terça-feira, 11 de outubro de 2016

Estudei Filosofia, e antes disso Letras e Direção Teatral, sou compositor e grande amante de teoria poética, jogos de tabuleiro, ciência simbólica e mitologia. Para a turba de tecnocratas, eu não passo de um delirante idealista: que alívio! O mundo precisa de mais conquistadores do inútil. 28/02/2016

Sem dúvida é bom que pessoas se dediquem ao conhecimento desses assuntos mencionados. Mas é preciso que esse conhecimento seja tomado como um saber antropológico e não, como alguns pretendem, que, por exemplo, os conhecimentos sobre wicca possam ter efeito real sobre as ocorrências da vida. Do mesmo modo que a ciência simbólica tem que ser estudada como uma manifestação humanística de crenças no poder dos símbolos, sem aceitar que tal poder exista, de fato. Mas eu acho interessante que toda pessoa, mesmo que se dedique primordialmente às humanidades, também se inteire de conhecimentos científicos e tecnológicos, do mesmo modo que os cientistas e tecnocratas precisam ter conhecimentos humanísticos também. Senão a pessoa fica bitolada em um aspecto da realidade e não a vê em sua totalidade. Nesse sentido eu gosto muito dos escritos do Joseph Campbell e do Mircea Eliade.

Sabemos que acreditar em pseudociências faz mal, poderia me dar alguns exemplos? 28/02/2016

Não que faça mal, mas que seja uma enganação, um embuste. Como acreditar que a data do nascimento, em razão da posição celeste dos astros nesse dia, possa ter alguma influência no desenrolar dos acontecimentos da vida de uma pessoa ou em sua personalidade? Isso é uma baboseira sem tamanho e pode ser facilmente contestada por qualquer análise estatística de dados a respeito de pessoas que tenham nascido em uma mesma data. Ou que a soma dos números associados às letras do nome de alguém possa ter alguma influência, também, em seu caráter e nos fatos de sua vida, como, por exemplo, ser feliz no casamento em função dos números do nome do cônjuge? Do mesmo modo que o fato de se diluir cada vez mais uma solução de algum composto químico potencialize o seu efeito no organismo. Ou que cortar o cabelo na fase crescente da Lua o fará crescer? Enfim, o número de crendices infundadas desse tipo é enorme e basear as tomadas de decisão da vida em função delas é uma total perda de propósito e de tempo.

Prof, qual livro de física radiológica vc indica? 28/02/2016

Não conheço.

O dacaimento radioativo é dado como exemplo de uma efeito que nao precisa de causa. Mas a causa desse evento não é a instabilidade do atomo?como a taxa neutron/proton muito baixa 28/02/2016

Isso não é causa. É condição. Condição possibilita, causa provoca. A instabilidade do átomo possibilita o decaimento radioativo, mas não o provoca.

Por que as vezes os cientistas são tão arrogantes, ou pelo menos parecem ser? 28/02/2016

Não me consta que cientistas sejam arrogantes.

Boa noite, usuário do Ask. Algumas pessoas acham que sou virgem. Isso me incomoda porque eu definitivamente não sou. São pessoas do meu ambiente de trabalho que acham conhecem toda minha vida pelo simples fato de trabalhar comigo. Como eu deveria lidar com essa situação? Obrigado, grande abraço. 28/02/2016

Acho que você não tem que ligar a mínima para o que pensem de você. Se acham que é virgem, que achem. Qual o problema em ser virgem?

Professor, já imaginou que Deus possa residir justamente na completa abstração da lógica humana, longe de toda racionalidade?que somos limitados demais para compreender um ser infinitamente superior?que sua existência não pode ser provada pela razão e nem por isso ele deixa de existir? 28/02/2016

Não. Acho que, se Deus existir, será possível se encontrar evidências ou comprovações de tal fato. E isso ainda não foi achado. Claro que tal situação não garante que Deus não exista, mas é um indício fortíssimo no sentido de sua não inexistência. Por outro lado, se existir e for um ser tão extremamente esquivo que não se permite revelar a ninguém, então, não há razão nenhuma para supor que exista. O correto é, assim, supor que não exista até que algo possa mostrar que exista. Mas tem que mostrar de modo inequívoco.

Como ser um excelente aluno de Matemática no ensino fundamental e médio? 27/02/2016

Para começar, adorando matemática. Isso é a mais importante condição, sem a qual não se consegue ser um excelente aluno de coisa nenhuma. Tem que ser fascinado pela matemática. Depois se dedicando a aprender matemática sem se limitar ao que é pedido nos exames escolares e ao que o professor ensina. Pegue outros livros, vários livros e vá mergulhando no que eles ensinam sem se preocupar se é assunto de prova ou não. O assunto de prova você aprende na própria aula, pois tem que prestar a máxima atenção e discutir com o professor até que não reste nenhuma dúvida sobre o que está sendo dado naquela aula.

É possível uma pessoa ter muitos conhecimentos nas áreas de Ciências Humanas e Exatas ao mesmo tempo? 27/02/2016

Claro. Inclusive biológicas e artes também. Isso é que se chama polimatismo, que é uma situação perfeitamente normal e encontradiça numa pequena fração da humanidade. São pessoas cujo interesse não consegue ser limitado por nada. Ela quer saber tudo a respeito de todas as coisas e consegue. Ela frui o máximo de prazer em estudar e aprender de tudo e não só o que se pede para os exames escolares e concursos vestibulares e similares.

Seguindo os métodos de Pierluigi Piazzi uma pessoa pode realmente ficar mais inteligente? 27/02/2016

Pode sim, em certa medida. Os exercícios neuróbicos e os conselhos do Pier são capazes de fazer subir o QI de uma pessoa de 10% a 20%, se ela se dedicar com afinco ao projeto de ficar mais inteligente. Note que isso é um programa de tempo integral, a ser levado durante o tempo todo em que se estiver acordado, ao longo de meses a fio. E depois tem que continuar pelo resto da vida, pois a inteligência pode diminuir também, se não for constantemente estimulada. É um programa que não admite o menor resquício de preguiça.

Quais tipos de livro que mais aumentam a inteligência? 27/02/2016

Os mais desafiantes, os que contêm tramas complicadas, que exigem grande atenção na leitura, que desafiam a mente a querer adivinhar o que vai acontecer. Os que possuem um linguajar que requer constantes consultas ao dicionário. Em suma, os livros que deem muito trabalho para serem lidos. Livros de divulgação científica são muito bons para desenvolver a inteligência, desde que não sejam elementares. Daqueles que você precisa ficar voltando atrás para reler o que já leu para entender o que está lendo.

O bóson de Higgs é responsável por intercambiar energia em massa? 27/02/2016

Não. O bóson de Higgs, com sua interação com as demais partículas (e com outros bósons de Higgs) estabelece o valor da massa da partícula, como sendo uma medida dessa interação. Se uma partícula se transmuta em outra, com outras características, sua interação com os bósons de Higgs terá outra intensidade e portanto, ela terá outra massa. A diferença das massas é convertida em energia cinética das partículas e em energia radiante de fótons que, por acaso, sejam emitidos. Mas a transferência dessa energia é feita pelo bóson mediador da interação que provocou a transmutação, que pode ser a forte ou a fraca. No caso, os bósons são os glúons e os W e Z.

Tenho 14 anos amo ler, jogar xadrez e estudar Matemática e Física. Futuramente eu posso ter um QI elevado ? 27/02/2016

Se você demonstra esse pendor, provavelmente você já tem um QI elevado.

Tenho 14 anos, resolver muitos exercícios de Matemática pode fazer com que eu me desenvolva intelectualmente ? 27/02/2016

Pode, especialmente se forem exercícios para demonstrar fatos e relações e, principalmente, problemas sem dados numéricos, isto é, com valores puramente representados por letras. Note que o mais importante é solucionar problemas e não resolver exercícios. Problemas são aquelas questões em que se tem que pensar muito para descobrir o modo de serem solucionadas.

Aprender latim pode tornar uma pessoa mais inteligente? 27/02/2016

O aprendizado de qualquer idioma novo é um grande estímulo para o aprimoramento da inteligência. O Latim, o Grego e o Alemão são especialmente bons para isso, em razão de sua dificuldade para os falantes de português.

Quais os passos para estudar algo com eficiência ? 27/02/2016

O primeiro e o mais importante e fundamental, imprescindível, é ter uma verdadeira fascinação pelo assunto. Ter um genuíno interesse e uma grande disposição para ficar por dentro do assunto, por mais dificuldade que o seu aprendizado apresente. Isso posto, há que se começar pelo aspecto conceitual, lendo o maior número de livros de divulgação sobre o tema. Estando inteirado do que se trata, então pegam-se os tratados sérios sobre o assunto para estudar. É preciso não consentir em passar para a próxima página sem ter entendido completamente a que acabou de ler. Note que a eficiência não é algo importante, pois ela significa que o processo de aprendizagem esteja sendo um processo fácil. Isso não é importante. Pode ser difícil. Não tem problema. O importante é a eficácia, isto é, que o aprendizado tenha sido completo, profundo e abrangente, levando a pessoa a ter o entendimento e a compreensão plenas do que se trata.

O senhor acredita piamente que o elétron seja realmente uma partícula elementar? 27/02/2016

Sim, ora. Por todas as informações disponíveis até o momento não há indício nenhum de que o elétron seja constituído de componentes mais elementares do que ele (como acontece com os prótons e nêutrons). Então não se trata de "acreditar", mas de "saber", em razão dos dados disponíveis, que o elétron, de fato, é uma partícula elementar.

Saudações Professor, qual a melhor forma de estudar Matemática ou qualquer outra Ciência Exata? e como eu poderia aumentar o meu QI ? 26/02/2016

Para estudos autodidáticos eu recomendo o método usado pela Coleção Schaum, em que se é apresentado um resumo da teoria, seguido da solução de exercícios e problemas que justifiquem a teoria e pela proposição de outros exercícios e problemas de treinamento. Há livros dessa coleção a respeito de quase todos os temas de matemática e física.
https://www.google.com.br/search?q=cole%C3%A7%C3%A3o+schaum&espv=2&biw=1920&bih=914&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwigsuvgr5bLAhVKlZAKHetuCa4QsAQIKA&dpr=1

Professor, como evitar erros simples em provas de exatas? Erros bobos podem comprometer as notas (muitas vezes os professores corrigem no esquema 'tudo ou nada'). 26/02/2016

Não comete esses erros simples quem já tem uma bagagem matemática bem estabelecida desde o ensino fundamental. A maioria desses erros bobos se refere a conteúdos do ensino fundamental. Então é preciso que a pessoa, ao ter feito o Ensino Fundamental, tenha assimilado seus conteúdos com firmeza, de modo a ter adquirido uma boa base. Se essa base não ficou estabelecida, sua formação não é fácil em um prazo hábil. Existem livros de matemática para adultos que resumem esses conteúdos. Vou procurar descobrir algum e passar.

Opinião sobre Tomás de Aquino? 26/02/2016

Considero-o extremamente inteligente, lógico e didático. Sua argumentação é muito bem feita. Todavia ele peca por não ser um livre pensador e não ser cético. Ele parte do pressuposto, inteiramente não filosófico, de que o conteúdo da Bíblia é uma revelação divina de veracidade inquestionável. Nesse sentido ele filosofa como teólogo, o que é um grave erro. Então ele força os argumentos para que levem a conclusões de acordo com o que diz a doutrina católica. Uma pena. Ele poderia ser um excelente filósofo, como o foram seus quase contemporâneos Duns Scoto e William of Ockham.

Se no bacharelado de física aprendemos quase que o mesmo tanto de matemática que em um bacharelado de matemática, uma pessoa formada em física consegue se especializar para trabalhar com biomatemática? 26/02/2016

Certamente que sim.

Leia o que o Olavão acha sobre esta expressão horrorosa que você usa: "Há que se". https://olavodecarvalhofb.wordpress.com/2015/08/24/transcricao-cof/ ... Só um analfabeto mesmo acha essa expressão aceitável. 26/02/2016

Acho que essa expressão é inteiramente adequada quando for cabível. Sem o menor problema e, para mim, até mesmo, elegante. Se a opinião do Olavo é outra, o problema é dele.

Ernesto, qual seu nível de conhecimento musical e quando começou a estudar tais temas? sabe tocar algum instrumento? 26/02/2016

Comecei a estudar piano e teoria musical aos nove anos de idade e parei aos doze. Ou seja, estudei quatro anos. Isso já me forneceu uma boa base de música. Mas ainda não me adentrei, por exemplo, em harmonia, contraponto, composição, orquestração e muitos outros itens requeridos para que se possa ser considerado um compositor (de música clássica). Todavia também, diletantemente, estudei bastante história da música (clássica, novamente) e me inteirei das formas, das estruturas, dos estilos, das escolas e outros temas conectos. Como, desde criança, acostumei a ouvir cotidianamente algumas horas de música clássica, sempre procurando saber o autor, o intérprete, o gênero, a época, o estilo e outras informações sobre a peça, posso dizer que tenho um razoável conhecimento, que me capacita a produzir o programa que faço na rádio da universidade federal de viçosa, toda quarta feira, das 20 às 22 horas. Ele pode ser sintonizado pela internet em www.rtv.ufv.br.

Comente: "Tudo é energia..." 26/02/2016

Acontece que não é. Energia é uma propriedade dos sistemas físicos que os capacita a fazer algo. Ações requerem energia. Mas nem tudo são ações. O Universo, antes de exibir ocorrências que se deem com seus sistemas requer que eles sejam estruturados de alguma forma que possibilite a execução de ações. Então estruturas são outra faceta da realidade de máxima importância. Pode-se dizer que a realidade física, além de seus constituintes, que são matéria, radiação e campos, possui as estruturas que são formadas por esses constituintes e as ocorrências que se dão com essas estruturas. As ocorrências envolvem dois tipos de fenômenos: movimento e interação. Em ambos se apresenta o atributo energia, requerido para que as ocorrências se deem. Mas não se requer apenas energia. Há outros atributos necessários para este ou aquele tipo de ocorrência, como momento angular, carga elétrica ou algo mais. Sem contar, é claro, com a estrutura adequada. Portanto, nem "tudo" é energia. Especialmente considerando que energia não é um tipo de entidade e sim uma propriedade das entidades. Isso é importantíssimo ficar bem entendido. O Universo não é feito de "matéria e energia", como alguns proclamam. Ele é feito de matéria, radiação e campos que podem ou não possuir energia.

Ernesto, você aprendeu inglês ainda na faculdade? 16/02/2016

Não. Aprendi no ginásio e no científico.

Você domina o conhecimento teórico de todos as práticas espiritualistas como Bardonismo, Caoísmo, Thelema, Alquimia, Sufismo e por aí vai ou só das religiões populares? 26/02/2016

Não. nem das religiões populares eu conheço todas as práticas espiritualistas. Espiritualismo, para mim, não tem nada a ver com religião. É uma atitude mental de se ocupar com os temas mais elevados e focar a atenção nos aspectos mais filosóficos da vida, mais significativos. Sem a menor relação com qualquer divindade ou com qualquer pretensão de se obter a salvação da alma ou encerrar o ciclo de reencarnações. Alma não existe, nem céu, nem inferno, nem Deus. Portanto a espiritualidade é algo inteiramente mental. É uma ocorrência que se dá no organismo da pessoa. Envolve razão e emoção. Mas também envolve ação. Ação de fazer o bem, sem pretender recompensa e nem reconhecimento. Não é preciso se ater a práticas estabelecidas. A espiritualidade é uma atitude de vida. Um modo de encarar a vida que se pratica a todo momento, no que quer que se esteja fazendo. Não é preciso nenhum ambiente especial, nenhuma postura especial, nenhuma condição especial.

O que estarias a fazer neste momento se não existisse Internet? 26/02/2016

Agora estou trabalhando e, enquanto um serviço vai para a impressão, dou uma passadinha por aqui. Todavia, antes de haver internet, eu fazia um monte de coisas, mesmo, inclusive, antes de ter computador sem internet. Para começar, sempre li muito e levo um dos livros que estou lendo comigo para todo lado. Assim, se aparecer alguma oportunidade, eu leio. Se estou em casa, vivo arrumando, organizando, guardando, classificando, consertando, enfim, fazendo inúmeras coisas. O que não existe, para mim, é tédio. Também aproveito todas as vaguinhas de tempo para escrever, o que adoro fazer. Ou pintar quadros, ou desenhar, ou tocar música no teclado. Também gosto de criar programas. Enfim, adoro inventar moda e caçar sarna para me coçar.

Professor de acordo com Harris, o "Eu" é uma ilusão. Concordas? Se não, imagino que já tenha lido seu livro sobre o livre-arbítrio, por quê não? 26/02/2016

Tanto nesse livro quanto no outro sobre espiritualidade sem religião e no sobre a paisagem moral, ele considera esse assunto da inexistência do eu. Concordo e discordo dele em termos. Depende do que se considera como sendo o "eu". Se se considera o "eu" como uma espécie de entidade que existiria por trás das percepções e da memória e que seria o "dono" da mente, realmente não existe tal tipo de coisa. Todavia ainda pode se dar o nome de "eu", à noção que se tem de si mesmo, isto é, uma percepção interna global que o cérebro faz do próprio organismo e que o faz ver a si mesmo e a todo o organismo como algo. Esse algo pode ser chamado de "eu", desde que se fique claro que não é uma entidade. É uma espécie de "imagem" que o cérebro constrói. Como ele constrói imagens mentais do que se vê, do que se ouve e do que se percebe por qualquer dos sentidos (que são uns vinte). Acho interessante a leitura dos livros do António Damásio sobre o assunto. Ele tem uns quatro livros a respeito. Quanto ao livre arbítrio, é outra discussão que poderei fazer em outra questão.

Vc se irrita quando te "corrigem"? 26/02/2016

De modo nenhum, pelo contrário. Fico agradecido porque assim não erro mais.

Quais as vantagens de se aprender inglês? 25/02/2016

Atualmente a maior parte da divulgação de conhecimentos em todas as áreas, quer em livros, jornais e revistas, bem como pela internet, em todos os países do mundo, é feita em inglês, de modo que sem saber inglês se fica muito limitado ao acesso de informações. Além disso, a qualquer lugar que se vá no mundo, fale-se o idioma que se fale, encontram-se pessoas que falam inglês, de modo que se pode comunicar.

Poderia me explicar o que seria o anarquismo? Não a etimologia da palavra. 25/02/2016

Anarquismo é a doutrina e o movimento que pretende estabelecer a anarquia como modo de se estabelecer a sociedade no mundo. Anarquia é o modo pelo qual a sociedade funciona perfeitamente sem a existência de governo e de um estado político que o mantenha. É um mundo sem fronteiras, sem mando e nem obediência. É uma sociedade em que todos agem de forma correta, sem desonestidade e nem crime, sem competição e sim com colaboração. Todos trabalhando para o bem de todos com o maior afinco e dedicação. Sem preguiça e sem cobiça. A forma comunista de anarquismo, que considero a única válida, também abole a propriedade privada, com a coletivização de todos os bens e a abolição da moeda. Tudo fica de graça e não se ganha nada pelo que se faz. O produto do trabalho é doado à comunidade por todos, de modo que não falta nada para ninguém. Não há ricos e não há pobres. De cada um segundo sua capacidade, a cada um segundo sua necessidade. Nada é de ninguém e tudo é de todos. Comunitário. Compartilhado. Inclusive maridos e mulheres. Isso só se alcança com uma sociedade de pessoas extremamente virtuosas. Por isso é que a anarquia não pode ser imposta por nenhuma revolução. Ela tem que ser atingida por meio da evolução civilizatória da humanidade. Esse trabalho cabe à Educação. Mas é um processo muito longo, da ordem de várias dezenas de gerações, o que envolve séculos ou, até, milênios. Mas é preciso que nos empenhemos desde agora para que o mundo, daqui a uns milênios, se torne esse paraíso que é a anarquia.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails