoafetivas, as relações poliafetivas, o ateísmo, o fanatismo religioso, o anarquismo, o comunismo, o socialismo, o parlamentarismo, o capitalismo, a democracia et coetera. O ateísmo, absolutamente, não leva ao suicídio. Pelo contrário. quem seja ateu é, em geral, a pessoa que mais valor dá à vida, por entender que ela é única e não existe outra depois da morte.

A expansão do universo começou com uma perturbação do campo? E a inflação? E o que seria essa ''perturbação'' do campo? 14/12/2015

A expansão não é uma perturbação do campo do vácuo. Esta é a que provoca o surgimento de partículas e antipartículas, bem como interações entre elas, e se dá por alguma variação aleatória da densidade do campo. A expansão é um outro tipo de campo, atuante no próprio espaço, da mesma forma que o campo que provoca a inflação. Possivelmente sejam o mesmo, só que, na inflação, ele agiu com extrema intensidade e, agora, está voltando a agir mais intensamente, mas não tanto quanto na inflação. Esse campo da expansão é de outra natureza e não é bem compreendido ainda. Mas a expansão não é uma perturbação desse campo. É a própria ação normal do campo de expansão do espaço.

O fato da consciência ser um fenômeno biológico não põe em xeque a ideia de livre arbítrio? 14/12/2015

De modo nenhum. O livre arbítrio não requer nenhuma consideração sobrenatural para existir. É uma decorrência do comportamento físico da natureza, e a biologia é física também.

Quando empurramos algo obviamente aplicamos uma força. Quanticamente falando, é a repulsão que os elétrons exercem coletivamente devido a força elétrica que caracteriza o toque e o ''empurrão''? 14/12/2015

Exatamente.

O último número do seu celular é a quantidade de filhos que vc vai ter, agora me diga quantos filhos tu vai ter? 14/12/2015

Que bobeira. Meu celular termina em zero e eu tenho dois filhos e quatro enteados.

https://ask.fm/wolfedler/answers/133213858589 ... Se você apagar do link o "PSSC/", encontrará, também, o Projeto PEF e o Projeto Harvard, tudo em português. Só não sei se esses também estão completos. Bom proveito para seus seguidores. 14/12/2015

Obrigado pelas referências. Já coloquei em meus favoritos do Delicious.

A consciência é um fenômeno biológico, como a fotossíntese. Veja isto: https://www.youtube.com/watch?v=pJqm_tQWqds 14/12/2015

Isso mesmo! Gosto muito desse cara. Já li livros dele e concordo com quase tudo. Especialmente isso que ele disse na palestra (fala rapidinho, hein!):A consciência é um fenômeno biológico. E é real! É isso! Nada de espíritos, nada de computadores. Nada de alma, nada de matrix.

Esses crentes que convictamente decidiram abandonar a razão para viver em função da fé, quando se tenta debater com eles, pode se afirmar que não vai dar em nada. Penso que eles agem como o ''pombo enxadrista'', não precisam provar que estão certos, simplesmente estão. 14/12/2015

A fé não é intransponível. A insistência pode removê-la, se for levada com mansidão e bons argumentos. Nunca desisto de remover a fé das pessoas, pois considero que é meu dever de caridade para com o mundo todo extirpar a fé. Respeito as pessoas de fé se ela for sincera, mas sempre busco mostrar que se trata de um equívoco. Com tranquilidade, sem ofender. Mas sem nunca desistir. Acho que não é ético desistir de mostrar a verdade para o mundo. Deixar as pessoas enganadas é uma maldade. Do mesmo modo que eu, que era uma pessoa de fé, em razão de estudos e reflexões, concluí pelo total despropósito de qualquer fé, toda pessoa é capaz de chegar à mesma conclusão. É que, em geral, elas não se debruçam suficientemente sobre o tema para pensar. Há quem, inclusive, considere que pensar não seja uma boa coisa. O processo educativo tem que, acima de tudo, mostrar à juventude que o que caracteriza nossa espécie é sua capacidade de pensar. Quanto mais pensamos, mais humanos somos. Então temos que pensar a respeito de tudo. Examinar, comparar, questionar, refletir e contestar, se for o caso. A respeito de, absolutamente, tudo que se apresentar. Nada é aprioristicamente verdadeiro ou falso, mas o será ao fim de um exame criterioso. Não se pode acreditar em nada sem argumentos plausíveis. E a falta de plausibilidade é que precisa ser mostrada que não existe para as crenças religiosas. Tem que insistir. Certamente haverá resistência e oposição. A oposição costuma vir de quem, de fato, não tem fé, mas se vale da fé alheia para auferir vantagens, como muitos líderes religiosos. Esses eu não respeito.

Como evitar o niilismo, que aparece tão frequentemente na minha vida, mesmo sem minha permissão? 14/12/2015

Pensando. Pensando nas razões pelas quais valores têm que ser considerados para que se possa levar uma vida comum, já que somos, por natureza, animais gregários, em harmonia, de modo que todos sejam beneficiados pela participação de todos na vida coletiva. Sem valores isso fica inviabilizado.

PSSC - Este está completo? rs http://acrux.astro.ufsc.br/~lacerda/projetos/PSSC/ ... 14/12/2015

Sim, este está completo. Só não tem os Tópicos Avançados. Mas já comecei a escanear a apostila da EPCAR que os traduziu. Em breve disponibilizarei.

Experimento mental (Gedanken) é um paradoxo? 13/12/2015

De modo nenhum. É um procedimento válido de raciocínio. Só não tem a garantia de validade de um experimento real e objetivo. Mas permite conduzir o pensamento para as possibilidades a serem investigadas. Realmente o nome não é apropriado, pois não se trata de um experimento e sim de uma conjectura de experimento.

Muito obrigado, Ernesto. É um material raríssimo e será um presente valioso para todos nós! 13/12/2015

Vou ter que conseguir exemplares do PSSC na encadernação original de capa mole, pois os meus estão encadernados com capa dura e não permitem que a folha se abra completamente para fazer a cópia. Mas conheço quem os tenha. Quanto aos "Tópicos Avançados", também tenho a apostila mimeografada encadernada com capa dura. Mas vou dar um jeito.

se tiver um tempinho comente acerca disto:http://www.saturnov.com/artigos/435-um-pouco-de-tudo 13/12/2015

Excelente artigo do Melão. Inteiramente válido, pertinente, bem colocado e escrito com muita propriedade, estilo e elegância. Gostei! Quanto ao Cortella, não o aprecio tanto quanto o Melão aprecia. Acho que ele, realmente, é uma pessoa inteligente e culta. Mas acho que possui convicções equivocadas, especialmente religiosas. Todavia, concordo que não seja como a Besta Quadrada do Olavo de Carvalho.

http://migre.me/soaSa ... Esse negócio de mulher ser sustentada por homem é uma vergonha mesmo, mas o congresso já está cogitando a possibilidade de que, se uma mulher pobre que casar com um homem rico, para esta ter acesso à metade dos bens depois separação, vai ter que provar que contribuiu. 13/12/2015

A recíproca também. O que eu acho ideal, contudo, é que se acabe com o estatuto da herança. Que todas as uniões sejam com separação de bens e que não haja herança de ninguém para ninguém. Se a mulher quiser que o marido pobre tenha algo para se garantir quando ela morrer, que doe a ele ainda em vida. Felizmente eu não tenho bem nenhum para deixar de herança, nem para mulher nem para filhos. Já dei tudo que tinha em vida para todos eles. Outra instituição que deveria ser abolida é a do matrimônio. Não vejo razão para existir.

Ernesto, nessa palestra do Leandro Karnal: http://www.youtube.com/watch?v=-uc9JbHGIq0, ele fala que não existe adolescente sábio. Nesse contexto em que ele enquadra a palavra "sábio ao adolescente", você concorda com a afirmação dele? Se puder, por favor, assista a palestra por completo. Abraço! 13/12/2015

Assisti. Ele tem razão. A sabedoria advém de vários fatores. Há o fator cultural, há um fator ambiental, há um fator genético. Mas o principal deles, sem dúvida, é a vivência. Se adquire sabedoria vivendo. E viver dispende tempo. Por isso é que não se consegue ser completamente sábio com pouca idade. Mas não basta a idade. Há quem tenha idade e não seja sábio. Porque não assimilou as lições da vida. Não viveu com um espírito observador e crítico de suas próprias decisões e ações, bem como dos outros. Ser sábio requer essa observação e, além dela, a reflexão sobre o que se observa. E, certamente, as novas tentativas, mudando o que não deu certo, mantendo o que deu certo. Com isso vai se formando um caráter e uma personalidade que podem desabrochar mais cedo, mas sempre depois de uns trinta anos. Ou nunca, para muitos.

Como melhorar a escrita? Muita leitura? 13/12/2015

Também. Mas, principalmente, muita escrita. E escrita revisada.

Tenho 17 anos e só estou lendo meu primeiro livro e tomando gosto pelos estudos agora. Será que tenho chance ainda de me tornar, digamos, um intelectual? 13/12/2015

Certamente que sim. Basta se empenhar bastante e ler muito.

Pode me indicar alguns livros que sirva de introdução a Física, mas que seja mais cientifico do que técnico? Minha intenção é de entender a Física mesmo, não passar no Enem. 13/12/2015

Nesse caso, o único ainda à venda é:
Física Conceitual - Paul Hewitt - Bookman
Em sebos você encontra:
Física - Jay Orear - LTC
O melhor é (também encontrado em sebos):
Física - 4 vols - Physical Science Study Committee (PSSC) - Edart
Tem em e-book aqui:
http://www.cienciamao.usp.br/tudo/indice.php?midia=pssc
Só que está incompleto. Veja isto:
https://ask.fm/wolfedler/answers/133177749789

por que o Sr não respondem minhas perguntas? 13/12/2015

Me chegam mais de cem por dia. Não dá para responder todas. Não vejo quem as faz. Muitas ficam para trás. Não há como procurá-las. Vou respondendo as que estão na frente e que eu consigo sem ter que fazer pesquisa. O jeito é ir repetindo de quando em quando para que coincida de estar na frente quando eu abro o ask.

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

P.C> Já sentiu como se o mundo não fosse pra você? 13/12/2015

Sinto sempre isso. Ou, de outra forma, que eu não sou deste mundo.

P.C> Porque as pessoas são falsas? 13/12/2015

Algumas o são com o objetivo de levar vantagem. Há quem considere que o importante é lucrar e não hesitam em mentir, roubar ou fazer outra maldade qualquer para levar vantagem. Esse tipo de pessoa é vil e desprezível e tem que ser denunciada ao mundo sempre que detectada. É preciso que seja submetida à execração pública, sem piedade.

P.C> Ser bom hoje em dia é um defeito ou uma qualidade? 13/12/2015

Hoje, ontem e sempre, ser bom é uma qualidade. Não há como ser um defeito. Não ser bom é que é um defeito e ser mau é um grande defeito. Pode ser que ser bom dê prejuízo. Mas se ser mau der lucro e ser bom prejuízo, deve-se desejar ter o prejuízo e repudiar o lucro.

O campo do vácuo ocupa todo o espaço do universo? 13/12/2015

Sim, completamente. Aliás, só existe espaço porque há algo que ele contenha. Não existe espaço vazio. Se não houver matéria nem radiação (mas a radiação está por todo lado), então o que resta é o vácuo com seu campo. Se não houver nem isso, não há espaço.

O domínio de limites e derivadas permitem chegar até onde na física ? E quantos as integrais ? 13/12/2015

A partir da Física Geral de nível superior tudo o que se faz na parte matemática da física requer derivadas e integrais. Mas, aos poucos, a coisa vai se tornando mais complexa ainda. Física exige muita matemática mesmo. Costuma exigir mais do que o próprio curso de Matemática.

É verdade que a tal ingenuidade que temos se perde a partir do momento em que começamos a ter experiência de vida. Mas, especificamente, quais experiências de vida você acha que tiram essa ingenuidade da gente? 13/12/2015

Não sei, pois, em verdade, ainda continuo ingênuo.

Triste realidade do país! http://nzn.me/m89142t 13/12/2015

De fato. A culpa é do sistema educacional, que só privilegia estudar para passar no ENEM e nos vestibulares e não se importa com nada que signifique cultura e formação para a vida, se não cai nos exames. Isso é de uma obtusidade incalculável. Mas os próprios pais reclamam se a escola aborda temas que não caem em exames, dizendo que se está perdendo tempo. É preciso puxar a orelha desses pais. Mas os diretores não o fazem, para não perder alunos, nas escolas particulares. Nas públicas isso poderia ser feito. O problema é que o professorado, em geral, não tem condições de levar a cabo tal empreita. Tá difícil!

Como melhorar as minhas habilidades sociais? já fui confundido até com autista 13/12/2015

Se você é tímido, a solução, para mim, só está em se misturar com as pessoas com timidez mesmo e ir se entrosando, custosamente, sem dúvida, mas insistentemente. Tente. Se não conseguir, busque a orientação de um psicólogo. Para mim o medo de qualquer coisa só se vence fazendo a coisa com medo mesmo. Aí o medo passa.

Algum poema para nos compartilhar? 13/12/2015

http://www.ruckert.pro.br/blog/?cat=18

Já fez uma comparação entre as gerações atuais e as mais antigas em termos de moral? Acredita que estamos moralmente mais evoluídos? 13/12/2015

Apesar de muitos pensarem justamente o contrário eu acho que somos, na média, moralmente mais avançados do que já fomos no passado. Porque a moral atual é mais ética, ou seja, se baseia em fundamentos calcados no que seja eticamente certo ou errado, bom ou mau, justo ou injusto e não no que a sociedade e as religiões prescrevem como permitido, proibido ou prescrito. Mas ainda falta evoluir mais ainda. O fato de sermos mais libertários é positivo e não negativo. Negativo é sermos aprisionados por prescrições sem sentido, baseadas em noções equivocadas de pecado religioso. A libertação dos grilhões religiosos para o comportamento é um grande avanço. Resta nos libertarmos completamente das religiões. Há lugares em que isso vai ser mais difícil, como nos países islâmicos, mas no ocidente, especialmente na Europa, isso já está sendo conseguido. Uma moral completamente dissociada de aspectos religiosos é muito mais válida e valiosa, pois coloca a prática do bem como algo de valor intrínseco, a ser praticado sem a pretensão de nenhuma recompensa ou pelo medo de nenhum castigo. Essa é que é a verdadeira moral. Sem prêmio e nem castigo.

Ernesto, eu tenho 19 anos, você acha que estou velho para tocar algum instrumento musical? Muitos começam desde criança, mas não é o meu caso. 13/12/2015

De modo nenhum. Mesmo que você tivesse 79 anos.

Uma ponta a outra do universo observável tem 26,6 bilhões de anos-luz,e estamos no meio dessa jornada,no 13,3 bilhões anos-luz,onde somos sempre o centro. Os meus cálculos estão certos? É isso mesmo? 13/12/2015

Não. O ponto mais longínquo do qual a luz, tendo saído quando o Universo surgiu (em verdade 380 mil anos depois, mas isso é outra história) estaria chegando agora a nós se situa a 46 bilhões da anos-luz de distância. A razão de não ser 13,8 bilhões de anos-luz (já que a idade do universo é 13,8 bilhões de anos) é que, enquanto a luz fez esse trajeto, o universo foi se expandindo. Por outro lado. a região do universo em que estamos no centro e apenas o "universo observável". Mas há muito mais universo além dele. Só que inacessível a nós. Da mesma forma que nós estamos além da porção observável do universo para a maioria das localizações do universo. Veja isto:
http://wolfedler.blogspot.com.br/2013/12/e-possivel-fazer-alguma-estimativa-do.html
https://dournac.org/info/size_universe
http://www.slate.com/blogs/bad_astronomy/2013/03/21/age_of_the_universe_planck_results_show_universe_is_13_82_billion_years.html
Veja também os artigos publicados nesta página:
http://wolfedler.blogspot.com.br/search?q=universo+observ%C3%A1vel

Falando mais especificamente sobre a propriedade privada, que seria os imóveis alugados nos dias de hoje: Como lidar com aluguéis ilegais super-abusivos? O que fazer em casos de loteamentos enormes que desrespeitam a fiscalização? Se tu fosse proprietário de terras, construiria casas para aluguel? 13/12/2015

Gostaria muito de ter dinheiro suficiente para ter um bom terreno e construir nele um "Falanstério", que é uma espécie de moradia comunitária para centenas de pessoas que teriam tudo em comum: cozinha, refeitório, dispensa, lavanderia, creche, escola, áreas de lazer, piscina, biblioteca, vestuário, alojamentos, salas de estar, cinemas, horta, pomar, garagem para bicicletas, motos e carros comunitários, oficinas e o que fosse preciso para uma vida comunitária plena. Todos trabalhariam em todos os serviços de graça, em sistema de rodízio. Poderiam haver quartos privativos para casais estáveis ou eventuais, hetero ou homossexuais, aos pares ou plurais. As despesas que tivessem que ser feitas, do que não desse para ser produzido, seriam feitas com um fundo comunitário, para o qual todos contribuiriam, de acordo com suas rendas externas, gerido por alguma comissão eleita por todos em assembléia. Onde a vida seria verdadeiramente comunista e anarquista, pois não haveria mandatário nem estatuto, nem regimento.

Melhor notícia do dia! "Mulher vai trabalhar mais cinco anos para se aposentar" http://odia.ig.com.br/noticia/opiniao/2015-12-11/mulher-vai-trabalhar-mais-cinco-anos-para-se-aposentar.html 13/12/2015

Concordo plenamente com a proposta que está totalmente dentro do espírito do feminismo, que advoga não apenas mesmos direitos e oportunidades para as mulheres e para os homens, mas, também, mesmos deveres e responsabilidades. Outros absurdos são o fato de mulheres não prestarem serviço militar obrigatório (se bem que, para mim, ninguém deveria prestar), mulheres terem licença maternidade mais prolongada do que a licença paternidade. Em suma, tudo que diferencie os sexos, favorecendo quer a um quer a outro, é abominável. Dizer que mulher tem jornada dupla de trabalho não é argumento porque os homens também têm que ter, já que o serviço doméstico TEM que ser compartilhado pelos moradores jovens e adultos da casa, em partes iguais e não como "ajuda" ao trabalho da mulher. É divisão de responsabilidades. Se algum não fez a sua parte, fica sem ser feita. E mulher também TEM que compartilhar com o provimento econômico do lar. Ser sustentada pelo marido é uma VERGONHA, a não ser que seja incapaz, como se considera que seja para homens que sejam sustentados por suas mulheres.

Virar eremita é a solução? :( . 13/12/2015

Não. A solução é interferir na sociedade para consertar o mundo, sendo repudiado, contestado, excluído, defenestrado, desamado, prejudicado e tudo de ruim, em prol do bem das futuras gerações.

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Fala-se que a terra gira pq o universo foi criado em rotação e como n tem atrito o movimento se conserva, mas os líquidos existentes na terra não absorveria parte desse movimento ate faze-la parar? 13/12/2015

O Universo não surgiu em rotação. O momento angular total do Universo é nulo. O que acontece é que, quando um aglomerado de gás e poeira, por acaso, se concentra em uma região e essa concentração promove a aglomeração em uma proto-estrela, da qual são formados, também, planetas, esse sistema, em geral, não possui um momento angular nulo, de modo que a estrela é formada girando, da mesma forma que seus planetas. Quanto ao atrito, de fato ele existe e faz com que a rotação vá diminuindo até que se torne de período igual à revolução. Isso já aconteceu com o planeta Mercúrio em relação ao Sol e com a Lua da Terra, em relação à Terra. A própria rotação da Terra está gradativamente reduzindo, pelo atrito que as marés devido à Lua e ao Sol fazem sobre o oceano, a atmosfera e o magma, uma vez que eles se deslocam em sentido oposto ao da rotação da Terra, para que a massa mais elevada esteja sempre na direção da resultante das atrações do Sol e da Lua sobre a Terra e no sentido oposto.

Fazer curso superior é garantia de ter bom emprego? 13/12/2015

Não, absolutamente. Além do que, emprego não é importante. O importante é uma fonte de renda, que pode ser um trabalho autônomo, como comerciante, artesão, artista, prestador de serviço, agricultor, motorista do próprio veículo para taxi ou para fretes e inúmeras atividades que não exigem nível superior e, até, podem dar um rendimento mais algo do que uma atividade de nível superior. Se a pessoa já tiver algum dinheiro, pode empregá-lo em imóveis para alugar ou ações da bolsa e auferir rendimentos disso. Pensando em emprego, contudo, também há muitos que não exigem nível superior e podem ter um salário maior do que os de nível superior. Em geral, contudo, trabalhos de nível superior são mais bem remunerados. Só que nem sempre.

Quanto tempo uma pessoa leva para aprender tocar violino e piano? 13/12/2015

O curso de conservatório, para formar um concertista, leva nove anos. Mas em quatro anos a pessoa já está se saindo bem.

PSSC foi disponibilizado para consulta e download pela Usp. Mas está mesmo completo?http://www.cienciamao.usp.br/tudo/indice.php?midia=pssc 13/12/2015

Não está completo. Faltam os capítulos:
Lentes e Instrumentos Óticos,
Interferência,
Indução e Ondas Eletromagnéticas.
Falta, também, o Guia de Laboratório, Parte IV.
Além disso não constam os "Tópicos Avançados", que seria a Parte V e não foi editada uma tradução em português. Na EPCAR, em 1968, onde lecionei pelo PSSC, nós traduzimos e adotamos no segundo semestre da terceira série, em forma de apostila mimeografada. 
Vou escanear esse material que falta e disponibilizá-lo em meu Scribd. Também vou enviar para o pessoal da "Ciência na Mão", para completar o acervo deles. Mas isso demora um pouco.

Eu posso cursar música sem ao menos não saber tocar nenhum instrumento musical(não toco nem violão)? 13/12/2015

Se você está se referindo ao curso superior de Música, não. O exame de admissão a ele exige uma prova de execução de algum instrumento. Mas um curso avulso de música ou um curso de conservatório parte do zero e nele se vai, justamente, aprender a executar um instrumento, juntamente com a teoria musical. Mesmo os cursos superiores de composição e regência exigem o domínio da execução, nesse caso, de vários instrumentos. Pelo menos piano e violino.

Professor. Na sua opiiõ, a lógica prova ou não prova veracidade dos fatos? 13/12/2015

Não. A lógica verifica a validade dos raciocínios. Mas a veracidade das conclusões depende não só da validade do raciocínio mas também da veracidade das premissas. E isso só pode ser atestado por uma verificação fática, isto é, por evidências diretas ou indiretas, que, por sua vez, se calquem em evidências diretas. O critério da prova, para comprovação da veracidade das assertivas, portanto, tem que ser cuidadosamente examinado quanto aos dois aspectos: a validade do raciocínio e a veracidade das premissas. Note que a qualificação de verdadeiro ou falso não se aplica aos fatos e sim aos juízos e às proposições que, com base neles, são feitas. Um fato é um fato. O que pode ser verdadeiro ou falso é a descrição que dele seja feita. Mesmo o critério de evidência, que é o critério primário de veritação, tem que ser verificado com muito cuidado, pois existem falhas de percepção dos sentidos, mesmo quando assessorados por instrumentos. Daí a grande importância de máxima cientificização da perícia forense.

É errôneo falar que o universo expandiu mais rápido que a velocidade da luz? Este artigo me fez refletir sobre algumas coisas: https://www.universoracionalista.org/o-universo-nunca-se-expandiu-mais-rapido-do-que-a-velocidade-da-luz/ 13/12/2015

O artigo está correto ao mostrar que não se pode comparar a expansão do universo com alguma velocidade. A expansão do universo é uma variação da separação entre pontos, sem que eles saiam do lugar. Isso não é velocidade, mesmo que possa ser medido nas mesmas unidades. Velocidade é a variação da posição de um ponto em relação a outro. Certamente que, enquanto o universo se expande, galáxias localizadas em algum ponto dele variam sua posição em relação a outras galáxias por um movimento próprio delas. Isso é superposto à variação da separação entre os pontos pela expansão cósmica. Mas, sendo fenômenos distintos, são incomparáveis, como massa com volume. O valor da taxa de variação temporal da separação entre pontos do universo pode, sim, ser maior do que o valor da velocidade da luz e isso não se deu apenas durante o período inflacionário. Atualmente também se dá. Todos os pontos do universo que estão mais longe de nós do que a fronteira do Universo Observável estão com sua separação de nós aumentando a uma taxa maior do que a velocidade da luz. Mas note, isso não significa que algo que se localize nesses pontos esteja se movendo para longe de nós mais rápido do que a luz. O espaço é que está crescendo a uma taxa mais rápida do que a luz se move. Mas isso NÃO é velocidade. Outra questão importante levantada pelo artigo é que a definição de velocidade entre corpos que estejam muito separados, considerando que o espaço que os separa não é algo estático, não pode ser definida da forma usual de distância dividida pelo tempo, porque enquanto o corpo vai se movendo em relação a outro (e só existe velocidade relativa), o espaço entre eles também vai se modificando com o tempo.

Acha a mão invisível e que a lei de oferta e demanda resolvem todas as coisas? 13/12/2015

De modo nenhum. Há muitos casos em que é preciso uma intervenção da sociedade, seja ou não por meio do governo, para atender a situações em que, pela pouca demanda, não há oferta, mas o bem é necessário para os poucos demandantes. Como energia elétrica, telefonia, água, esgoto, assistência médica, ou educação em regiões pouco habitadas. Além de que a lei da oferta e da procura, sem nenhum controle, pode gerar distorções de preços exagerados ou escassez de mercadorias ou serviços.

Professor, somos escravos do salário? 13/12/2015

Claro que não. Salário é apenas um dos meios de auferir renda. Pode-se trabalhar por conta própria, sem ser empregado de ninguém, ou como profissional liberal ou como empresário, como artesão, artista, lavrador, comerciante isolado, despachante, industrial isolado, taxista e muitos outros meios legítimos de auferir renda sem ter emprego. Inclusive sendo capitalista e tendo renda de aplicações na bolsa. Ou tendo imóveis alugados. E, mesmo sendo empregado assalariado, pode-se pedir aumento ou buscar outro emprego que remunere mais. E, note-se ainda, que ter dinheiro para obter bens por meio de compra é só uma das formas de obter bens, que é o que interessa. Eles podem ser pegos diretamente da natureza se não tiverem dono, ou achados no lixo. Podem ser ganhos, podem ser trocados, podem ser feitos pela própria pessoa. Nem estou considerando que podem ser roubados, pois não é legítimo. Mas é uma forma de se obter bens, das disponíveis.

Qual foi a última coisa que compraste e que adoras? 12/12/2015

Sem contar livros e discos que vivo sempre comprando, lendo e ouvindo, minha última aquisição predileta foi uma calculadora HP Prime. É fantástica! Achei melhor do que a HP 50 e que a Texas nInspire. Estou aprendendo a programar para ela. É diferente da HP 50 que eu já sabia. Bem como da Texas. De qualquer modo, essas três são as melhores existentes no mundo hoje. Tenho um museu de calculadoras e estou montando, também, um de réguas de cálculo. Por acaso alguém tem uma Aristo HiperLog 0972? Também estou procurando uma calculadora mecânica CURTA e uma FACIT C1-13? Para quem gosta de régua de cálculo eu recomendo instalar o programa simulador "Slide Rule Emulator" de Robert Wolf, encontrado emhttp://www.hercsmusicsystems.com/.

Boa tarde! Como você está? 12/12/2015

Bem, amiga. Minha saúde física parece que normalizou depois da angioplastia de três stents e depois que o médico acertou com o remédio para a pressão alta. Tem outros problemas. Financeiros, por exemplo. Mas esses eu vou levando, bem como outros.

O que acha da seleção artificial imposta aos cães desde o século passado com intuito de valorização "estética" independente das condições funcionais e estruturais do animal, visando apenas interesses financeiros? 12/12/2015

Não acho nada bom. Tanto que tenho dez cães (uma morreu segunda feira passada), todos vira-latas recolhidos da rua. Acho que bom é ser vira-lata mesmo. Inclusive entre os humanos. E acho que cães não devem ser mercadoria para ser comprada e vendida. Como pessoas. Nem gatos. Nem animais de nenhuma espécie. Especialmente para serem comidos.

Você é anarquista e está de acordo que "a segunda língua internacional seja o inglês", mesmo sabendo da dificuldade de alguns povos de aprender esse idioma, do poder socioeconômico que os EUA têm e da opressão linguística que beneficia povos de língua pátria inglesa. Como concilia esse paradoxo? 12/12/2015

Acho que o inglês seja a língua estrangeira mais fácil de se aprender, seja qual for a língua original do falante. E acontece que ele já é a língua mais falada como segunda língua no mundo. Então fica muito mais fácil para todo mundo se entender em inglês do que em qualquer outra língua. E é isso mesmo que acontece. Não vejo o que isso tenha a ver com não ser compatível com a anarquia. Se beneficia os povos de língua inglesa, sorte deles. De fato, essa predominância do inglês provém da poderia econômico, antes da Inglaterra e, agora, dos Estados Unidos. Se eles falassem outra língua ou se as nações predominantemente econômica dos últimos tempos fossem falantes de outra língua, então essa outra é que seria a mais falado no mundo como segunda língua. Isso é natural. Não vejo problema e isso não significa que eu concorde com a atuação política internacional dos Estados Unidos ou da Inglaterra. Mas eu não vou aprender russo se quiser me comunicar com mais pessoas do mundo todo. Nem esperanto. Mesmo que eu tenha vontade de saber russo, porque gosto muito da cultura russa. Especialmente a anterior ao regime socialista, do tempo dos Czares. E olha que eu abomino as monarquias absolutistas. Mas adoro a música, a literatura, a arquitetura, a pintura e a escultura russas, bem como a ciência. E essa, inclusive a soviética, em muitos casos (mas não todos). Também gosto de alguma música soviética, como a do Shostakovich (inclusive dei a meu filho o nome de Dimitri em homenagem a ele). Mas detesto a literatura e a arquitetura soviéticas, com poucas exceções.

Prof, existe líquido sem aquoso ? Li isso em um artigo e me deixou intrigado. Tava assim: "Os líquidos aquosos, quando..." 12/12/2015

Claro que existem líquidos que não são aquosos. Todas as substâncias, acima de sua temperatura de fusão ficam líquidas sem água nenhuma. Na temperatura ambiente várias substâncias são líquidas sem água, como gasolina, querosene, álcool e muitas outras. Dos elementos o único líquido na temperatura ambiente é o mercúrio.

Seria melhor se o mundo inteiro falasse uma única linguá? 11/12/2015

Não. Acho essa diversidade de idiomas, de costumes e de culturas algo extremamene rico e belo. Mas acho que todos deveriam saber uma segunda língua comum internacional para as comunicações globais. Gostaria que fosse o esperanto, mas pode ser o inglês mesmo. Mas seria preciso que toda pessoa humana adulta tivesse o nível médio de educação formal, sem exceção.

Professor, podes me indicar alguma referência quanto à prova de que desigualdades não são naturais? 11/12/2015

A que desigualdades você está se referindo? Existem desigualdades naturais e existem outras estabelecidas pelo homem.

Professor, quais seriam as "consequências" de um universo infinito? 11/12/2015

Para nós, na atualidade, seja o Universo finito ou infinito, não faz nenhuma diferença. Globalmente, um universo finito se expandiria até um valor máximo e, daí, começaria a se contrair, enquanto um infinito se expandiria indefinidamente. O universo finito possuiria ciclos de expansão e contração, quer a inversão desses ciclos seja um ponto singular ou uma região suave de inversão do balanço. No caso infinito há duas possibilidade: curvatura global nula ou negativa. Segundo as mais recentes aferições, ela é nula.

És difícil de agradar? Explica. 11/12/2015

Não. Muito pelo contrário. Sou uma pessoa que se contenta com quase tudo. Não sou exigente em relação a conforto, não me incomodo com quase nada, como frio, calor, cansaço, sono, fome, tristeza, desamor, ódio, sede, doença, barulho, feiura, chateação, implicância, prejuízo. Até dor, se não for muita. Tenho uma paciência e uma perseverança muito grandes (49 vezes). Claro que eu prefiro conforto, beleza, alegria, prazer, saúde, amor. Mas se faltar, não fico aborrecido. Não sou melindroso nem choramingas. Sou bem estoico.

O que você acha de quem diz que o Brasil está virando comunista? Será que as pessoa sabem o significado de "comunista"? 11/12/2015

O Brasil está muito longe de ser comunista. Pelo contrário. Aqui impera um capitalismo muito mais selvagem do que vários países ditos capitalistas, como os da Europa. Porque, inclusive, o próprio governo é um dos capitalistas. Capitalismo estatal não tem nada a ver com comunismo. No comunismo a propriedade dos meios de produção e de serviços, bem como da produção e dos serviços é distribuída pela população. Não é concentrada nas mãos de poucos e nem nas mãos do estado. Isso não significa que não exista capital mas que a sociedade não seja capitalista, isto é, que o capital não seja concentrado nas mãos de poucos ou do estado.

Professor, hoje nazistas invadiram minha faculdade. Espancaram dois alunos, um negro e um gay. Isso é muito assustador. Parece que retrocedemos décadas. 11/12/2015

Realmente é um atraso de mais de meio século. Isso não pode ser admitido. Essas pessoas têm que ser punidas severamente, como vários anos de prisão e trabalhos forçados, como os nazistas faziam em seus campos de concentração. Não digo para serem queimados em câmaras de gás, mas que, inclusive, passem fome. Só assim é que essa desgraça vai desparecer de vez da humanidade.

Professor, o senhor acha que é possível fazer viagens no tempo tanto para o passado quanto para o futuro? 11/12/2015

Digite no Google:
inurl:wolfedler viagem no tempo

Você já viu o livro Tópicos da Física? Nunca vi o PSSC, mas considero o Tópicos o melhor livro do Ensino Médio. 11/12/2015

Os livros do Gualter, Helou e Newton são, realmente, muito bons. Mas não diferem, essencialmente, dos livros do Ramalho, Beatriz Alvarenga e vários outros que buscam preparar para os vestibulares e o ENEM e encaram a Física mais sob o aspecto técnico do que científico, isto é, se preocupam mais com as aplicações do que com os fundamentos. Essa é a grande diferença do PSSC. Ele é um livro verdadeiramente científico e não tecnológico. Ele investiga as razões do comportamento da natureza e não as aplicações. Por isso ele não serve para preparar para o ENEM e os vestibulares. Mas ele confere uma compreensão muito mais aprofundada do modo como o mundo funciona. E isso é o que é mais importante. As aplicações técnicas só vão interessar para quem for trabalhar com elas. Mas saber como o mundo funciona é importante para todos.

A física é a ciência mais essencial de todas? Mas e a matemática não seria mais essencial que a física? E talvez mais essencial que tudo, é a lógica? 11/12/2015

A Física não é mais essencial. Ela é mais fundamental. Ou seja, todas as ciências, em última análise, se reduzem à física. Na sequência: Física - Química - (Biologia, Geologia, Astronomia, Astrofísica, Cosmologia, Meteorologia) - Psicologia - (Sociologia, Antropologia) - (Economia, Política, História, Linguística). A Matemática não é propriamente uma ciência, mas uma linguagem. E a Lógica, como a Dialética, a Retórica, a Gramática, não são ciências, são artes. De certa forma a Matemática também é uma arte.

Professor, me perdoe a pergunta ignorante. Quando acontece de não precisarmos olhar pro teclado para escrever, por já sabermos onde está cada letra... nosso cerebro ou nossos dedos estão treinados? Ou ambos? 11/12/2015

Nosso cérebro é que está treinado. Nossos dedos atendem aos comandos nervosos do cérebro para acionar os músculos.

Consegui o PSSC. Realmente ele ainda é atual para o Enem ? Como usá-lo de forma a tirar o maior proveito ? 11/12/2015

O PSSC não é um livro que prepara para o ENEM e para nenhum vestibular. É um livro para se saber FÍSICA. Em decorrência, habilita a responder a maior parte das questões do ENEM e vestibulares. Mas não todas, porque há tópicos que caem no ENEM e nos vestibulares que ele não aborda, por serem irrelevantes para o entendimento do funcionamento da natureza e ensinados no nível médio apenas para se ter assunto para fazer questões. São temas técnicos, de interesse só para quem for atuar em áreas específicas, como construção civil, eletrotécnica, mecânica ou outras áreas ligadas à engenharia. Ele é um livro científico e não técnico. Os livros de Física atuais, em grande parte, são técnicos e os exames para acesso ao nível superior pedem muitos assuntos técnicos. Portanto é preciso se munir de outras fontes complementares para se preparar para eles. Mas para saber FÍSICA de fato mesmo, o PSSC é o melhor dos existentes para o nível médio.

oi professor gostei bastante do seu ask,parabens pelas suas ideias 10/12/2015

Obrigado pela apreciação. Um abraço.

Pra onde você vai quando não sabe onde quer estar? 10/12/2015

Para o futuro, pois disso não tenho escapatória.

Professor, sendo o universo regido pela causalidade, até mesmo em seu nível mais elementar (ainda que se mostre probabilístico), logo a consciência possui também uma natureza? Não se limitando as influências do meio, no entanto, considerando o dedo que a própria nutrição têm para as redes neurais. 10/12/2015

O Universo não é regido pela causalidade. Ele é inteiramente probabilístico em seu nível mais profundo. A causalidade e o determinismo são aspectos que aparecem em decorrência da concentração da probabilidade nos casos de eventos ocorridos com número imenso de participantes elementares. É o que se vê no mundo macroscópico, acessível aos sentidos humanos.
Quanto à natureza da consciência, de fato ela a possui, e isso é objeto de intensas, extensas e profundas pesquisas da neurociência nos dias atuais. Ainda não se tem a resposta definitiva, mas parece que o caminho seja o indicado pelo António Damásio, exposto em seus livros de divulgação, que compensa serem lidos. A explicação é bem complexa e não cabe nesta resposta. Mas adianto que a natureza da consciência é de ordem física, constituindo-se de uma ocorrência e não de uma estrutura. Claro que essa ocorrência se dá com uma estrutura, que é uma estrutura biológica. Ou seja, a consciência é anatomo-fisiológica, como a digestão, a circulação, a excreção e outras funções orgânicas. Só que extremamente mais complexa.

E quando os iguais não são tão iguais? É biologicamente comprovado que homens são mais aptos que mulheres, e a história mostra que sempre protegeram as mulheres, não o contrário. O homem é mais habilidoso e inteligente, líder nato por essência; e não é construtivismo histórico. 10/12/2015

Não é verdade. As mulheres são tão aptas quanto os homens. Em média os homens são mais fortes, mas há mulheres mais fortes do que homens. Assim, em geral, os homens dão proteção ao grupo sim. Mas isso não impede que os protetores sejam tanto homens quanto mulheres, dentre os mais fortes. Pois também há homens fracos que têm que ser protegidos, até por mulheres fortes. As mulheres são tão habilidosas e inteligentes quanto os homens e são tão capazes de serem líderes quanto os homens. Isso é que é fato. O que aconteceu, historicamente, é que, por, em média, serem mais fortes e por terem descoberto que é o seu esperma que gera os bebês, os homens acabaram se tornando dominadores e a sociedade evoluiu, infelizmente, para um esquema patriarcal, não igualitário, tolhendo a imensa contribuição que as mulheres poderiam ter dado ao progresso da humanidade nesses últimos milênios. Tomara que esse grande erro seja logo sanado e possamos progredir para um futuro breve em que mulheres e homens, irmanados em um só gênero humano, contribuam em bases iguais para a prosperidade e a felicidade do gênero humano neste planeta e em outros que vierem a ser habitados pelos humanos.

Quem rouba mais no Brasil; os políticos, os empresários ou os banqueiros? 10/12/2015

Não tenho um levantamento contábil dessa roubalheira, mas a minha impressão é de que os banqueiros superam os empresários, que, por sua vez, superam os políticos. Mas isso é só um palpite.

Deputados, senadores e presidente da república deveriam ser obrigados a terem curso superior? 10/12/2015

Não. Mas acho que para se candidatar a qualquer cargo político, municipal, estadual ou federal, seria preciso passar em um exame de suficiência de conhecimentos e domínios de habilidades políticas. Isso não requer nível superior. Já o nível médio eu acho que seria necessário, para que a pessoa pudesse ter um entendimento maior do que leia, para que seja capaz de argumentar com mais lógica e propriedade, para que seja capaz de elaborar e redigir projetos e coisas do tipo. E, se fosse possível aferir, ser aprovado em um exame clínico de honestidade. Porque isso seria para os eleitores aferirem e não votarem em desonestos. Mas os eleitores votam em desonestos, muitas vezes, inclusive, querendo se valer da desonestidade deles em proveito próprio.

Porque a maioria dos ventiladores começam na velocidade máxima? 10/12/2015

Porque propicia um maior torque inicial para tirar o eixo do repouso e lhe dar rotação. Depois de estar rodando, fica fácil alterar a rotação.

Qual sua opinião a respeito das atuações de Carlos Marighella e Carlos Lamarca sob o regime civil-militar brasileiro? 10/12/2015

Não me detive no estudo sobre a história da ditadura militar e sobre a atuação dessas pessoas. Não me sinto capaz de responder satisfatoriamente.

Não acha o inglês um idioma muito feio? 10/12/2015

Não. Acho o alemão, o holandês, o sueco, o dinamarquês, o norueguês, o finlandês, o russo, o polonês e outros parecidos feios. Mas o inglês não. Para mim os mais bonitos são o francês e o italiano.

Tragam um Oscar para esta Mulher!!! https://www.facebook.com/ExOtario1/videos/926239410746258/ 10/12/2015

É verdade tudo o que ela disse. Justamente para que isso não aconteça é que luta o feminismo. Para que haja igualdade de direitos, deveres, oportunidades e responsabilidades entre homens e mulheres. Em tudo. Tudo o que ela disse que os homens sofrem tem que ser igualmente sofrido pelas mulheres, de acordo com o feminismo. O machismo e o femismo é que acham que as desigualdades entre os gêneros devam existir. O feminismo e o masculinismo, por sua vez, em verdade, consideram que exista um gênero só: o humano.

Que tipo de desastre natural mais te assusta? 10/12/2015

A queda de um grande meteoro.

Professor, segundo a filosofia e a sociologia, o que é política? 10/12/2015

Política é o conhecimento, a habilidade e a atividade de administrar a sociedade de modo global, isto é, não especificamente sobre algum aspecto, como comercial, financeiro, educacional, sanitário, religioso ou seja o que for. É a arte de gerir os aglomerados humanos para que possam conviver em harmonia e que os esforços de cada um sejam canalizados para o bem de todos.

Por que chamam Olavo de professor sendo que ele parou de estudar na quarta série? (Sim, ele já comentou isso no Twitter várias vezes). 10/12/2015

Ora, porque ele exerce a atividade de ensinar, mesmo que não seja em escolas, mas por meio de seus artigos e vídeos. Se bem que eu discorde da maior parte do que ele diga. Apesar de não ter feito estudos formais ele tem bastante conhecimentos sobre filosofia e outros assuntos. Vários, contudo, inteiramente equivocados. Todavia é válido chamá-lo de professor.

Vi sua resposta sobre o esperanto. Há muitas utilidades, sim. Mais do que você pensa. No Brasil, há quem ganhe viagens (para outros estados e para a Europa) com voo e hospedagem sem custo graças ao esperanto (eu, por ex). É um idioma com apenas 127 anos, certamente não se pode comparar com o inglês. 10/12/2015

Publicado para conhecimento geral.

Aprender todo dia um pouco de um assunto também é neurobica? Pelo que li por aí, quanto mais coisas você aprender com bastante frequencia, mais sua capacidade de aprendizagem melhora. 10/12/2015

Sim, é. Sempre é bom estar se inteirando de novos assuntos e aprendendo sobre coisas, fatos, procedimentos, habilidades. Isso estimula o cérebro. Especialmente se o aprendizado envolver, simultaneamente, várias áreas do cérebro, como é o caso de se tocar um instrumento musical, pilotar um novo tipo de veículo, praticar uma nova atividade física, como um novo passo de dança, aprender a cozinhar, a costurar, a bordar, a tricotar, a pintar, a esculpir, a construir móveis, a fazer artesanato, consertar relógios. Da mesma forma que ler, escrever, falar e entender um novo idioma. Mas também é bom, simplesmente adquirir conhecimentos ou, mesmo até, só ler, por deleite, romances, contos, poesias. Uma boa é escrever poemas. Ou, simplesmente, escrever.

Ernesto, eu ainda primo bastante no que se refere à "beleza" na escolha de alguém do sexo oposto para um relacionamento. Logicamente que há outros fatores para que eu determine a escolha. O que você acha desse tipo de atitude? Preciso mudar e "evoluir"? Ou manter essa minha atual convicção? 10/12/2015

Precisa evoluir sim. Porque a beleza é um fator relevante, sem dúvida, mas, uma vez iniciada a relação amorosa, não havendo outras razões além da beleza, ela não conseguirá se manter de modo firme e estável. Além da beleza é preciso encontrar outras razões para que a atração amorosa se estabeleça, como a sensualidade, o carinho, a inteligência, a cultura, o bom coração, a boa educação, a elegância, o bom caráter, o compartilhamento de interesses, a coincidência de visões de mundo e outros ainda que, associados à beleza, propiciarão uma admiração pela outra pessoa, que é a base para que aconteça o amor e o desejo de se firmar uma relação amorosa.

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Professor, porque dentro do Brasil não há tanto investimento de dinheiro privado para pesquisas cientificas?Eu li e vi algumas reportagens que empresas lá fora dão o dinheiro pra pesquisas e aqui não, pq? 10/12/2015

Porque os empresários brasileiros preferem comprar a tecnologia desenvolvida no exterior, que fica bem mais barato do que desenvolvê-la aqui. Como consideram que o que se investe em pesquisa aqui não dará retorno, porque o pessoal prefere comprar o que foi desenvolvido lá fora, ficam desestimulados de aplicar dinheiro em pesquisa nacional.

Como ser mais eficaz nos estudos? Eu troco de assunto de acordo com o aprendizado? 10/12/2015

A melhor maneira de aprender algo é estudar para ensinar aquilo. Considere que você tenha que dar aula do que está estudando e prepare-a. Inclusive escreva um livreto para que outros aprendam o assunto. Valha-se de várias fontes de consulta mas escreva um texto de sua própria lauda, com sua própria argumentação.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails