quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Legal os seus brinquedos! Mas acho que quando eu tiver filhos vou querer impor que eles estudem muito, sobre vários assuntos, desde matemática a línguas; mas não sei se isso é correto

A questão não é impor. É cativar para que eles queiram estudar porque estejam gostando. Para isso o ambiente familiar tem que ser um ambiente de estudo. Tem que ter uma biblioteca. O pai e a mãe têm que ser estudiosos e não dos que ficam vendo televisão. Então a criança vai querer imitar. Minha família é de intelectuais há muitas gerações, tanto a paterna quanto a materna. Todos os tios e tias, dos dois lados eram assim. Tinham bibliotecas, eram professores, advogados, médicos pesquisadores, engenheiros (formados no ITA). Não tive parentes comerciantes, fazendeiros, exceto um tio do meu pai que era dono de uma fábrica de anilinas para tingir roupas. Mas ele também era um intelectual e tinha uma vasta biblioteca. O pai do meu pai era professor universitário de Russo e Tcheco e falava mais seis idiomas. O pai da minha mãe era médico da marinha e pesquisador da cura da beriberi. Um irmão dela era médico pesquisador da cura da tuberculose. Meu pai era professor de história e geografia e tinha cursado direito sem terminar, pois fora transferido do seu trabalho também no antigo IAPC do Rio para Barbacena, onde foi ser o gerente da agência recém-fundada, em 1951. Fui criado em um ambiente de leitura e estudos. Para que seus filhos queiram estudar, estude diante deles e com eles, do mesmo modo que sua mulher. Eles vão achar que estudo é algo bom de se fazer. Principalmente à noite, não fiquem vendo televisão. Fiquem lendo e estudando. Ajudem eles a fazer suas tarefas.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails