segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Olá, o senhor lê um livro por vez ou vários de uma vez só? Qual seria o método mais efectivo?

Sempre leio mais de um livro em paralelo. Geralmente uns três ou quatro, o que me dá uma média de leitura de um por semana. Faço isso porque, lendo só um de cada vez, fico saturado do mesmo assunto e começo a me dispersar. Variando o assunto, cada vez que eu retomo a leitura, parece que minha mente fica mais aberta para a assimilação do assunto de novo. Pode ser que isso não funcione para outras pessoas, mas, para mim, que tenho um leque bem aberto de interesses, é muito bom. Ou seja, é mais eficaz. Mas é menos eficiente, pois a cada retomada, em geral, eu tenho que voltar atrás um pouco, para pegar o fio da meada. Mas eu nunca me preocupei com a eficiência e sim com a eficácia. Não ligo para fazer nada depressa e sim para fazer muito bem feito. Como não ligo para os custos, tanto em termos de tempo quanto de esforço e, até, de dinheiro. Sou perfeccionista. Todavia, há quem dê mais valor ao lucro, e este também se liga à redução dos custos. Como não sou capitalista, lucro, para mim, é menos importante, exceto o lucro em termos de aquisição de conhecimentos e habilidades, mesmo que inúteis. O que me importa é o bem do mundo.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails