sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Ernesto, quais livros essenciais e básicos sobre anarquismo que poderia me indicar? Li algumas obras de anarquistas, como Orwell e Bertrand Russel em que eles dão algumas noções, mas ainda não li nenhum específico sobre anarquismo propriamente dito, "didaticamente" falando, teria sugestão? Obrigado!

O que é Anarquismo - Caio Túlio Costa
Utopias Anarquistas - Fla´vio Luizzetto
Os Socialismo Utópicos - Jean-Christian Petitfils
História das Idéias e dos Movimentos Anarquistas - George Woodcock
What is Communist Anarchism? - Alexander Berkman
Anarquia, Estado e Utopia - Robert Nozick

Ernesto, quero aprender muito sobre matemática, mas fico pensando se algum dia terei um grau de abstração tão alto quanto outros bons matemáticos. Não sei se algum dia entenderei o Último Teoremas de Fermat, as hipóteses de Riemann, as Conjecturas de Poincaré ou os famosos Teoremas de K. Gödel.

Esses teoremas estão num nível de matemática que só se alcança no doutorado. E fazer doutorado em matemática é só para quem for dedicar a vida a ela mesmo. Se esse for o seu caso, isto é, se seu interesse pela matemática não é para ser usada como um instrumento de apoio de outros conhecimentos e sim um interesse pela matemática em si mesma, você vai chegar a entender esses teoremas sim. Claro que isso vai levar tempo. Terá que fazer quatro anos de bacharelado, dois de mestrado e quatro de doutorado para ser um matemático.

Sobre notas na faculdade, os professores sempre perguntam somente o que ensinam. Aconteceu comigo de pegar muitos livros sobre determinado tema e me matar de estudar. Na hora da prova, tirei nota menor do que quem estudou simplesmente o que foi dado.

Porém você ficou muito mais rica de conhecimentos. Isso é que importa e não a nota que se tira. É preferível tirar nota menor sabendo mais do que tirar nota maior sabendo menos. Certamente que os professore não podem avaliar o que eles não ensinaram. Mas os alunos podem estudar o que o professor não ensinou. Podem e devem.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails