segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Se o mundo inteiro falasse apenas uma língua, isso seria algo bom ou ruim? Lembrando que as línguas estão desaparecendo aceleradamente hoje em dia graças a globalização e ao neocolonialismo, onde línguas que tem a economia mais forte dominam as outras. Será q vale a pena perder uma parte da cultura?

Acho que a diversidade de línguas é uma riqueza cultural da humanidade que deve ser preservada. Por outro lado, acho que todos serem capazes de se comunicar em uma língua mundial é algo muito bom. Então acho que todos devem ser, pelo menos, bilingues, falando a sua original e a outra, internacional. Todavia vejo que o esperanto, por exemplo, não pegou por sua artificialidade. Penso que deva ser algo espontâneo. Já foi o grego, depois o latim, depois o francês, agora o inglês. Pode vir a ser o mandarim e, quem sabe um dia, o português. Acho globalização algo excelente, mas não acho que a globalização tenha que ser feita em detrimento das culturas locais. Tudo pode ser preservado e, ao mesmo tempo, promovida uma forma de integração mundial.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails