segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Ernesto, você acha plausível que o relativismo estético, tanto nas artes visuais quanto na música, tenha como fonte o efeito Duning-Kruger? É possível que os adeptos disto não consigam, por elas mesmas não terem as habilidades envolvidas, diferenciarem a boa obra da má obra?

Não é tão simples assim. Nem o valor estético de alguma obra em alguma cultura pode ser aferido pelos critérios de outra cultura nem, tampouco, é impossível fazer comparações valorativas de obras entre si, tanto de uma mesma cultura quanto de culturas diversas. Claro que um juízo artístico de valor requer uma grande familiaridade e conhecimento da arte envolvida, em suas manifestações em diferentes culturas. Não só arte, mas costumes e comportamentos. A moral e a ética são outra questão que não vou abordar agora. Nem compartilho com o conceito de que, por exemplo, a cultura ocidental, a árabe, a chinesa, a indiana, a japonesa, ou qualquer outra seja superior às outras, nem acho que, por exemplo, uma oca indígena seja uma obra de arquitetura comparável, por exemplo, ao Taj Mahal. De fato, quem não tenha uma boa noção de arte, pensa que saiba fazer julgamentos artísticos, como menosprezar a pintura abstrata em relação à figurativa, mesmo na arte ocidental. Porque, em verdade, não consegue distinguir uma obra de arte abstrata de uma mistificação. Isso vale para literatura, poesia, música, cinema, teatro, escultura, pintura, arquitetura e todas as artes. Nem abraço o relativismo estético nem a concepção de que alguma cultura seja intrinsecamente superior a outra. A questão é comparar cada obra, individualmente, com cada uma outra.

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