segunda-feira, 21 de maio de 2018

Quais são os três principais desvios do professor em sala de aula na atualidade? Pode citar outros mais se quiser.

Primeiro: Pretender que a turma fique quieta e passiva assistindo sua aula expositiva. O professor tem é que fazer a turma toda participar, interativamente, trabalhando, andando pela sala, juntamente com o professor, pesquisando, em vários livros, na internet, pelo celular, discutindo uns com os outros. Então o professor cataliza a discussão, perguntando a todos o que encontraram e fazendo a síntese, corrigindo os enganos.
Segundo: Priorizar as aplicações em detrimento do entendimento, da compreensão, da conceituação, da discussão do valor daquele conhecimento. Preocupar com o que cai no ENEM e não e fazer o estudante entender como o mundo funciona. É preciso treinar habilidades e não só passar conhecimentos. Mas passar conhecimentos de modo fundamentado e discutido, deixando os alunos o contestarem.
Terceiro: Omitir-se em relação à formação ética do caráter do aluno e dos demais temas transversais, jamais os abordando, nunca os discutindo. É preciso polemizar, justamente os temas controvertidos, levantar as questões preconceituosas. Discutir os problemas de intolerância. Contrariar as noções comuns absorvidas pelo convívio familiar e social que sejam nocivas ao bem do mundo. Não importa a disciplina que lecione. Todo professor, antes de tudo, um educador.
Leia estes dois artigos:
http://www.ruckert.pro.br/blog/?p=4538
http://www.ruckert.pro.br/blog/?p=4518

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails