sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Citei a cultura cristã porque é a mais interessante, mas pode ser qualquer outra. Só estou colocando aqui que racionalmente tendo em vista o conceito do que chamamos de alma e salvação, você estando aos 45:00 do 2° tempo será que é racional acreditar durante o acrécimo ou perder a eternidade?

Acreditar na existência de algo como a alma, que sobreviveria à morte do organismo é que é irracional. Todavia, se isso existisse, porque o fato de não se crer acarretaria a danação dessa alma? Por outro lado, porque a cultura cristã é mais interessante? Estou plenamente convencido de que minha morte será a extinção definitiva de meu eu e não tenho apreensão nenhuma quanto a isso. Inclusive não vejo que, se eu estiver errado, como Pascal supunha, isso me traria alguma consequência desastrosa. A não ser que o Deus, se existisse, fosse um ser inteiramente mesquinho, ciumento, egocêntrico, malvado e por aí vai. Um ser do bem, como se considera que Deus seria, não pode condenar quem não creia nele se essa crença é sincera e se a pessoa é uma pessoa íntegra, justa, bondosa, verdadeira, honesta, enfim, "do bem". Como não pode condenar quem seja partidário de outras fés, se nelas essa pessoa também for sincera. A concepção calvinista da salvação pela fé é inteiramente despropositada. Todavia o Deus que a Bíblia e o Corão descrevem não é um ser do bem.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails