segunda-feira, 21 de maio de 2018

Você conhece a pirâmide de aprendizagem de William Glasser ? E a taxonomia de bloom ? qual o melhor e qual sua opinião sobre elas ?

Em relação à pirâmide de Glasser eu concordo mas faço uma alteração. Começando do alto eu colocaria a seguinte ordem:
Escutar, Ver, Ver e Ouvir, Ler, Discutir, Escrever, Ensinar.
Em relação à taxonomia de Bloom, estou mais de acordo com os verbos da forma dita "revisada". Sempre usei essa taxonomia, inclusive na preparação das matrizes de questões de prova que elaborava. Em verdade eu usava uma matriz cúbica, com os objetivos como linhas, os conteúdos como colunas e os níveis de dificuldade como varetas de profundidade. Acho que todo professor tem que se basear nisso, não só na elaboração de avaliações mas, principalmente, no planejamento das estratégias de ensino para provocar a aprendizagem conceitual, sentimental, operacional (procedural), comportamental e de atitudes.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails