terça-feira, 17 de abril de 2018

ACERTO

Alguma vez consultaste uma vidente? Porque sim/porque não?

Não. E jamais consultarei. Vidência não funciona. É uma total enganação. É preciso esclarecer todo mundo, inclusive a própria vidente, que isso não existe. Nada disso. Nada de mensagens espirituais. Nada de premonições do futuro. Nada de telepatia. Nada de clarividência. Nada de fenômenos parapsicológicos. Tudo isso é mentira.

Ernesto, se em vez de escrever, eu falar em voz alta, terá o mesmo efeito nos estudos? Haverá mesma eficiência e eficácia? É que segundo o Pierluigi Piazzi só está estudando quem está escrevendo.

Falar em voz alta já é uma ajuda, mas muito menor do que escrever o que se está estudando. Mas tem que escrever com suas próprias palavras e não copiar o que já está escrito. O bom é assim: estuda-se o assunto em mais de um texto diferente (uns três) e, então, escreve-se como se fosse um capítulo de apostila para que alguém aprenda estudando pelo que se está escrevendo. Essa é a melhor maneira de aprender. Para melhorar ainda mais, o ideal seria dar uma aula sobre o assunto que se quer saber.

Ernesto, se em vez de escrever, eu falar em voz alta, terá o mesmo efeito nos estudos? Haverá mesma eficiência e eficácia? É que segundo o Pierluigi Piazzi só está estudando quem está escrevendo.

Falar em voz alta já é uma ajuda, mas muito menor do que escrever o que se está estudando. Mas tem que escrever com suas próprias palavras e não copiar o que já está escrito. O bom é assim: estuda-se o assunto em mais de um texto diferente (uns três) e, então, escreve-se como se fosse um capítulo de apostila para que alguém aprenda estudando pelo que se está escrevendo. Essa é a melhor maneira de aprender. Para melhorar ainda mais, o ideal seria dar uma aula sobre o assunto que se quer saber.

Analise este argumento animista de David Hume (hiperlink retificado): http://shorttext.com/898206e2

Isso é totalmente incorreto. Não há nada no Universo como um todo que o faça ter uma constituição análoga à de algum organismo vivo. Não existe isso que ele falou de que as partes de reconstituem. Tudo no Universo vai acontecendo de modo aleatório, claro que havendo influências recíprocas, mas nenhum mecanismo articulado para que as coisas se dêm como se dão. A evolução do Universo é imprevisível. Existem forças atuantes mas os movimentos das partes vão ocorrendo caoticamente. No total há algum comportamento que apresenta alguma ordem, que, nem de longe, reflete a coordenação do funcionamento de um organismo vivo.

Você acha que devemos fazer/praticar o que pregamos ou defendemos ?

Mas é claro que sim. Inclusive em prejuízo pessoal. Senão não seremos coerentes. Eu, por exemplo, como comunista, me desfiz de todos os bens que possuía e dei para os outros, me tornando um "despossuído", um pobretão. Todo o dinheiro que eu ganho em gasto ajudando pessoas em tudo o que posso. Não tenho reserva, poupança, imóveis, nada de bens para deixar de herança.

https://ask.fm/wolfedler/answers/140466700317 Ernesto, mesmo que fosse você o próximo presidente, a próxima seria ultra-péssima do mesmo jeito? Por quê?

Porque nenhuma pessoa vai conseguir mudar a mentalidade do povo brasileiro. E essa bandalheira toda que existe na política é uma consequência da mentalidade do povo brasileiro, que não é honesta, que não é diligente, que é preguiçosa, que é invejosa, que é gananciosa, que não é desprendida, que é aproveitadora, que não é cooperativa, que não é colaboradora, que não é altruísta. Só a educação, ao longo de muitas décadas ou alguns séculos é que vai conseguir mudar essa condição.

O que você acha de políticos que em época de eleições vão até à igrejas/templos para conseguir votos?

Uns hipócritas, nojentos, que não merecem o menor respeito do eleitor e que têm que ser defenestrados da politica na primeira eleição para nunca mais tentar. E que os fiéis na igreja levantem a voz e denunciem para todos a sua hipocrisia. Crucificando, inclusive, o pastor ou o padre que permitiram que políticos invadissem o espaço religioso. A não ser que o candidato, de fato, tenha uma longa história de vida de dedicação à causa religiosa. Mas isso é uma condição prévia. E que ele se comprometa a aplicar todo o dinheiro que ganhar na política nas causas caritativas de sua igreja. E tenha propostas justas, como a da eliminação do dízimo.

Se o você não é anti-semita, então certamente também não é neonazista e não apoia o renascimento dessa ideologia, estou certo? A propósito, o que você tem a me dizer a respeito desse movimento?

Não sou neo nazista e nem tenho o menor interesse em acompanhar esse tipo de movimento. Toda minha família austríaca era da resistência anti-nazista. Sou um comunista e um anarquista. Totalmente oposto a qualquer concepção nazista ou fascista. Abomino Hitler, Mussolini, Franco, Pinochet, Salazar e todos os ditadores de direita, bem como, também, Lênin, Stálin, Mao Tsé-Tung, Fidel Castro e todos os ditadores de esquerda.

Comente: http://shorttext.com/8981ae79

Esse texto não quer dizer nada. De fato os átomos de que sou feito, antes fizeram parte de uma série de outras coisas até que chegaram a mim. Mas isso, absolutamente, não significa que eu "era" essas outras coisas e nem que as coisas que, no futuro, serão formadas pelos átomos que agora fazem parte de mim, serão continuidades de mim. Cada ser não é aquilo de que ele é feito, mas sim aquilo estruturado de certa forma e funcionando de certa forma. Então é o que é. Se mudar a estrutura e o modo de funcionamento (se funcionar) não é mais aquilo que era. Passa a ser outra coisa. Todavia, mesmo essa sequência de seres, formados por conteúdos advindos de outros seres, também pode ser formada por conteúdo surgido sem que tenha sido proveniente de nada que o precedesse. Todo o conteúdo do Universo surgiu sem que fosse precedente de coisa alguma. E mesmo hoje, há formação de pares de partícula e antipartícula sem que seu conteúdo seja procedente de nada anterior. Mesmo as pessoas que acham que o Universo não tenha surgido fortuitamente mas que tenha sido "criado" por alguma entidade extrínseca a ele, admitem que tal entidade o fez sem ter material de que lançar mão para tal, pois, então, nada havia.

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2017/02/1859503-ministros-do-stf-discutem-libertacao-de-eduardo-cunha.shtml

Isso é uma vergonha escandalosa. Soltar o Cunha para ele não delatar e desestabilizar o governo é de uma canalhice inominável. Tem é que desestabilizar o governo mesmo e por todo mundo que seja corrupto na cadeia: políticos, empresários, juízes, promotores, militares, policiais, sacerdotes, sejam quem for, de que partido forem, sejam de direita ou de esquerda, cristãos ou muçulmanos, cariocas ou paulistas, vascaínos ou corintianos, homens ou mulheres, velhos ou jovens, hetero ou homossexuais. Inclusive pessoas comuns ricas ou pobres, patrões ou empregados. Se for corrupto, que vá para a prisão, independentemente de haver ou não lugar nas prisões. E não é para ficar em prisões privilegiadas não. É para ficar no meio dos prisioneiros comuns todos. E não importa se isso vá provocar o caos no país, se vai afundar a economia, se vai dar no problema que der. A ética está acima de tudo e tem que ser restaurada em toda a sua plenitude sem nenhuma desculpa.

Vivemos vidas passadas como outros animais? Já que todos originamos de bactérias há 700 milhões de anos...

Não. De fato somos descendentes de outros animais desde o primeiro ser vivo que surgiu. Mas cada vida é única. O fato de que eu seja descendente do meu pai não significa que eu esteja vivendo a vida dele em uma continuação. A dele começou quando ele nasceu (ou foi concebido) e terminou quando ele morreu. Pronto, acabou. Não continua na vida de ninguém. Nem na minha. E assim por diante com todos os seres. Só que nossas origens não remontam a 700 milhões de anos mas a três bilhões e quinhentos milhões de anos.

Se a maioria da população mundial começasse a andar pelada na rua e em todos os lugares, sem nenhum problema, o senhor aderiria a isso?

Tranquilamente.

Gosto de conversar com idosos, músicas antigas do tipo idade média. Isso é estranho considerando que só tenho 19 anos de idade?

Não é estranho. É apenas incomum. Sendo, contudo, o que lhe dá satisfação, é o que você deve fazer e tirar o máximo proveito, sem se importar com os comentários de ninguém. Tudo o que não for maléfico, isto é, que não causar prejuízo, dor, tristeza, sofrimento, angústia, ou o que quer que seja de ruim para os outros, para a sociedade ou para a natureza (e, inclusive para si próprio) não tem razão nenhuma de ser impedido, proibido ou evitado, por mais estranho e incomum que pareça. Só alguns casos, mesmo que não provoquem sofrimento, podem ser considerados como não permitidos por provocar um espanto muito grande, como andar nu pela rua, defecar em público ou copular em público. Da mesma forma que algo que não provoque mal diretamente mas incite a que outros façam algum mal.

Qual ésua opinião a respeito de certas pessoas em Sentir prazer com sofrimento alheio?

Que possuem uma patologia malsã que precisa ser corrigida por algum tratamento. Isso é, realmente, anormal. Não se pode admitir que uma pessoa possuidora de tal doença aja livremente na sociedade. É pior do que uma esquizofrenia. Tão ruim quanto uma paranóia. Aliás, é um tipo de paranóia.

Interessante. Poderia-nos citar um exemplo de como ocorreria essa unificação entre justiça e bondade na prática?

Ora, toda justiça, de fato justa, é bondosa. Porque a justiça corresponde a conceder a cada um o que merece. E, normalmente, a não conceder a quem não merece. Isso é bondade, porque é educativo. Se não se punir quem merece ser punido, está-se fazendo uma maldade, não só para a sociedade, mas para ele mesmo, que, assim, pensará que não tem problema cometer malvadezas. Por outro lado, é possível, por bondade, se conceder algo a quem não mereça, mas, em geral, não é bom. Porque o bom é que a pessoa veja que o que ganhou, mereceu ganhar. Além do que fica injusto para com quem também não mereceu, mas não ganhou. Mas é claro que, em muitos casos, por bondade, pode-se conceder algo a alguém, mesmo que não tenha merecido, simplesmente porque não tinha nenhuma condição para merecer. Como dar comida a um mendigo faminto. O que ele fez para merecer? Nada. Mas é bondade e, portanto, é justo, lhe dar comida. E a grande bondade é a sociedade conceder a todos a oportunidade de merecer tudo de bom que possa ser alcançado. Punir um culpado, todavia, não é maldade nenhuma: é bondade. Desde, é claro, que essa punição não seja cruel e despropositada.

Por que você diz que a bondade é indicativo de inteligência?

É uma correlação estatística. Há mais inteligentes bondosos do que malvados e há mais bondosos inteligentes do que burros. Mas a bondade não é causa de inteligência, se bem que a inteligência induz à bondade.

professor descobriram que o planeta-anão ceres tem vários ingredientes para o desenvolvimento da vida lá? é loucura ?

Se é um fato, não é loucura nenhuma. Mas duvido.

Professor, qual a sua opinião sobre o projeto "O sul é o meu país." Que visa desmembrar Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul do Brasil? Constituindo um novo país?

Acho que o Brasil deveria todo ser desmembrado em vários países, inclusive menores mesmo do que alguns estados. Da mesma forma que todas as grandes nações do mundo, como os Estados Unidos, a Rússia, o Canadá, a China, a Índia, a Austrália, o México e, até mesmo, alguns não tão grandes. Um mundo todo de pequenos países facilitaria muito a confederação de todos eles em uma grande unidade sem fronteiras, com trânsito livre, com comércio livre, até que desaparecesse por completo essa noção da nação independente e, posteriormente, que fossem abolidos os governos. Mas não acho bom que essa ideia de formar um novo país com o Sul do Brasil seja uma concepção nacionalista, regionalista, patriótica. Sou totalmente a favor da globalização cada vez maior do mundo.

Música clássica realmente estimula a inteligência?

Sim. Porque sua apreciação não envolve apenas a absorção da sensação dos sons, mas também a sua intelecção, ou seja, a percepção das construções frasais melódicas, das harmonias, das escolhas dos timbres, do ritmo, da variação do andamento, da dinâmica entre o forte e o fraco e da todos os recursos de que o compositor faz uso para expressar sua arte de modo a provocar no ouvinte todo o tipo de emoção e sensação, deliberadamente urdidos pelo compositor. Escutar (e não, simplesmente, ouvir) música clássica, inclusive, é uma atividade que requer extrema atenção, podendo até ser cansativa. Mas esse cansaço é recompensado pelo extremo prazer que faz fruir, não só sensorial, mas intelectual. E essa complexa operação mental de interpretar as nuances de todos os aspectos manifestos é, sem dúvida, uma excelente forma de exercitar a inteligência.

Rigorosamente, não há como. Todavia é possível se ter uma boa noção ao se cotejar o relato das percepções de diferentes pessoas, nas mesmas circunstâncias. Se eles forem coincidentes, é bem provável que corresponda à realidade.

Sim, mas altamente improvável. Planetas capazes de terem desenvolvido uma vida inteligente como a da Terra pode ser que haja uns três por galáxia (que possuem, cada uma, trilhões de planetas). Mas que sejam, realmente, bem semelhantes à Terra, a probabilidade deve cair para um a cada milhão de galáxias.

Como podemos saber que nossa percepção corresponde à realidade?

Rigorosamente, não há como. Todavia é possível se ter uma boa noção ao se cotejar o relato das percepções de diferentes pessoas, nas mesmas circunstâncias. Se eles forem coincidentes, é bem provável que corresponda à realidade.

Tive muita dificuldade em bioquímica, quando cursei Nutrição; acontece que a UNISINOS disponibilizou uma Monitora que me ensinou tudo direitinho. Fez uma grande diferença. Por que as faculdades não disponibilizam monitores para as matérias que os alunos sentem mais dificuldade?

Mas disponibilizam. Depende de cada uma. Na UFV tem um sistema organizado de monitoria para quase todas as disciplinas. Quem é monitor, inclusive, recebe certificado que conta ponto no currículo.

Qual a coisa mais doida que alguma vez fizeste por ciúmes?

Nunca senti ciúme na vida (e não "ciúmes"). Ciúme é um completo atestado de desamor, de egoísmo, de possessividade, de tudo que é incompatível com o verdadeiro amor. Quem ama não sente ciúme. Quem ama quer as pessoas amadas completamente livres para o amarem em retribuição ou não e, mesmo o fazendo, para amarem, também, a outrem.

Qual é a velocidade da escuridão?

Escuridão não é uma entidade física para possuir velocidade.

por que existe a mecanica de hamilton e lagrange? o que muda delas em relaçao a mecanica classica?

Tanto a mecânica newtoniana, quanto a lagrangiana e a hamiltoniana são clássicas. A primeira trabalha com os conceitos vetoriais de força e aceleração. A segunda com os conceitos escalares de velocidade escalar e energia potencial e a terceira com os conceitos escalares também (porque referente às componentes) de posição e momentum. No fundo dizem o mesmo, só que com o uso de conceitos diferentes. A hamiltoniana é a melhor para se proceder à quantização do fenômeno, porque tem uma correspondência com os comutadores dos operadores da mecânica quântica. Nos casos clássicos de sistemas bem complexos, mesmo em engenharia, a lagrangiana oferece um método mais objetivo de solução.

Acha que Einstein foi maior que Newton?

Às vezes fico em dúvida. Os dois ficam pau a pau.

galileu ou einstein, quem foi maior cientista?

Einstein. Galileu também está no panteão, com Newton, Maxwell, Boltzmann, Dirac e outros poucos. Mas Einstein é o maior deles

Concorda com a máxima ''Quem faz a faculdade é o aluno, não importa se é federal ou particular''

Para efeito de conhecimento, sim, mas para efeito de valorização do título obtido não. Um diploma expedido por uma instituição de alto prestígio tem muito mais valor do que um expedido por outra fuleira. Mesmo que o detentor do diploma fuleiro entenda muito mais do assunto em que se diplomou do que o que tem o diploma conceituado.

Dúvida sobre a pronúncia de "ma mere l'oye" . Toquei esta música e a pronunciava ma mer loá.

A pronúncia é "ma mér loiê".

Sobre a politica atual no brasil. Numa visão geral, na sua opinião, está melhorando ou decaindo?

Está piorando. A da Dilma era péssima. A do Temer é super-péssima. A próxima será ultra-péssima e a seguinte hiper-péssima. Depois o Brasil acaba. E não vai demorar muito. Não dou mais nem meio século para o Brasil existir. O povo vai continuar, mas outros países vão ser fundados no lugar do Brasil. Vai acontecer como aconteceu com a União Soviética e com a Iugoslávia.

segunda-feira, 16 de abril de 2018

O seu programa merecia ser reproduzido em alguma outra rádio, como a Radio MEC e outras dedicadas 'a cultura. Não haveria meios de conseguir isto? É tão caprichado!

Obrigado pela apreciação. Vou ver com o pessoal da rádio se isso é viável. Bem como a reprodução aos domingos pela manhã. E ainda a disponibilização das gravações em algum site da internet.

Para Feuerbach, bondade e justiça são conceitos incompatíveis. Se você tivesse que escolher entre perdão ou punição, após ser vilipendiado, qual escolheria e por quê?

Discordo totalmente de Feuerbach. A bondade sempre é justa e a justiça sempre é bondosa. Porque a justiça nunca é vingativa e nem a bondade é leniente. Não há incompatibilidade nenhuma entre elas. O perdão e a punição podem ser ambos concedidos, com bondade e com justiça, para uma mesma pessoa por um mesmo ato.

Professor, acha possível pela ação humana transformar marte em um planeta habitável?

Sim, claro. Mas isso é extremamente difícil e vai requerer a colaboração da humanidade toda. Para mim não se alcançará em menos de mil anos.

Apreciei o Primeira Classe de ontem. Parabéns! Aquela intérprete Sônia Rubinsky é excelente bem como o violoncelista Antonio Meneses, porém, senti falta de muita coisa boa que ficou de fora; entretanto sei que o tempo é limitado para apresentar tudo. Acho que o programa deveria sem mais divulgado.

Em verdade eu preciso dar uma panorâmica dos vários gêneros que foram abordados pelo autor e isso, certamente, deixa muito de fora, especialmente no caso de alguém que tenha tido uma produção muito grande, como Villa-Lobos.

O que acha dos Institutos federais?

Quase todos que conheço são muito bons. E acho muito bom que muitas pessoas se dediquem a adquirir uma profissão que não dependa de se ter curso superior. Curso superior não é uma necessidade e se ter um só para dizer que se tem, se não se precisa dele para exercer a profissão que se exerce, então é bobeira o ter. Até mesmo financeiramente falando, muitas profissões técnicas são mais bem remuneradas do que outras de nível superior.

Publica uma foto do teu talismã!

Eu não tenho talismã. Talismã é uma bobice. Significa que a pessoa acha que algum símbolo seja capaz de promover a sua sorte ou o seu sucesso em algo. Isso não existe.

Já pensou na possibilidade de sua facilidade em aprender ser uma consequência da quantidade de livros que já leu?

Não é. Porque essa facilidade de aprendizado eu já tenho desde a tenra infância, muito antes de que eu tivesse lido livro algum. O que me fez gostar de ler muitos livros foi, exatamente, o fato de que eu sempre apreendia tudo o que lia neles e, assim, eu gostava cada vez mais de ler. Claro que, quanto mais eu aprendia, mais facilidade adquiria de aprender mais. Mas o que deu a partida ao processo não foi a leitura e sim a facilidade de aprendizado. Mas eu não aprendia só o que se aprende em livros. Aprendia e ainda aprendo qualquer coisa que se aprende de qualquer modo. Isso é natural em mim e eu não faço esforço algum. Portanto não é mérito nenhum meu.

https://ask.fm/wolfedler/answers/140462934813 E você acha que essa sua desculpa vai "colar" no dia do juízo final? Resolva sua inadimplência enquanto ainda pode, para garantir sua casa no céu.

Claro que não. Porque não existe vida eterna, nem céu nem inferno. E, mesmo que houvesse, inclusive algum deus, ele não seria mesquinho de exigir dízimo de ninguém. Deus não se ocuparia com dinheiro. Isso é só golpe de seus pseudo representantes.

Em que lugar costuma ler livros? Lê em silêncio ou em voz alta?

Leio na poltrona, em meu gabinete, ouvindo música clássica. Leio em silêncio. Só leio em voz alta quando estou estudando e, então, não ouço música. Costumo ler um pouco deitado, antes de dormir, mas isso é, no máximo, meia hora. Faço tudo ouvindo música clássica. Agora, por exemplo, estou ouvindo o concerto nº 2 para violoncelo de Ginastera.

De acordo com nossos cálculos, você está a 804 meses sem pagar o dízimo. O que você tem a dizer em sua defesa?

O que eu tenho a dizer é que o dízimo é um roubo e, portanto, jamais vou pagar a igreja nenhuma, mesmo que, um dia, venha a me filiar a alguma. Não se pode cobrar dinheiro por serviço religioso nenhum. Todo trabalho oferecido por qualquer religião tem que ser inteiramente gratuito. Os sacerdotes têm que auferir sua renda de outros trabalhos que realizem e servir à sua religião de graça. Outras despesas porventura existentes devem ser arcadas por meio de doações voluntárias.

O amor por uma pessoa vale a pena? Por quê?

Claro que vale e não é pena nenhuma. Pelo contrário, todo amor é uma bênção. Mesmo que não seja correspondido. Amar é algo maravilhoso e seria bom que todo mundo amasse ao máximo possível de pessoas. Todas as formas de amor: amor paternal e maternal, amor fraternal, amor filial, amor amigo, amor romântico platônico, amor romântico erótico, amor com relacionamento amoroso, amor sem relacionamento amoroso. amor conjugal, amor com sexo, amor sem sexo. qualquer tipo de amor é excelente. E não precisa ser limitado em número, seja de que tipo for. Só não pode ser secreto. Todo amor secreto é ruim. Todo amor tem que ser declarado e exposto para que todos saibam que se ama e a quem se ama. Pois não há como evitar amar a quem se ama e nem impedir alguém a amar a quem ame, por razão nenhuma. O que pode ser impedido é que um relacionamento amoroso seja estabelecido. Mas amar, jamais. Nem há como se impedir. O amor está fora do controle da vontade. Se você ama a namorada do seu amigo, diga a eles que você tem esse amor. Não há como evitar, mesmo que se evite o relacionamento. Mas, pensando bem, porque não se ter esse relacionamento plural? Todos seriam mais felizes. Exigência de exclusividade nos relacionamentos amorosos é uma grande perversidade. Para mim, é imoral.

https://ask.fm/wolfedler/answers/140455045661 mas no contexto atual, você é favorável ao pré-cálculo?

Acho que o pré-cálculo deveria ser dado antes que a pessoa entrasse para a universidade, em um cursinho preparatório que o governo deveria conceder de graça para que as pessoas conseguissem entrar para os cursos de ciências exatas. Não acho que seja missão das próprias faculdades suprir as deficiências do ensino médio e fundamental dos que pretendem fazer os seus cursos. Elas já têm que começar no nível do cálculo mesmo e as pessoas já tem que entrar sabendo todos os pré-requisitos da matemática do ensino médio. O ensino médio existe para isso. Quem não conseguir aprender que seja reprovado até conseguir. Tem que ser assim para todas as matérias. Mesmo que tenha sido aprovado em algum vestibular, se não tiver sido aprovado no Ensino Médio, não pode cursar. Sem escapatória. Senão a educação no Brasil vai virar um lixo. Em verdade já é, mas vai piorar mais ainda. Não se resolve o problema do aprendizado no Brasil afrouxando a exigência. Pelo contrário, tem é que apertar a exigência. E colocar professores muito bons e firmes, que não cedam às pressões dos alunos. Bem como diretores das escolas. Que enfrentem os alunos mesmo e façam faler as exigências. Para isso eles têm que ser muito bem pagos. Estou falando de salários da ordem de cinco a deis mil reais por mês.

Nos grupos de vestibulandos do ITA/IME é comum falaram abertamente que na Análise Combinatória, é possível resolver tudo apenas aprendendo o princípio multiplicativo, as permutações e combinação, e que arranjo, na prática, não existe. Professor, o que acha disso?

De fato, análise combinatória é só um problema de contagem. Não há necessidade de se definir arranjo, permutação, combinação, quer com elementos distintos, quer com elementos repetidos. Um único procedimento de contagem dá conta de resolver qualquer problema de análise combinatória. Não se precisa de fórmulas. As expressões são deduzidas para cada caso particular em função das especificações e, então, procede-se o cálculo.

Não considera Trotsky um intelectual?

Sim, considero. E discordo de suas idéias, bem como as de Lênin, Stálin, Marx e Engels, mesmo sendo eu um comunista convicto.

https://ask.fm/wolfedler/answers/140455010333 Isso significa que o seu gênero favorito é não ficção? Por quê?

De modo nenhum. Não tenho um gênero favorito. Adoro ficção, tanto realista quanto fantástica e científica, adoro divulgação científica, adoro filosofia, adoro ensaios sobre muitos assuntos. Adoro mesmo tratados científicos de física e matemática em nível de pós-doutorado. E adoro muito, especialmente, poesia.

Discordo totalmente da sua opinião sobre quem não tem base do pré-cálculo não poder entrar na faculdade. Entrei em uma com pouca noção e hoje sou um dos melhores da sala. As aulas da faculdade me trouxeram a paixão pela matemática - estudos em geral, coisa que o E.M. não fez.

Seu caso é uma exceção. Sou professor desde 1968 e sei que o grande problema dos alunos em física e na matemática superior é a falta de base na matemática anterior. De fato muitos professores não despertam nos alunos o deslumbramento pela matemática que ela é capaz de provocar. Isso porque tiveram uma formação deficiente em seus cursos de licenciatura ou, o que é a maioria dos casos, porque não têm vocação para serem professores da matemática, não têm entusiasmo por sua profissão, não são fissurados nela. Dão suas aulas, em geral, porque acham que não encontram nada melhor para fazer, como ser engenheiros, porque não conseguem entrar para uma faculdade de engenharia. O bom professor de matemática é aquele que passaria facilmente em qualquer vestibular para engenharia, direito ou medicina, mas quer ser professor porque isso é o que ele gosta de ser na vida. Esse vai ser a pessoa que aprenderá matemática a fundo e abrangentemente, jamais se contentando apenas com o que seja exigido nas provas e que mergulhará na literatura da didática da matemática e nos livros de divulgação de matemática para extrair conteúdo que faça suas aulas serem um verdadeiro espetáculo e, então, os alunos se maravilhem com a matemática, como deve ser todo professor de matemática. Para que isso aconteça com a maioria dos professores e não apenas com uns pouquíssimos, seria preciso que o salário do professor fosse MELHOR do que o rendimento de um médico, de um advogado ou de um engenheiro, de forma que as melhores cabeças PREFERISSEM ser professor do que médico, advogado ou engenheiro. Como acontece na Coréia do Sul, na Finlândia e em outros países sérios.

Prof, ainda sobre mat. Vamos pegar o exemplo da vida prática, da vida cotidiana, do dia a dia: A todo momento estamos usando nossos conhecimentos históricos, geográficos e linguísticos. Ninguém usa álgebra pra resolver os pepinos. É como diz aquele meme, "mais um dia se passou e não usei bhaskara"

Não se pode ver o tema apenas pela parte prática. Aliás essa mania de "ser prático" é uma praga brasileira extremamente perversa. Saber matemática não é apenas saber aplicar seus conhecimentos na prática. É saber pensar. Pensar. Exatamente o que muita gente não quer saber de saber. E pensar é, justamente, o que distingue a espécie humana das demais. Quem não gosta de pensar, não quer ser humano mas apenas um animal irracional. E a matemática é o estudo que mais leva a pessoa a pensar.

Discordo do que você falou sobre universidades aumentar a dificuldade de seus vestibulares ou o Enem, para barrar alunos que querem exatas que são fracos em Matemática. Em parte, culpa não é dele. Se isso acontece é o ensino nas escolas brasileiras que é péssimo, só visa notas não o conhecimento.

Mas não é possível que sejam admitidos alunos fracos para cursos de tamanha responsabilidade, mesmo que a culpa não seja deles. Um engenheiro e um médico, por exemplo, não podem ser profissionais "mais ou menos". Têm que ser altamente competentes. E isso só acontecerá se eles possuírem um domínio muito bom dos conhecimentos do Ensino Médio. O que se poderia fazer, se o estado não garante qualidade do seu ensino no nível médio e nem no fundamental, seria ele criar uma espécie de "cursinho", público e gratuito, para que quem não lograsse aprovação no ENEM ou nos vestibulares, que têm que ser exigentes mesmo, pudesse estudar até se qualificar para ser aprovado na seleção exigente. Dispensar a exigência de um bom nível de qualificação para entrar para os cursos superiores, para mim, é totalmente inadmissível e um verdadeiro assassinato da qualidade dos profissionais de curso superior a serem diplomados no Brasil. Eu não me submeteria a uma cirurgia no cérebro feita por um médico que tenha formado com aprovação em todas as suas disciplinas apenas com 60% de aproveitamento. Porque há 40% do que ele deveria saber que ele não sabe.

Se acha tudo isso bobeira, como interpreta pessoas que sonham e vivem coisas parecidas demais na realidade, pois isso tudo está ligado a intuição.. Você tem como verdade uma coisa e eu aceito sua verdade, não deveria chamar coisas que muitos acreditam de bobeira. Rsrs Boa tarde!! :) :)

Chamo sim. Porque é mesmo. É preciso mostrar para todo mundo que todas essas pseudociências são grandes enganações. Que não têm fundamento nenhum. Que acreditar nisso é uma rematada tolice. Porque é mesmo. Não tem nenhum embasamento. Não dá certo. Só leva as pessoas a perder tempo e dinheiro em crenças fajutas. As pessoas precisam se esclarecer sobre essas crendices idiotas e se livrar delas. Isso teria que fazer parte da instrução escolar, mostrando como todas são uma grande falsidade. Nenhuma pessoa que possua conhecimento do funcionamento do mundo é capaz de dar crédito e tais asnices.

Gosta de livros de suspense e romance policial, Ernesto? Tenho mais de 40 na fila para ler.

Gosto e já li muito. Pelo menos todos os da Agatha Christie e, do Conan Doyle, já li cada um umas três vezes. Também gosto dos do Dan Brown. Atualmente tenho lido quase só divulgação científica e livros sobre anarquismo e comunismo.

Professor, quais são os requisitos necessários para se obter um bom desempenho no estudo de cálculo I ?

Um bom domínio, com bom traquejo operacional, da matemática do ensino médio e do fundamental também. Isso é o que traz maior dificuldade para os alunos de cálculo. É bom pegar um desses livros ditos de "pré-cálculo" e estudá-los completamente. Quem vacila na matemática do nível médio e fundamental não vai bem em cálculo. Não tem escapatória. A dependência é total.

Aula de música no Ensino Médio pra que, já se tendo Desenho, Artes Plásticas e Literatura? Para mim, jogaria essa hora de Música para História. Três horas semanais é muito pouco para a quantidade de assuntos a serem abordados.

Discordo de você. Para mim as artes são tão importantes quanto as ciências. É muito importante se conhecer música, inclusive teoricamente. Pode-se incluir a história da música dentro da disciplina história. Mas, então, iria-se dispender muito tempo com isso, em detrimento do conteúdo da história mesma. Da mesma forma que as artes plásticas, que não apenas é preciso conhecer a história e as escolas, bem como treinar a habilidade de executá-la. Como executar música, dançar, representar. Isso tudo faz parte da educação e não só os conhecimentos e habilidades científicas. Aliás, a maioria das escolas fica só com os conhecimentos, não passando aos alunos habilidade nenhuma para fazer trabalho científico.

Professor, a energia e a força gravitacional interagem com a luz? Seria possível através do infra-vermelho eu ver a cor da energia cinética de um objeto em movimento, por exemplo?

Não. Nada disso. Força não é uma entidade e nem energia. São propriedades. Propriedades não interagem com nada. A luz é uma entidade. Ela interage com outas entidades, como com a própria luz e as partículas materiais, que também são entidades. Essa interação possui propriedades, como energia e força.

O que existe nos espaços vazios do átomo? Vácuo?

Sim, vácuo. Esse vácuo (isto é, ausência de matéria) é preenchido pelos campos elétrico e magnético das partículas do núcleo e dos próprios elétrons. Portanto não é vazio. Tem várias propriedades, como densidade de energia, de momento angular e outras.

Se a métrica geométrica do conteúdo do espaço é sempre definido pela energia potencial gravitacional que é negativa, por que o encurvamento é definido por uma geometria pseudo-riemanniana?

A métrica não é definida pelo conteúdo da energia gravitacional e sim pelo conteúdo de massa e de todas as formas de energia presentes (cinética, térmica, elétrica, magnética, nuclear, gravitacional). Isso é o que constitui o "Tensor Momentum-Energia" que constitui o membro direito da equação de Einstein. Quanto à métrica ser pseudo-riemanniana e não riemanniana se deve ao fato de que o elemento invariante não é ds² = dl² +c²dt² e sim ds² = c²dt² - dl². Isso é que permanece invariante quando se faz uma mudança de referencial. Daí a necessidade da métrica ter a assinatura +,-,-,- para que possa estar de acordo com a fenomenologia do espaço tempo.

Segundo a nova reforma do EM, Matemática obrigatoriamente deve ter a mesma carga horária que língua portuguesa. Se fossemos seguir a sua proposta, todas as disciplinas deveriam ter a mesma carga horária. Um médico desconhecer literatura russa ou história da arte não lhe faz diferença, por exemplo.

Segundo a nova reforma do EM, Matemática obrigatoriamente deve ter a mesma carga horária que língua portuguesa. Se fossemos seguir a sua proposta, todas as disciplinas deveriam ter a mesma carga horária. Um médico desconhecer literatura russa ou história da arte não lhe faz diferença, por exemplo.

Se a luz não tem massa, porque ela é sugada pelo buraco negro?

Porque a gravitação não é uma interação e sim uma manifestação do encurvamento do espaço tempo, que é determinado pelo conteúdo de massa e energia. Em torno de um buraco negro o encurvamento é muito acentuado e voltado para o interior dele como se fosse um funil. Como a luz se move nas geodésicas do espaço tempo, isto é, nas curvas que representam o menor caminho entre dois pontos (que no espaço plano são as retas), os fótons que se aproximam de um buraco negro escoam pelas geodésicas do funil encurvado que ele produz e se dirigem inexoravelmente para o seu interior.

Alguém aqui so site se atrai por: astrologia, tarot e assuntos esótericos de uma forma geral?

Acho que isso tudo é um amontoado de baboseiras sem o menor significado que só serve para engabelar as pessoas. Tudo isso, sem exceção. O que vale é o conhecimento baseado em evidências. A ciência estabelecida, A medicina alopática. O resto é enganação: acupuntutra, astrologia, homeopatia, reiki, tarot, quiropraxia, cartomancia, clarividência, mediunidade, radiestesia, psicocinese, ufologia, grafologia, parapsicologia, antroposofia, logosofia, quiropraxia, cristaloxia, iridologia, cientologia, isso tudo não passa de grosseira enganações sem o menor fundamento e nenhum valor.

É normal a maioria dos alunos terem uma certa dificuldade em aprender Física no início?

Não acho que seja normal, apesar de ser comum. Acho que dificuldade em Física decorre mais de uma dificuldade em matemática no Ensino Fundamental. Todavia há pessoas que, de fato, exibem esse tipo de dificuldade. Não acho que isso seja normal. O normal é não se ter dificuldade com o aprendizado de nada. Qualquer dificuldade já se configura em alguma anormalidade.

Recebi uma pergunta em meu Ask sobre o Chico Buarque e me lembrei de você. O que você pensa das pessoas que confundem o cidadão Chico, que apoia o PT, com o artista Chico, um dos mais brilhantes de nossa história? É certo haver essa comparação ou separar um do outro é o mais correto?

Sempre há que se fazer a completa separação do valor artístico ou científico de uma pessoa das concepções políticas, econômicas, religiosas ou ideológicas que ela professe. Richard Strauss era nazista e nem por isso deixou de ser um excelente compositor de música clássica. Da mesma forma que Schostakovich, que era comunista. Assim, a qualidade da música de Chico Buarque não tem nada a ver com sua posição política petista, da mesma forma que a música do Lobão.

Durante meus anos de estudo sempre detestei matemática, por considerar que ninguém se livra de ser babaca ou mal-caráter só por dominar matemática. Diferentemente de História ou biologia, por exemplo; quanto mais se sabe, mais se tem noção das coisas. Pra quê todo esse "endeusamento" da matemática?

Não vejo "endeusamento" nenhum da matemática. O que eu acho é que todo ramo do conhecimento deve ser igualmente dominado por toda pessoa até o nível final do Ensino Médio. Ou seja, independentemente do fato da pessoa vir a se dedicar à área de negócios, ciências humanas, ciências biológicas, ciências exatas, ciências agrárias ou quais forem, ela tem que dominar, no nível do Ensino Médio, todos os conhecimentos humanísticos, exatos, biológicos e técnicos estudados nesse nível. Então tem que saber tanta matemática quanto tenha que saber história, biologia, geologia, inglês, química, português, física, literatura, música, artes plásticas, filosofia, geografia, literatura, sociologia e tudo o mais. Não é verdade que saber matemática, física ou química não acrescenta nada ao conhecimento da "noção das coisas". Tanto o desconhecimento da história, da geografia, do português, da filosofia, da sociologia confere à pessoa uma grande falta de "noção das coisas", quanto a falta de conhecimento de física, biologia, matemática, química, geologia e outras ciências naturais também conferem à pessoa uma grande falta de "noção das coisas", pois as "coisas" se referem a itens humanísticos, biológicos, físicos, matemáticos e tudo o mais. Sua percepção da realidade está muito equivocada.

Você é anti-semita, né? Quais foram seus motivos, razões, lógicas ou seja lá o que tenha sido, que te fez seguir/apoiar essa ideologia?

Absolutamente, não! De onde você tirou essa ideia maluca. Considero os semitas, tanto judeus quanto árabes, pessoas, inclusive, muitas vezes, mais capacitadas do que os europeus, africanos, indígenas americanos e do extremo oriente. A contribuição de judeus para a ciência e as artes, por exemplo, é muito grande. E eu aprecio toda pessoa humana, seja de que etnia for, seja de que religião for, seja de que ideologia for, seja de que gênero for, que tenha dado contribuição significativa para o bem do mundo.

Se alguém é formado em Letras, e quer fazer Linguística, justificaria fazer uma segunda graduação neste assunto, ao invés de fazer o mestrado em Linguística? Quem fez, também, a graduação em Linguística tem mais conhecimento do que alguém que fez "apenas" o mestrado na área?

Não é preciso fazer graduação em Linguística. Basta cursar algumas disciplinas do bacharelado em forma de nivelamento para se fazer o mestrado. Eu fiz isso para fazer mestrado em Física tendo feito graduação em Matemática. O conhecimento que se adquire é o mesmo.

Tendo uma postura de espancamento da ignorancia, como você diz, não é incoerente recusar-se a convencer as pessoas - como você recomendou, logo abaixo, ao rapaz, que não convencesse seus amigos engenheiros?

Estou supondo que essa tentativa já tenha sido feita. Há casos em que pessoas oferecem resistência em adquirir saberes em razão, principalmente, da preguiça, uma vez que a aquisição de todo saber demanda esforço a ser vencido. Nesses casos, que, em resumo, resultam de uma falta de força de vontade, o espancamento da ignorância, por mais que se esforce em obtê-lo, se revela inócuo. Em verdade é preciso que a pessoa queira ter conhecimento. O primeiro passo, é pois, suscitar o desejo do conhecimento. E esse desejo tem que ser desvinculado de qualquer retribuição. Quem quer saber para ganhar mais dinheiro, em geral, vai ser uma pessoa que não dominará o conhecimento pretendido, pois se recusará a ir além do mínimo necessário para obter o retorno pretendido. Há muitos estudantes que são assim. Só querem saber o mínimo que precisam para não serem reprovados. Esses jamais serão pessoas entendidas em coisa nenhuma.

Qualquer um pode ser bom em Matemática ou Física?

Nem sempre. Há pessoas que eu, em meus mais de quarenta anos de magistério, percebi que possuem uma dificuldade intrínseca em Matemática e Física que vem desde as séries iniciais do Ensino Fundamental e que oferecem uma grande resistência em superar tal problema. Com bastante empenho é possível superar em parte, mas não totalmente. Não sei qual a razão e, inclusive, gostaria de saber. Porque eu tenho tanta facilidade para Matemática e Física que me custa compreender a razão pela qual há quem não consiga entender o que eu entendo facilmente. Em parte penso que isso advenha de uma postura dos professores dos anos iniciais que não cultivam nas crianças o deslumbramento pela matemática e pela ciência, que as façam adorar o estudo de tais assuntos, fruindo um imenso prazer, como eu sempre fruí, em ficar sabendo matemática e ciência. Mas, às vezes, mesmo alunos desses professores cativantes e entusiastas da Física e da matemática não conseguem assimilar esse comportamento.

https://ask.fm/wolfedler/answers/140436163101 Como eu vou convencer meus amgos engenheiros civis disso, sendo que só sguem a profissão para ganhar dinheiro fácil? Assinar projetos de casas convencionais durante a vida toda?

Não os convença. Estude você bastante cálculo e física para ser um inventor e deixe eles serem os engenheiros medíocres que serão. Não se importe em ser diferente. Tenha sua própria personalidade. Seja você o que você quer ser e deixe os outros pra lá.

Tem uma aba chamada "solicitações de mensagens". Está dentro da inbox.

Você é o Namo Buddhaya que mandou o Física e Filosofia do Heisenberg? Tenho quase certeza de que já tenho esse livro. De qualquer modo vou baixar, pois minha biblioteca está bem confusa, já que estou trocando tudo de lugar. Então vou colocar na minha fila de leitura. Obrigado.

https://ask.fm/wolfedler/answers/140432776733 O que eu percebi é que os estudantes, principalmente de engenharias, não gostam mesmo de cálculo, percebi também que alguns odeiam a parte teórica do curso

Esse é que é o problema. Os professores têm que mostrar para o aluno que ele não será um engenheiro se só se dedicar às disciplinas práticas. O cálculo e as disciplinas teóricas de física é que fornecem a base para que o engenheiro encontre as soluções dos problemas que aparecem e que não estão com a resposta pronta nos manuais, isto é, aqueles em que o engenheiro é que vai ter que inventar a solução. Senão ele não é um engenheiro, mas, meramente, um técnico. Então não precisava ter feito curso superior. Se ele tem curso superior é porque sabe inventar soluções ainda não existentes para novos problemas. E para conseguir fazer isso tem que saber muito cálculo e física básica mesmo. Os alunos de destaque sabem disso. Só os medíocres é que desprezam a teoria matemática e o embasamento físico da engenharia.

Por que tem pessoas que mesmo estudando bastante a teoria ainda "travam" na hora de resolver exercícios e alguns problemas?

O maior fator desse travamento é a falta de base matemática para ter o traquejo necessário para deslanchar o desenvolvimento da solução do problema. Isso é um problema que advém de uma deficiência cumulativa ao longo dos anos do ensino fundamental e do médio, em que o aluno foi sendo aprovado com o escore mínimo de aprovação. Isso prejudica muito o desenvolvimento futuro. Uma pessoa que seja aprovada só com 60% tem 40% do que ela deveria saber mas não sabe. Isso é uma tragédia em matemática. O bom é sempre ser aprovado em torno dos 90% dos pontos. Assim se domina a matemática com uma tranquilidade suficiente para não passar aperto na solução dos problemas de física, quando se sabe bem a teoria. Todavia há, também, o caso em que o aluno pensa que sabe bem a teoria, mas não sabe. Porque saber bem a teoria consiste em saber todas as circunstâncias em que ela ocorre, isto é: em que casos se aplica, em que casos não se aplica, que restrições têm que ser consideradas, que circunstâncias têm que ser consideradas, que unidades têm que ser usadas e assim por diante. Vejo muitos alunos aplicarem fórmulas certas em situações em que elas não se aplicam. Todo esse circunlóquio que existe em torno de cada equação física tem que ser muito bem sabido.

https://ask.fm/wolfedler/answers/140432776733 você também tem que levar em conta que vários professores universitários vomitam a matéria sem nenhuma didática, prejudicando, assim, até os bons alunos.

Sim, isso também acontece, e não é raro. Mas esse é um problema que pode ser resolvido por meio de um abaixo-assinado da turma abrindo um processo contra o professor por incompetência didática e ele pode, com isso, ser afastado da turma, ou mesmo, demitido da Universidade. Se os alunos souberem argumentar muito bem, na petição do processo, as razões pelas quais se está instaurando tal processo, que tem que ser protocolado na Reitoria da Universidade. É preciso arrolar testemunhas que deponham no julgamento e que não sejam apenas os alunos da turma. Se o professor é muito exigente na correção das provas, é preciso que se aponham outros resultados de correções que atribuam notas melhores. Em suma, é possível uma turma tirar um professor de uma universidade sim e os maus professores precisam ser defenestrados das universidades para o bem da qualidade do ensino. Entrementes os bons alunos precisam enfrentar o professor diante da turma e mostrar o quão pouco didático ele está sendo. Há casos, inclusive, do professor, além de não ter didática, não ter conhecimento do próprio assunto que está lecionando.

Neurologicamente, por que a leitura facilita o aprendizado?

Porque a leitura, especialmente em voz alta, coordena várias atividades neurológicas, como a visão, a articulação dos sons, a audição dos sons, a construção mental das imagens correspondentes ao texto lido, o acompanhamento do raciocínio desenvolvido pela argumentação do texto a fim de conferir a sua validade. A conferência das afirmativas a respeito do que se diga em comparação com os registros de memória para veritá-las ou não. Em suma, uma torrente de operações mentais que colocam o cérebro em atividade febril, o que acicata a retenção do que está sendo apresentado. Uma simples audição ou assistência de um vídeo não produz tanta atividade mental, sendo muito menos ativa, ou seja, mais passiva. O aprendizado é tanto maior quanto seja a participação ativa do cérebro nele.

Você estudou gramática para não cometer erros gramaticais, ou apenas por ser um leitor ávido, conseguistes assimilar as regras da língua portuguesa?

Em meu tempo de ginásio (dos sete aos dez anos) estudei a gramática que se introjetou em meu pensamento para o resto da vida. Meu professor, Fernando Duque Estrada, sobrinho do Osório Duque Estrada, adotava o livro do Domingos Pascoal Cegalla, que abordava completamente duas vezes no ano: no primeiro e no segundo semestres. Além de fazer "todos" os exercícios. Isso nos dava um domínio fantástico da língua portuguesa. Desde então (e mesmo antes) sempre fui um leitor voraz e daqueles que, quando me deparava com uma construção gramatical desconhecida, me valia de gramáticas para esclarecê-la. Ainda sou assim até hoje, de modo que a gramática passou a ser minha segunda personalidade, completamente incorporada a meu modo de ser.

As vezes, fico em completo estado de tristeza. Queria muito ter nascido nos EUA e poder estudar matemática em Princeton ou no MIT. Mas, infelizmente, estou confinado a ter que assistir as entediantes aulas do EM e provavelmente ter que me contentar nos próximos anos com a UEL.

Você não precisa se entediar com as aulas do Ensino Médio. Faça assim Logo que a aula começar, pegue o livro texto e vá estudando o que o professor vai ensinar naquela aula. Antes da metade dela você já viu tudo, porque o professor sempre é mole, por causa dos alunos que custam a entender. Então leve outros livros e, no resto do tempo, vá estudando outros assuntos, ou o mesmo assunto em nível mais avançado, não se contentando, nunca, apenas com o que seja exigido. Se o professor protestar, mostre que você já sabe tudo o que ele está ensinando. Depois você também pode fazer, em Londrina, um curso tão bom quanto o que faria no exterior. Basta comprar os livros que são adotados lá e ir estudando por eles por conta própria. Mas não se atenha a um livro só. Pesquise nos programas da disciplinas de diversas universidades estrangeiras e veja quais os livros que estão na maioria delas. Esses é que são os bons. Num instante você estará bem à frente da turma toda e, talvez, até do professor.

Por que a taxa de reprovação em Cálculo I na faculdade é tão alta? É comum ver muitos alunos que na escola eram bons em funções reprovarem nessa disciplina.

Porque o estudo de matemática no nível médio é muito frouxo. Aliás, isso vem desde as séries iniciais do ensino fundamental. Para não darem muitas reprovações, os professores reduzem o nível de exigência e vão reduzindo, reduzindo que, quando chega no fim do Ensino Médio o aluno não sabe nem a metade do que tinha que saber. Não digo tanto em abrangência dos conteúdos, mas em aprofundamento. É tudo visto muito por cima, com pouquíssima exigência. Quando chega na faculdade, onde é preciso saber mesmo tudo o que teria que ser sabido, senão não se vai pra frente, então é aquele descalabro. Esses alunos que você diz que eram bons em funções não eram nada. Só aparentavam ser porque os professores facilitavam tudo. É preciso mudar essa mentalidade vigente nas escolas de que não se pode ser muito exigente. De que os conteúdos não podem ser difíceis. Tem que ser difíceis mesmo e os alunos têm que meter a cara e dar conta. E nada de aprovar quem não dá conta. Repita o quanto for necessário até conseguir dominar o assunto. Digo isso para todas as matérias e não só para matemática. O nível do ensino no Brasil está vergonhosamente baixo. O pior é que os próprios professores não sabem direito o que têm que ensinar. Se continuar assim o Brasil vai se tornar refém dos países que dominam o conhecimento e a tecnologia, que são aqueles em que as escolas são puxadas mesmo e os alunos têm que se virar para aprender. Como a Coréia do Sul, a Hungria, a Rússia, o Japão, a República Tcheca, a Eslováquia, os países escandinavos, a Áustria, a China. Lá a meninada não tem refresco não. Estuda e estuda demais mesmo.

Você se interessa por armas de fogo? Possui alguma(s) ou tem interesse em possuir?

Não me interesso nem um pouco. Para mim nem deveriam existir. Suas fábricas poderiam ser todas fechadas.

Professor. Como o senhor justificam a auto propriedade sem cometer erro lógico ou uma falácia? Ex: seu corpo é sua propriedade ou o seu corpo é você?

Meu corpo sou eu, ou seja, eu sou o meu corpo em funcionamento. A consciência que eu tenho de ser algo distinto do resto do mundo é um atributo do meu corpo. Tudo o que a minha mente produz, é o meu corpo que produz, pois a minha mente é, simplesmente, a ocorrência do meu cérebro e seus anexos em funcionamento. Minha memória é uma propriedade do meu corpo. Meu raciocínio é uma propriedade do meu corpo. Minhas emoções são uma propriedade do meu corpo. Meus sentimentos são uma propriedade do meu corpo. Não existe uma entidade que seja meu "eu", distinta do meu corpo que seja proprietária dele. Com a cessação do funcionamento do meu corpo, automaticamente deixa de existir o meu "eu". Definitivamente.

Existe alguma relação entre inteligência e senso de humor?

Acho que não. Pessoas inteligentes tanto podem ter bom ou mau senso de humor. Não conheço levantamentos estatísticos sobre isso. Todavia, em geral, percebo que as pessoas mais inteligentes têm melhor sendo de humor. Mas trata-se de uma avaliação pessoal, não científica.

Ernesto, como você define arte?

http://wolfedler.blogspot.com.br/2015/12/na-sua-opiniao-o-que-e-arte.html
http://wolfedler.blogspot.com.br/search?q=Arte
http://www.ruckert.pro.br/blog/?p=4653

O que você acha de quem diz que pichação é arte?

Que está coberto de razão, pois é arte mesmo. Claro que pode ser boa ou ruim, como qualquer outra arte: música, arquitetura, cinema, escultura, poesia. Mas, não resta dúvida de que é arte.

Você possuí dificuldade para se apaixonar?

De modo nenhum. Sou uma pessoa que se apaixona com facilidade. Uma pessoa que encontra atrativos e encantos sem dificuldade e que não vê defeitos nas pessoas pelas quais me apaixono. Já me apaixonei por algumas pessoas que, até mesmo, permaneço apaixonado, mesmo que não mantenha nenhum relacionamento romântico com elas. É preciso entender claramente a diferença entre sexo, relacionamento sexual, amor, relacionamento amoroso e relacionamento conjugal. Isso pode acontecer separadamente ou em qualquer combinação entre eles.

O que mais lhe atrai: Física Clássica ou Física moderna?

Física Moderna, sem a menor dúvida. Relatividade restrita, relatividade geral, física quântica, física atômica, física nuclear, física da matéria condensada, astrofísica, física de partículas elementares, teoria quântica de campos, eletrodinâmica quântica, cromodinâmica quântica, física estatística quântica, gravitação quântica e assim por diante. É muito mais interessante e muito mais relacionada com a compreensão do funcionamento fundamental da natureza. Além de ser muito mais desafiante. Isso não significa que não tenha interesse pela física clássica, inclusive porque, a compreensão da física moderna depende de um domínio total dos conhecimentos da física clássica. Em especial da mecânica analítica (lagrangeana e hamiltoniana) e do eletromagnetismo clássico. Outro fator desafiante da física moderna que lhe confere um atrativo todo especial é que a matemática necessária para trabalhar com ela é muito mais avançada do que a matemática da física clássica.

Afinal, densidade se mede por kg/cm³ ou pela letra grega ρ ?

A unidade de medida é a razão de uma unidade de massa por uma unidade de volume, como kg/m³ ou g/cm³ ou qualquer outra. A letra graga rô "ρ" é comumente usada para representar a grandeza e não a sua unidade. Mas pode-se usar outra letra que se quiser.

Professor, você expôs sobre outras espécies evoluírem a partir da nossa. Mas, li uma reportagem que diz que dificilmente uma nova espécie deve evoluir a partir da nossa devido à dificuldade de que um grupo se isole para ocorrer a especiação. http://super.abril.com.br/ciencia/a-vida-como-ela-sera/

No caso da espécie humana, a evolução por seleção natural já não é mais possível. Mas é perfeitamente possível a evolução artificialmente provocada assim que a biomedicina já estiver bem avançada.

"Alunos devem ser pesquisadores, não mais achar que a vida é o que o mestre tá falando" Içami Tiba. O que pensa sobre a frase?

Concordo plenamente. Sempre fiz questão que meus alunos duvidassem do que eu dizia. Que descobrissem por sua conta se eu estava certo. Às vezes ensinava algo errado de propósito, para ver se davam conta do fato.

As disciplinas Fundamentos de Mecânica e da Termodinâmica das engenharias são as mesmas do bacharelado em física? e a introdução à física quântica?

Sim. São as mesmas. Quanto à Física Quântica, tem alguns cursos de engenharia que a deixam de fora, mesmo a disciplina de fundamentos. Mas qualquer engenheiro pode cursar a do curso de física como optativa. Todavia os orientadores dos cursos de engenharia, em geral não gostam que engenheiros entendam profundamente de física, especialmente quântica e relatividade, exceto na engenharia eletrônica, que precisa disso.

A atitude de me afastar de pessoas que tentam inexoravelmente incrustar seus preceitos religiosos em minha mente é a mais correta a se tomar? Visto que eles abominam quem não concorda com estes?

Você não precisa se afastar. É só ter uma atitude de serena sobranceria, com completa assertividade. Ou seja, você está convencido de suas convicções, se dispõe a dialogar sobre o assunto mas não muda de pensamento, exceto se convencido por argumentos lógicos e fáticos de grande fundamento. Se eles te abominarem por isso, que abominem. Você não precisa abominá-los em retribuição. Se virem discutir o assunto, assuma suas posições e as defenda com lógica e total serenidade, sem perder, nem um pouquinho sequer, a tranquilidade e a paciência. Mas também, sem aceitar o que não está convencido de que seja verdade. Sem, jamais, ofender as pessoas. Apenas dizer que considera que estão equivocadas em seus pensamentos. Nunca se irrite. Nunca perca a calma. Nunca brigue. Nunca ofenda.

Isso é bizarro. Provavelmente vc ganha de três a quatro vezes que eu (somando sua aposentadoria e salário) e não junta nada? Passou por várias crises do Brasil poderia ter comprado ações baratas tipo itau, ambv e hj estaria rico! Não precisaria se "humilhar" trabalhando como o Sr disse outrora.

Não é bizarro. É uma opção filosófica por não concordar com o capitalismo. Por não querer possuir bem nenhum. Nem imóveis e nem aplicações. Uma opção consciente. Além do fato que, ao longo da vida, eu me encarreguei de sustentar treze pessoas que, agora já se sustentam por conta própria quase todas. Além de ter recolhido, com minha mulher, mais de trinta cães abandonados de rua que tratamos, vacinamos, castramos. Muitos foram recolhidos acidentados e nós pagamos a cirurgia. Depois, muitos nós doamos mas muitos ficaram conosco. E eu sempre ajudei todo mundo, dando bolsas de estudo e de outras formas. Sem contar o dinheiro que apliquei na montagem de minha biblioteca, para doar ao povo. Com isso, mesmo tendo tido um bom rendimento de salários ao longo da vida (pois nunca tive rendimentos de capital), não tenho bem nenhum e não vivo com folga financeira. Não por incompetência, mas por opção em ser um comunista. E um comunista rico é uma aberração.

Ernesto, pode me passar a questão mais difícil de CINEMÁTICA que você já viu na vida??? Depois que estudei a teoria e parti para os exercícios nunca achei uma que eu não conseguisse fazer.

Considere uma partícula que se mova no espaço tridimensional sujeita a uma força cujas componentes sejam Fx = Acos (y), Fy = Bz^2 e Fz = Cexp(-t^2). Calcular o percurso da partícula entre t=0 e t=10, considerando que em t=0 ela estava em repouso na origem.

Achei interessante sua ideia de preparar uma espécie de verbete tecendo todas as definições e considerações metafísicas a respeito de algumas palavras, como "sistema", "corpo", "objeto", "universo", "entidade", "ser", "substância". Vai fazer isso também hoje a noite?

Posso começar, mas demora alguns dias porque tenho que pesquisar em muitos dicionários filosóficos até achar a definição melhor.

Sugiro que escreva o livro sobre Anarquia para deixar na internet para a posteridade.

Estou pensando mesmo em parar de responder estas perguntas do Ask para acabar de escrever meu livro "Física para Filósofos", escrever um sobre anarquia, outro sobre ateísmo e outro sobre "Considerações", em forma de ensaios sobre diversos temas. Vou começar hoje à noite. Em todos eles eu vou aproveitar o muito que já escrevi nos blogs sobre os assuntos. Mas tem que fazer uma organização de modo a que o assunto tenha fluência.

Professor, o Bolsonaro pode liderar nas próximas pesquisas eleitorais e isso anda me preocupando. Ainda mais com aquele discurso de estado cristão. O você que pensa a respeito disso?

Acho um total descalabro. Temos que fazer um movimento muito forte para mostrar o quanto isso é nocivo ao bem do povo. O quanto ao Bolsonaro, é uma pessoa vil e de concepções totalmente malsãs. Concito a todas as pessoas de bem que se unam numa campanha nacional contra essa funesta candidatura. Isso não significa que compactuo com as maracutaias do PT e nem com os desmandos do PMDB, do PSDB e todos os outros partidos cafagestes que existem por aí.

Por quanto tempo você acha que a humanidade, considerando aí as espécies que surgirão a partir dela, sobreviverão?

Acho que a espécie humana ainda sobreviverá por uns quinze milhões da anos. Se forem incluídas todas as que evoluirão a partir dela, umas das outras, então essa linhagem persistirá enquanto houver condições ambientais para a vida no Universo. Nem digo na Terra, que ficará hostil a qualquer vida em poucos bilhões de anos, mas no Universo todo, em que essas espécies irão achando lugares para se mudar em que a vida pode ser ambientalmente suportada. Isso poderá se prolongar por vários trilhões de anos.

Com toda essa erudição, é falido e mal de saúde (mesmo tendo noção de tudo) Sinto muito ser grosseiro com o senhor, mas com vc espera que entre 15 e 20 bilhões de pessoas sejam capazes de viverem numa anarquia, mesmo elas sendo educadas com alta erudição? Elas simplesmente podem dizer não gosto!

Claro que a população atual da Terra não está preparada para a anarquia. Mas o que não se pode deixar de insistir é divulgar a concepção anarquista e suas grandes vantagens para o bem do mundo, o que faço com insistência dentro dos meios a que tenho acesso. Gostaria de publicar um livro a respeito, mas, para ser coerente, tal livro deveria ser distribuído de graça e, então, teria que haver alguma editora ou algum patrocinador que bancasse a edição. Como não tenho contato com ninguém do empresariado, além de que, em geral, os empresários não apoiam os ideais anarquistas, fica difícil realizar esse projeto. Mas eu concito a todos que promovam a divulgação da anarquia e, principalmente, o esclarecimento das pessoas a respeito, pois muitos confundem anarquia com bagunça.

https://ask.fm/wolfedler/answers/140389483293 Como assim vc não tem ar condicionado no quarto, Ernesto? Qualquer zé hj em dia tem um. Tá sem dinheiro?

Não tenho dinheiro mesmo. Não sou rico, nem um pouco. O dinheiro que me sobra eu gasto em livros, discos, revistas, vídeos, partituras e bens culturais. Não sobra para viajar, para trocar de carro, para comprar roupas e outras coisas do tipo.

Ernesto, como se vence um vício?

Para começar, conscientizando-se de que ele é um vício, isto é, uma prática extremamente maléfica para a pessoa que dela faz uso, bem como para sua família e para a sociedade. Isso tem que estar muito bem nítido na cabeça da pessoa. Depois tomar a resolução de deixá-lo. Uma resolução firme e inabalável. Então envidar toda a força de vontade que conseguir reunir e mais ainda para abandoná-lo definitivamente sem retorno. Não é nada fácil e não se deve esperar nenhum refrigério nesse combate. É um combate cruel mesmo. Mas é a única forma de vencer o vício. Pela força de vontade.

Se existir reencarnação, que tipo de criatura gostarias de ser numa próxima vida?

Um exemplar da próxima espécie que evoluirá a partir da humana.

Todos começaram a faculdade? conte qual foi a sua impressão!

Claro que não! A minoria começa uma faculdade. A maioria não faz faculdade nenhuma. No meu caso, que fiz, a impressão, naquela época, em 1968, numa faculdade particular do interior de Minas, era de que se tratava, mais ou menos, da mesma coisa que um curso secundário. Com o mesmo esquema de currículo anual, aprovação por série e não por matéria (mesmo tendo dependência que, felizmente, nunca fiz). A turma toda fazendo todas as matérias junta. A diferença eram só os conteúdos, mais aprofundados. Mas, para mim, nem tanto assim.

Ernesto, quais seus compositores e composições que mais aprecia de Piano ?

Gosto mais de Schumann e Brahms, bem como de Chopin. Deste gosto mais dos ´Scherzos e das Baladas. De Schumann a Kreisleriana, o Carnaval, as Fantasiestücke, de Brahms, as variações e as baladas.

Qual sua opinião acerca de empresas que só contratam funcionários considerados de boa aparência? Faz diferença ou não?

Acho um absurdo. A aparência da pessoa não tem nenhuma relação com a competência dela para executar qualquer trabalho. Outros fatores podem interferir, mas não a aparência. Claro que se pode exigir que a pessoa esteja sempre limpa e bem arrumada, com roupas adequadas e condizentes a seu serviço. Também pode se exigir que a pessoa tenha traquejo, fale um bom português e coisas do tipo. Mas não que seja bonita ou que seja branca, por exemplo.

Estou em dúvida entre, bacharel em Matemática ou Física. Sou fascinado em como a matemática descreve e modela a realidade física, e acho super estimulante trabalhar descobrindo novos modelos. Como fazer essa escolha? Estava pensando em escolher de acordo o ranking dos cursos na UFPR ou UEL.

Se você escolher a Física, terá que estudar quase tanta Matemática quanto os matemáticos. Mas se você escolher a Matemática, não estudará muita Física. Então, se você quer entender tanto de Física quanto de Matemática, escolha fazer Física e acrescente algumas matérias da Matemática que não são vistas na Física.

No caso de instauração da Anarquia, ela se daria, inicialmente em estados isolados? Tipo: União Européia, Países Escandinavos,etc?

O estabelecimento da anarquia tem que ser gradual e global no mundo todo. Não é possível se conceber que alguns lugares da Terra possuam governos e fronteiras e outros não. Ao se abolir as fronteiras, todas são abolidas. Isso é algo que vai acontecer aos poucos, com liberalização gradual do trânsito livre, com a gradual retirada do governo dos empreendimentos humanos, até que, um certo dia, não se precisa ter governo para nada. Então ele deixa de existir espontaneamente por falta de necessidade. Do mesmo modo o dinheiro e a propriedade. As pessoas vão, aos poucos, compartilhando tudo, dando tudo umas para as outras até que desaparece a noção de que algo pertença a alguém. Assim é que se atinge a anarquia. E isso já pode ir sendo feito em relação a muita coisa. Já podemos fazer muita coisa de graça. Já podemos compartilhar muita coisa uns com os outros. Já podemos dispensar o governo para fazer muita coisa, como consertar um esgoto arrebentado em nossa rua. E assim por diante.

Você acha que cada indivíduo deve ter acesso ao nível de instrução adequado às suas capacidades (ou limitações), ou você acha que deve-se ofertar o amplo acesso educacional irrestritamente? Na Alemanha, a escola "seleciona" os alunos que ingressarão no ensino técnico, e quais irão pra universidade.

Não concordo com o sistema alemão, porque ele se arvora de juiz da capacidade das pessoas. Acho que todos devem poder tentar obter a formação que quiserem. Só que as escolas têm que ser rigorosas mesmo e, então, quem não conseguir acompanhar o curso teria que ser desligado e tentar outra coisa.

É "hipocrisia" alguém de esquerda cursar "Ciências contábeis"?

Não. Porque as concepções esquerdistas não são todas iguais e há concepções que consideram a existência do dinheiro. O comunismo desmonetizado é uma das vertentes do comunismo.

Não é um equívoco afirmar q a luz viaja a 300.000 km por s, uma vez q o tempo passa mais lento na velocidade da luz? Ou seja, passaria 1 segundo pra nós, porém para alguém viajando à essa velocidade não teria passado um segundo ainda. Então a luz percorre essa distância em menos de 1s tecnicamente.

Não. A velocidade que se atribui à luz é a que é medida por um observador externo. A luz é parada em relação a si mesma. Os observadores externos é que medem essa velocidade, qualquer que seja a velocidade que uns tenham em relação aos outros.

Para um graduado em engenharia mecânica e que pretende atuar no ramo da astronomia ou astronáutica, o aconselharia a fazer mestrado e doutorado em que? Física, astronomia ou engenharia mecânica?

Em engenharia mecânica mesmo. Ou em engenharia aero-espacial, que tem no ITA, em São José dos Campos.

A GENTE ESTÁ PODENDO OBSERVAR UMA ESPÉCIE DE ANARQUISMO EM VITÓRIA-ESPÍRITO SANTO ESSES DIAS. CENTENAS DE MORTES, AUSÊNCIA DE POLÍCIA NAS RUAS, BRIGAS, GENTE SAQUEANDO LOJAS. É ISSO AÍ O ANARQUISMO QUE VC TANTO DEFENDE. ANARQUISMO DÁ MUITO CERTO NO BRASIL, HEIN..

Isso, absolutamente, não é anarquismo. De modo nenhum. Anarquia é uma ordem perfeita. Isso é caos, é bagunça, é incivilidade. Por isso é que a anarquia, isto é, a supressão do governo não pode ser estabelecida de supetão e sim só depois de um prolongado (da ordem de várias décadas ou alguns séculos) trabalho de preparação e educação da população para se comportar de forma ordeira e disciplinada sem mando nenhum. Anarquia dá certo em qualquer lugar do mundo, se for convenientemente planejada e preparada para ser estabelecida numa população pronta para ela, isto é, de gente escrupulosamente honesta, sem nenhuma preguiça, sem nenhuma cobiça, totalmente cooperativa, solidária, empreendedora. Isso é o que se tem que começar a fazer agora: educara a juventude para fazer tudo que tem que ser feito do modo correto sem ser mandada e nem cobrada. Muito menos castigada por não fazer.

Qual é a metodologia de estudos mais eficiente que existe até o momento ? Todo mundo já sabe que estudar não é o suficiente (óbvio que isso não despreza a importância dessa etapa) ? Tem algo mais, o que seria ? Ou varia de pessoa para pessoa a melhor forma de fixar os conteúdos ?

A melhor forma de, realmente, aprender algo, é se preparar para ensinar isso aos outros. Mesmo que seja de forma fictícia. Ou seja, você tem que preparar uma aula para ensinar aquilo que quer aprender. Então tem que se valer de vários livros para ver diferentes formas do assunto ser apresentado. Tem que montar um esquema, um plano de aula. Tem que engendrar meios de explicar de modo a que se entenda o que se está ensinando. Tem que inventar exemplos. Tem que inventar exercícios e formular problemas. Tem que elaborar um questionário em que sejam inquiridas as considerações importantes referentes ao assunto. Por exemplo, em que situações se aplica, em que não se aplica. Tudo isso é fundamental e precisa ser muito bem assimilado para que se possa dizer que o assunto foi entendido, compreendido e aprendido. Para o resto da vida. Não se pode esquecer, também, da questão neurológica de transferência do conteúdo da memória de curta duração para a memória de longa duração. Isso se dará se o assunto for abordado uma segunda vez, separada da primeira, no mesmo dia, antes que se durma.

https://m.youtube.com/watch?v=bqggTvZh7-Q Encontrei o nome do geofísico que fala que a Terra tem 6000 anos. Gostaria de saber a sua opinião sobre esse vídeo. Grato, professor.

Esse Afonso de Vasconcelos Lopes é um bocó. Ele só fala asnices. Parece com o Olavo de Carvalho. Esse negócio da Terra ter seis mil anos é a maior asneira. Não há como defender tal proposta. É do mesmo nível das considerações de que a Terra seja plana, de que o Sol é que gira em torno da Terra e coisas do tipo, como de que o homem não foi à Lua. Mesmo que o Robert Gentry tenha publicado na Nature ou na Science o seu artigo mostrando que a Terra tenha seis mil anos, a grande maioria dos artigos que essas revistas publicam são baseados na suposição da idade da Terra ser de 4,5 bilhões de anos.

"Teoria da evolução é como se você pegasse todos os ingredientes para fazer um bolo colocasse dentro do porta-malas de um carro, o carro bate explode, quando abre o porta malar tá lá o bolo, só cortar e comer." O que pensa sobre essa afirmação? obrigado.

Completamente idiota. Evolução não é nada disso. Quem afirma tal coisa é completamente ignorante em evolução. Evolução é um processo gradativo, ao longo de centenas de milhões de anos, que, pouco a pouco, em razão de mutações e da seleção, foi modificando os organismos para que eles se transformassem uns nos outros e dessem azo ao surgimento de todas as espécies de seres vivos existentes. Quanto ao surgimento dos primeiros organismos vivos, a partir da matéria inanimada, isso não é de que se ocupa a teoria da evolução, que parte de seres vivos pré-existentes. A origem da vida tem várias hipóteses de explicação já propostas, mas nenhuma ainda obteve o estatuto de uma teoria. Todavia, isso não significa que não se obterá uma explicação natural e nem que seja preciso recorrer à qualquer interveniência extra-natural para se explicar. Que, aliás, não explica nada, já que as propostas de algum projeto inteligente de alguma entidade extrínseca à natureza para provocar o surgimento de tudo, especialmente de todas as espécies vivas, não provê explicação nenhuma de como isso teria se dado de acordo com suas considerações.

"No it doesn't come for free but it's the price we pay for hapiness." Qual o preço que você paga pela felicidade ? Ou não enxerga dessa forma e as coisas pra você não tem um "preço" ?

Não enxergo o mundo pelo prisma da economia. Para mim a economia é um tópico secundário. O que é importante no mundo e na vida é obtido de graça. Nem é trocado. É doado e ganho. Isso se aplica à felicidade, ao amor, à amizade, à colaboração, ao compartilhamento, ao apoio, ao prazer, à alegria, à bondade, ao sexo e tudo que, realmente, é o que importa. Claro que há o que seja objeto de troca, compra, venda, aluguel e essas formas econômicas de aquisição. Mas as outras formas, isto é, a doação, a colheita direta do que esteja disponível, bem como a elaboração pessoal do que se deseja é que são as formas de obtenção do que é mais importante, exceção do alimento, do vestuário e do abrigo. Mas essas coisas são as condições básicas da sobrevivência. O que propicia significado e satisfação à vida, em suma, felicidade, não é comprado nem trocado. É ganho.

É lógico dizer que o "peso" (massa) da Terra aumenta devido o aumento do número de habitantes ?

Claro que não aumenta, pois o material de que são feitos todos os seres vivos que surgem na Terra é proveniente dela mesma.

Já assistiu às óperas "Mlada" e "Fausto"? Se sim, as aprecia? Estão dentre as minhas preferidas.

Nunca ouvi nem assisti a ópera Mlada de Rimsky-Korsakov. Quanto à ópera Fausto, de Gounod, já a ouvi, mas não assisti uma representação sua, nem em DVD (mas tenho). Gosto dela, mas não a considero uma das grandes. Minhas óperas preferidas são as de Puccini, de Verdi e de Mozart. Também gosto de Wagner, mas menos do que esses.

O programa "Primeira Classe" foi uma surpresa para mim devido ao fato de conhecer pouco sobre Samuel Barber.A regente Mary Alsop é de uma precisão incrível. Delirei com o Concerto para violino e gostei também do Concerto para violoncelo,o de piano me soou dissonante.Ele fez bem em rasgar a Sinfonia!

Não concordo que compositores e artistas de modo geral desprezem obras suas que considerem menos belas. Acho que elas fazem parte do acervo de suas criações e devem ser preservadas para se conhecer a história do artista, mesmo que não sejam suas melhores produções.

se quando um objeto cai aqui na terra, tanto a velocidade desse objeto aumenta (energia cinetica aumenta) e tanto a da terra aumenta (sistema terra-objeto), como que entao a terra continua orbitando o sol?

Para começar, em geral, os objetos que caem na Terra são provenientes dela mesmo, que foram levados até certa altura e deixados cair. Então já estão na mesma órbita da Terra em torno do Sol. Se for um objeto proveniente do espaço sideral, vai depender da massa dele em comparação com a da Terra. Se ela for pequena. a perturbação que fará na órbita da Terra será desprezível. Se ela for comparável à própria massa da Terra, então a colisão dos dois provocará a saída da Terra de sua órbita atual e seu acolhimento em outra órbita em torno do Sol, do mesmo modo que o outro objeto (que antes também estava em alguma órbita em torno do Sol) A nova órbita da Terra, muito provavelmente terá uma grande elipsidade, levando-a a distâncias mais próximas e mais afastadas do Sol que a da atual órbita quase circular. Isso provocará variações tão grandes de temperatura que, provavelmente, inviabilizará a vida na Terra.

a fisica na verdade é a ciencia do comportamento da natureza aqui na terra e a astronomia é do resto do universo, então, a astronomia é mais básica que a fisica, pois trata ate da origem do universo.

Não é isso não. A Física é a ciência básica da natureza no Universo inteiro. A Astronomia é a parte da Física que estuda o posicionamento e o movimento dos objetos espaciais (astros). A Astrofísica estuda a Física interna dos astros e a Cosmologia a Física do Universo como um todo, globalmente falando. Mas tudo é Física. O origem, estrutura e evolução do Universo são estudadas em Cosmologia e não em Astronomia.

se uma particula cai em um buraco negro tem energia mecanica negativa, mas para ter energia negativa, ela precisa estar ligada a uma orbita eliptica, mas quando cair, não tem elipse?

Não são apenas as órbitas elípticas que possuem energia mecânica negativa. Isso também acontece nas circulares e pode acontecer nas retilíneas. A energia mecânica é zero nas órbitas parabólicas e positiva nas hiperbólicas. No caso de um objeto que caia em um buraco negro, a órbita de queda, geralmente, será elíptica. E continua elíptica inclusive depois que o objeto adentra ao horizonte de eventos até que atinja o caroço. É preciso entender que, em verdade, tanto o objeto que cai no buraco negro quanto o próprio buraco negro estarão em órbitas elípticas em que o centro de massa de ambos será um dos focos. Note que o Buraco Negro não tem necessariamente, massa maior do que o outro objeto que cairá nele. Em geral o outro objeto não cairá no Buraco Negro integralmente, mas será disruptado, sendo sugado gradualmente pelo Buraco Negro. Nesse processo, a matéria do objeto sugado vai caindo em espiral formando um "disco de acreção", em que, devido à aceleração e ao aumento da temperatura, se ionizará e emitirá forte radiação, que é a forma com que os Buracos Negros são encontrados no espaço.

Professor, como um engenheiro mecânico pode atuar no ramo da astronomia ou astronáutica? Existe essa possibilidade?

Sua atuação na astronáutica é óbvia, uma vez que os foguetes, satélites e naves espaciais são dispositivos mecânicos, ou seja, são veículos de transporte, como aviões, automóveis e trens. Já na astronomia o engenheiro mecânico encontra muito trabalho no projeto e construção dos telescópios, que também são dispositivos em que, além da ótica e da eletrônica, a componente mecânica é essencial. A NASA é cheia de engenheiros mecânicos.

Você tem algum tipo de vício?

Sim. Beber Coca-cola (zero). Bebo umas três latas por dia.

Você não pode fazer um transplante de coração?

Penso que sim. Mas o médico disse que não é o meu caso, pois há muita gente na fila em situação muito pior.

https://www.youtube.com/watch?v=Ox-uwLP18u0 Placido Domingo - None but the lonely heart ( Tchaikovsky)

Acho linda essa música. Não só a maravilhosa melodia (que fica magnífica em solo de violoncelo) como também a triste, mas encantadora letra, cuja tradução minha, de uma tradução do russo para o inglês eu apresento aqui:
Ninguém, senão um coração solitário pode conhecer a minha tristeza.
Sozinho e apartado, longe da alegria e da felicidade.
Vejo erguer-se sobre mim um arco celestial ilimitado.
A que distância estará o ente querido que me ama?
Ninguém, senão um coração solitário pode conhecer a minha tristeza.
Sozinho e apartado, longe da alegria e da felicidade.
Meus sentidos falham, um ardente fogo me devora.
Ninguém, senão um coração solitário pode conhecer a minha tristeza.

Te assusta alguém que mal te conhece e já chega te elogiando ? Supondo que a pessoa seja educada... O quão receptível você é à elogios de desconhecidos ?

Assustar não, de modo nenhum. Mas surpreende. Então eu vou querer saber a razão de tal atitude. De qualquer modo, me lisonjeia.

O que você acha de mulheres que optam por ser donas de casa?

Não acho que seja válida porque é discriminatória. O bom é que tanto homens quanto mulheres (ou melhor, todos os adultos que morarem na casa, inclusive adolescentes e jovens, com exceção de crianças e anciãos) participem da divisão das tarefas domésticas com responsabilidade, isto é, não como uma ajuda, mas como um encargo. Da mesma forma que os adultos, femininos e masculinos (o que inclui os jovens mais velhos) também participem, com responsabilidade, da divisão dos encargos financeiros da manutenção do lar. Isso é que é o ideal para que se tenha o respeito pelo trabalho de todos e que ninguém fique sobrecarregado de algum tipo de encargo. Em casos especiais, não sendo possível por razões justificáveis, então se admitiria que alguém ficasse dispensado de algum dos encargos ou que outrem acumulasse algum tipo de encargo. Porém em casos realmente excepcionais.

mas esses entes que voce falou sao os concretos? ha os entes abstratos tambem, entao qual e a definiçao generica de ente?

Sim. Entes abstratos seriam, por exemplo, organizações (eu disse que instituições não eram entes, mas são). O que caracteriza essas abstrações como entes é o fato de possuírem uma estrutura estática, não no sentido que não possam ser alteradas, mas no sentido de que seja algo, que, em dado momento, esteja estabelecido de alguma forma. Isso não acontece com as ações, os valores. as relações, e as outras categorias que não são entidades. Uma religião é uma entidade abstrata. Uma nação é uma entidade abstrata. Mas uma lei não é uma entidade. Isso, realmente, é um tema bem sutil e difícil de ser abordado. Outro conceito fugaz é o de "coisa". Estou até pensando em pesquisar e escrever um glossário metafísico que abranja esses termos, como ente, ser, coisa, objeto, sistema, valor, relação, ação, evento, ocorrência, fenômeno, norma, ideia, conceito, atributo, sentimento, emoção, pensamento, espaço, tempo, matéria, campo, radiação, estrutura, espírito, deus, alma, realidade, essência, existência e outros que tais.

Você acha correto os pais deixarem filhos adolescentes consumir bebidas alcoólicas?

Varia. Se os pais conseguirem educar convenientemente os filhos para que, ao ingerirem alguma bebida, o façam com bastante moderação, enfrentando a insistência dos colegas, mesmo que isso faça com que se perca a amizade, então não tem problema. Aliás essa é a única forma de se agir, a não ser que se impeça a filha ou o filho de ir a qualquer lugar em que a juventude se reúna. Proibir categoricamente não é eficaz, porque essa atitude, inclusive, é capaz de, justamente, levar o adolescente, para contestar os pais, a beber além do limite.

Como deixar de ser invejoso?

Refletindo bastante sobre o assunto e concluindo como se trata de uma atitude vil, desprezível, abjeta, ignóbil, vergonhosa, nojenta, péssima e tudo de ruim. Ficar pensando muito sobre isso e, quando sentir inveja, cobrir-se de vergonha e pejo, arrependendo-se amargamente de tal vilania. Se for fazendo sempre isso, inúmeras vezes (milhares mesmo), vai acabar deixando de sentir inveja.

Qual ponto na educação dos asiáticos que os fazem serem tão disciplinados ? Os jovens até brincam "Quer saber o segredo do sucesso? Seja um asiático!". O que acha sobre ? É mais uma desculpa para continuarmos acomodados ?

A questão é cultural. Os asiáticos (do extremo oriente) são muito, mas muito mesmo, disciplinados. São capazes de tolerar horas de estudo muito cansativo sem esmorecer. Possuem uma cosmovisão de que esse esforço todo é algo extremamente valioso e que ser uma pessoa com muito preparo é algo de grande valor. Isso não está introjetado na cosmovisão ocidental da maioria das pessoas que considera que o importante é gozar a vida e ir levando tudo sem grande sacrifício. Portanto, se não mudar essa mentalidade, não vai adiantar, porque ter esse preparo todo é, realmente, estafante. É um esforço descomunal por anos a fio, desde a tenra infância. As famílias estimulam e esperam das crianças esse tipo de atitude. Todos são assim. A sociedade é assim. Além de ser uma sociedade que possui valores éticos muito elevados e praticados continuadamente. Aqui no ocidente (e no oriente próximo e médio), as pessoas querem saber é de levar vantagem, mesmo que seja indevida. Não aceitam que tirar uma nota ruim é o que seja justo, se não se estiver sabendo a matéria. Querem nota boa, mesmo que seja por meio de cola. Tudo isso faz com que, em comparação com os orientais, os ocidentais, com raras exceções, fiquem em desvantagem competitiva para a obtenção de muitas colocações. Esse tipo de disciplina penetra todos os aspectos da vida. As crianças estendem suas camas, varrem seus quartos, participam da faxina da casa e do colégio também. Andam sempre bem vestidas, bem penteadas, bem limpas. São organizadas e ordeiras com seus pertences e suas atividades. Muito diferente das crianças ocidentais.

O que falta para o Anglo ser o primeiro?

Aqui em Viçosa o Anglo não é o primeiro porque o Coluni é de graça e faz um exame de seleção em que a quantidade de candidatos por vaga é muito grande. Portanto lá só entram os excelentes alunos. Os que vêm para o Anglo são os que não passam no Coluni. Além do mais o Coluni tem todos os professores em dedicação exclusiva com um salário muito bom, com um gabinete pessoal para cada um, Com salas de aula de poucos alunos, com mais aulas por semana, com um sistema de avaliação muito mais rigoroso e que exclui da renovação de matrícula todos os reprovados e que não se preocupa em dar um apoio aos alunos com dificuldade. Cada um que se vire. Daí os que aguentam o tranco das exigências exacerbadas, realmente, conseguem terminar o curso em excelentes condições para encarar o ENEM. Note, inclusive, que o Coluni não tem um revisional na terceira série, como o Anglo tem. Como um colégio particular, se o Anglo aplicasse todo o rigor e exigência do Coluni, os alunos sairiam do colégio. No Coluni eles ficam assim mesmo porque é de graça.

Qual a sua opinião sobre pessoas que estão invadindo lojas e roubando no ES? Vejo que são pessoas "normais" que não costumavam roubar, por que fazem isso?

Porque não têm educação. Especialmente educação moral. Isso ficou perdido no sistema de ensino e precisa ser urgentemente resgatado para que, dentro de várias décadas, voltemos a ter pessoas que prezem e sigam os princípios éticos em todas as circunstâncias da vida.

Para você, qual seria a medida necessária que deveria ser tomada para fazer do Brasil um país mais seguro de se morar? (uns dizem a liberação da arma para todos os cidadãos ,discordo ,não gosto de armas )

Prosperidade, educação e punição rigorosa. Tudo levado a cabo em conjunto. Mas o resultado não vem antes de várias décadas.

se entes são tudo que se pode imaginar que existe no universo, por que as ocorrencias não sao entidades?

Entes não são tudo o que se possa imaginar que existe. Na categoria de entes se enquadram tudo o que puder ser feito de algo que seja um constituinte substancial. As ações, os eventos, os valores, as normas, as instituições, os fenômenos, as relações, as idéias, os conceitos, os atributos, os sentimentos, as emoções, por exemplo, não são entidades e nem seres. Sistemas, corpos, objetos, são entes ou seres (se, de fato, existirem), inclusive os que não sejam feitos de constituintes físicos, como os hipotéticos espíritos. Espaço e tempo também são entidades, bem como estruturas. Mas não ocorrências.

espaço e tempo são sistemas e seres? um conjunto sempre será subconjunto de si mesmo?

Sistemas são subconjuntos dos constituintes substanciais do Universo, que são matéria, radiação e campos. Espaço e tempo não são substanciais. São entidades (e portanto seres, pois, de fato, existem) formais do Universo. Todo conjunto é um subconjunto de si mesmo. Logo o Universo é um sistema.

Costuma usar este seu vocabulário formal, (do jeito que escreve no ask) no seu linguajar coloquial?

Nem tanto, mas quase.

Você é uma pessoa bem humorada? Em caso positivo, externa este bom humor, ou somente pensa na piada (graça) sem externá-la? Acorda de bom humor?

Sou bem humorado, mas não ligo muito para piadas. Sempre acordo de bom humor.
Gosto de externar comentários jocosos (mas jamais chulos) sobre os assuntos que estão sendo tratados em cada momento. Mas nunca faço piadas que possam ser ofensivas a alguém em razão de alguma característica, mesmo que seja algo, de fato, engraçado.

Como desenvolver o conhecimento/gosto aprimorado pela pintura? Reconhecer o que é bom e o que é ruim? Sempre penso que deve ser muito cansativo olhar por horas pinturas em museus e procuro apreciar pela internet - o que pensa a respeito disto também?

O gosto pelas artes plásticas se desenvolve, justamente, pela insistência em sua apreciação. Contemplá-las ao vivo provoca uma percepção mais aprimorada de como ela seja, o que permite um julgamento melhor de suas qualidades estéticas. Infelizmente, várias se encontram em museus ou residências espalhadas pelo mundo todo, sendo quase impossível ter acesso direto a elas. Mas eu, de fato, gostaria de poder visitar os grandes museus do mundo e ficar vários dias por conta de passear por suas galerias e apreciar as obras. Isso nem me cansaria. O que também gostaria é de poder visitar as grandes obras arquitetônicas: as catedrais, os monumentos, os palácios, os castelos, os grandes edifícios, as torres, as pontes. Contemplar isso tudo ao vivo é uma sensação muito mais fascinante do que ver fotos. Para desenvolver o gosto o bom é contemplar as obras, mesmo em reproduções, pela internet, por exemplo, de um modo crítico e comparativo das características de umas com as outras. Isso desenvolve a percepção estética. Além de ser um exercício extremamente prazeroso. Tanto quanto escutar música e comparar umas com as outras. Ou mesmo, a mesma, interpretada por diferentes intérpretes.

http://zip.net/brtDBl ... A existência do mal não é, de modo nenhum, uma constatação de um Deus malvado, pois Ele não prometeu o paraíso na terra, mas, sim, no céu, ao seu lado. Aqui, na terra, temos nossas provações - algumas difíceis - justamente para buscarmos a Deus. O mal não é eterno, Ernesto.

Realmente não é isso. A existência do mal é um fato em si mesmo. O que acontece é que, se houver Deus, uma vez que o mal existe e se esse Deus se enquadra no conceito que se tem de um ser onipotente, onisciente, onipresente e onibenevolente, então há uma contradição. Ou esse Deus não é onipotente, ou não é onisciente, ou não é onipresente, ou não é onibenevolente. Disso não há escapatória. Quanto ao conceito desse "céu dos bemaventurados", é algo inteiramente desprovido de sentido. Seria um lugar? Consideremos que almas existam. Sendo espíritos e não entidades físicas, não possuem volume, massa e nenhum outro atributo físico, inclusive localização. Ora, quando a pessoa morre, diz-se que sua alma vai para o céu ou para o inferno. Como almas não são entidades físicas, não há como elas irem para "lugar" nenhum. Portanto céu e inferno não podem ser lugares. O que seriam então? Claro que o mal não é eterno, pois ele não é uma coisa e sim uma propriedade das ocorrências, sejam elas provocadas pela própria natureza, seja por seres dotados de consciência. Acontece que, no futuro, o Universo se colocará no estado de nível de energia inferior em todos os seus subsistemas, o que inviabilizará qualquer ocorrência. Daí não ser possível haver nenhum mal e nenhum bem.

"Que mistério fazemos do amor e outras coisas simples." Concorda ? O amor é, em sua essência simples, nós que o fazemos complicado ou somos seres complicados ?

O amor, realmente, é simples. As pessoas o complicam porque estabelecem condições e restrições a ele. O amor tem que ser incondicional e irrestrito. Ama-se a quem se amar, não importa quem seja, não importa se se considere aceitável ou não. Assim é que o amor tem que ser. Em verdade, o amor é assim. O que não é assim é a realização do amor em um relacionamento estabelecido. Não há como se impedir que se ame qualquer pessoa que se ame. O que pode ser vedado é se estabelecer um relacionamento amoroso com essa pessoa. Isso é que eu acho que não poderia ser vedado. Quando se ama, seja a quem for. tem-se que poder viver esse amor em um relacionamento existencial. Não importa se a pessoa já possua outro relacionamento. Que mantenha ambos, então. A felicidade requer que todo amor se expresse em uma relação amorosa. Estou falando de amor romântico-erótico. Mas essa relação amorosa pode, até, não se expressar em um relacionamento que envolva sexo. Mesmo assim é amor. E o amor verdadeiro não é exclusivista, não é dominador, não é possessivo, não é controlador. É completamente altruísta. Quem ama quer o ser amado totalmente livre para amar ou não em reciprocidade e, também, para amar a outrem, mesmo que ame em reciprocidade. Amar é uma atitude positiva de querer o bem do ser amado, em qualquer circunstância. Portanto, jamais nos imponhamos qualquer obstáculo ao amor que sentirmos. Se ele surgir, seja por quem for, temos que expressá-lo por palavras, por gestos, por atitudes, por compromissos, por compartilhamento, por carinho, por cuidado, por dedicação, por auxílio, por apoio, por envolvimento, por curtição da companhia, por mimos, enfim, por todos os modos possíveis de externar esse fato tão maravilhoso que é amar. Mesmo sem ser amado em retribuição. Claro que não se pode ser invasivo, inconveniente, perturbador nem chato. Mas tem que deixar claro o fato de que se está amando aquela pessoa.

Comente: "Se ages contra a justiça e eu te deixo agir, então a injustiça é minha." Mahatma Gandhi

Correto. O que não se pode é confundir a justiça com a lei, pois a lei muitas vezes é injusta, então se tem que agir contra a lei para se ser justo.

As pessoas deveriam parar de achar um propósito para fazerem as coisas ? Visto que motivações são voláteis, o mesmo motivo que te faz agir agora, é instantaneamente substituído por outro que te coloca sob a inércia. Como você acha que alguém deveria prosseguir perante a esse contraponto de ideias ?

Mas é claro que NÃO! As pessoas devem ter propósito para fazer o que fazem sim. E os propósitos não são voláteis não. As pessoas refletem sobre o que querem e envidam seus esforços no sentido de obterem. Quem não quer nada leva uma vida completamente vazia e sem sentido. O sentido da vida não é intrínseco a ela. Cada um é que tem que colocar o seu e isso é feito, justamente, na definição de seu propósito de vida. Eu, por exemplo, coloquei para mim mesmo que o significado de minha vida é espancar a ignorância do mundo. É esclarecer as pessoas. É tirá-las das ilusões. É pugnar para que o mundo se torne um lugar melhor por meio da difusão de minhas idéias anarquistas e ateístas, que conduziram a humanidade a uma situação ideal de civilização harmônica, fraterna, justa, ordeira, próspera, equânime, livre e aprazível.

Como deixar de ser intelectualmente medíocre?

Sendo genuinamente intelectual. Ou seja, sendo uma pessoa de vasta cultura, de alta inteligência, de grande traquejo social, de refinada educação, de muito boa retórica. Tudo isso pode ser adquirido com bastante tempo, dedicação e esforço. Mas não pode ser algo que se alcance com a pretensão de se obter alguma vantagem. Tem que ser algo que a pessoa curta muito e se dedique a assim o ser, simplesmente porque é assim que se sente feliz sendo. Toda intelectualidade que objetive vantagens pelo seu uso sempre será falsa e isso é claramente perceptível. O verdadeiro intelectual não é esnobe, não se jacta de suas qualidades. Pelo contrário, é uma pessoa cordial e modesta, mesmo sendo sempre assertiva, positiva e firme. Mas sem pompa, sem soberba, sem pernosticismo. Ser intelectual é algo muito bom e fonte de grande prazer e satisfação. A razão é, simplesmente, a grande alegria que propicia o conhecimento, a cultura, o refinamento do modo de ser, a nobreza do caráter, a elegância e isso tudo que faz a pessoa intelectual ser como é. Com distinção e modéstia. Mas não humildade, isto é, sem jamais fingir não ser o que se é.

Qual sua opinião sobre o cavalheirismo? As mulheres não devem pagar a conta? Há a necessidade de esperar a porta ser aberta para só então sair do carro?

Esse tipo de cavalheirismo não significa nada. A mulher deve dividir a conta do restaurante sim e, para sair do carro, não tem que esperar o homem abrir a porta. Ela mesma abre e sai. Cavalheirismo tem que ser uma atitude recíproca de cortesia tanto do homem para com a mulher quanto da mulher para com o homem. E, mesmo, dos homens uns para com os outros e as mulheres umas para com as outras. São gentilezas espontâneas em pequenos detalhes das ocorrências da vida. Mas não pode ser nada que seja uma expectativa formal. Não se tem que esperar a gentileza. Se ela não surgir, que se faça por conta própria sem o menor constrangimento e tampouco sem se sentir menosprezada por não ter ocorrido.

Professor, qual a sua opinião sobre ufologia?

Um assunto inteiramente desprovido de validade para ser considerado.

Você se considera uma pessoa espiritualista?

Já falei sobre isso. Depende do que se está conceituando como "espiritualismo". Se for a concepção de que a mente tenha alguma componente não física, não sou espiritualista. Sou totalmente, completamente, inteiramente fisicalista. A mente é um produto da anatomia e da fisiologia do cérebro e seus anexos e nada mais. Todavia, se por espiritualismo, está se considerando o fato da pessoa ter considerações mais elevadas sobre a realidade, ser compassiva, ética, nobre, solidária, bondosa. Interessar-se por temas mais sublimes, ocupar-se de assuntos mais honrados, então posso dizer que sou uma pessoa espiritualista, mas acho melhor usar a palavra "espiritual", nesse sentido que estou dizendo e não da existência de qualquer tipo de realidade sobrenatural, como espíritos ou almas, que não admito de modo nenhum.

Professor, se você fosse um grande Youtuber que expõe sua opinião, ao receber ameaças a ti e tua família, você ainda ia fazer seu conteúdo? Falo isso porque o Pirulla foi abordado por um lunático alguns meses atrás na rua.

Sim, continuaria como sempre. Pediria proteção para minha família mas não me curvaria a ameaças. Se todos fizerem isso, nunca se consertará o mundo que ficará para sempre à mercê das pessoas mesquinhas. Temos que nos arriscar até mesmo a morrer para o bem do mundo. Os grandes líderes foram presos, condenados à morte, assassinados. Mas foi por eles que o mundo foi ficando melhor. Claro que houve líderes do mal também.

Leis não devem ser descumpridas e sim modificadas através de pressão feita pelos eleitores. Existem várias maneiras de pressionar os Congressistas para que as modifiquem, inclusive, mandando mensagens para Deputado/Senador em que votou, fazendo abaixo assinados, etc. (cont.)

Tem leis que têm que ser descumpridas de propósito mesmo, num ato de desobediência civil, que nos leve à prisão, para que se crie uma comoção nacional que leve os legisladores a revogá-la ou alterá-la. Se todos sempre cumprissem todas as leis não haveria progresso. Não se teria abolido a escravidão. Não se teriam concedidas igualdades de direitos às mulheres. Não se teria acabado com o "aphartheid" na África do Sul. Lutero não teria criado o protestantismo. Cristo não teria fundado o cristianismo. Buda não teria fundado o Budismo. Essas pessoas que se recusam a obedecer as más leis são heroínas da humanidade. São elas que precisam ser imitadas por todo mundo.

Quando está conhecendo alguém você também fica procurando defeitos na pessoa ou incompatibilidades pra tentar se "desiludir" ou combater as espectativas ? Até que ponto isso pode ser prejudicial ?

Não, absolutamente. Isso é bobagem. Se a pessoa tiver incompatibilidades que inviabilizem o relacionamento, elas aparecerão e, então, se desfaz a relação. Não precisa ficar se preocupando se vai dar certo ou não. Suponha que vá dar certo. Se não der, parte-se para outra.

entao as cargas negativas tambem geram campo, mas que diverge para elas e as positivas que converge. e a interaçao por fotons que são os bosons mensageiros que aparecem no diagrama de feynman, eles surgem do vazio com qual energia?

Ao contrário. O campo elétrico gerado pelas cargas positivas é que diverge delas enquanto o gerado pelas negativas converge para elas. Os fótons surgem quando há alteração nos campos elétricos (ou nos magnéticos) de modo que essas variações induzem o surgimento do campo magnético, pela variação do elétrico e do campo elétrico, pela variação do magnético. Note que o fóton é um quantum de campo eletromagnético e não de campo elétrico ou magnético puros. Quando se estabelece um campo elétrico, onde antes não havia, há uma alteração do campo. Essa alteração é que é propagada pelos fótons.

O ano passado uma turma de filosofia fez uma camiseta do curso com essa símbolo "Φ" Só que a turma desse ano está fazendo com " φ " Os dois são símbolo da filosofia? Tá certo isso?

Sim. O primeiro é phi maiúsculo e o segundo e phi minúsculo.

e que eu vi que o senhor falou que a fonte de campo eletrico sao cargas positivas. mas entao nao necessariamente?

Fonte no sentido de que o campo emerge delas. No caso das cargas negativas o campo se dirige para elas. Mas ambas fazem surgir o campo em torno de si. Divergente das positivas, convergente para as negativas.

ha um vetor que orienta o fluxo eletrico do campo eletrico ou sao varios? e se o eletron nao gera campo eletrico, mas engole do proton, como que ha mensagem de interaçao entre dois eletrons?

Tanto o próton quanto o elétron geram campo elétrico. O elétron sofre uma interação por parte do campo elétrico do próton e o próton sofre uma interação por parte do campo elétrico do elétron. A intensidade dessas interações, medida pela força elétrica sofrida por cada um, é a mesma, possui a mesma direção, sentido oposto em cada um e atua na linha que une as partículas. Sua resultante não é zero porque não são forças que atuam no mesmo corpo.

A polícia militar no Espírito Santo está em greve. Com isso, a criminalidade aumentou muito. Você considera essa greve legítima?

Sim. Considero mesmo. Acho que a culpa é do governo que não remunera condignamente os policiais. Então eles têm que entrar em greve mesmo e não sair enquanto não tiverem o aumento solicitado. A população não tem que reclamar da polícia pela falta de segurança. Tem que reclamar do governo estadual. A culpa não é dos policiais. É do governador.

Professor, quem o senhor acredita que inventou o cálculo. Sir Isaac Newton ou Gottfried Leibniz?

Não é uma questão de acreditar e sim de constatar. O cálculo foi desenvolvido independentemente tanto por Newton quanto por Leibniz.

Quando diz "o Delegado prende e o Juiz solta" é bom esclarecer que as leis são feitas pelos Congressistas e não pelo Juiz; este último só a cumpre.

Isso é o que eu acho que está errado. O juiz teria que descumprir a lei para não deixar solto um malfeitor. Não posso concordar com leis erradas e acho que leis erradas têm que ser descumpridas. Em suma, acho que a lei teria que ser de forma a dar ao juiz autonomia para soltar ou não uma pessoa em função do seu julgamento a respeito da periculosidade ou não dela e não do que a lei diria a respeito.

Professor. Como ateu, é possível se abrir ao espiritualismo? Ou ambos são mutuamente exclusivos?

Depende do que você chama de espiritualismo. Se for a consideração de que a mente seja composta de alguma entidade não física, então o ateísmo rejeita o espiritualismo. Se for a consideração de que a mente deva se ocupar de temas elevados, nobres, virtuosos, benevolentes e se se chamar isso de temas espirituais, então o ateu pode ser espiritualista.

voce diferencia corpo de objeto? qual sua definiçao?

Um corpo é um sistema, isto é, um subconjunto do Universo, caracterizado por uma fronteira que o separa do resto do Universo de modo que sempre se sabe o que está dentro e o que está fora dele. Mesmo que essa fronteira não seja rígida. Já um objeto é um corpo que possa ser pego e manipulado com um todo. Por exemplo, uma nuvem não é um corpo, mas é um sistema. Já um litro de água, sem considerar o recipiente, é um corpo, mas não é um objeto. Um objeto geralmente é sólido ou, pelo menos, possui um envolvimento sólido. Uma galáxia é um sistema, uma estrela é um corpo, um planeta é um objeto. A atmosfera é um sistema e não um corpo. O oceano é um sistema.

Escrever histórias de ficção é um estímulo para o cognitivo? Por que?

Sim, e bem grande. Porque o ato de escrever requer o concurso da criatividade inventiva, do estabelecimento de um enredo, da caracterização dos personagens, do desenvolvimento das cenas e dos diálogos, atividades essas todas que requerem grande processamento mental o que estimula o desenvolvimento da inteligência.

grandezas escalares e vetoriais diferem no que? o que é uma escalar?

Grandezas escalares são as que quantificam os atributos de um sistema, de uma interação ou de uma ocorrência que se caracterizam apenas pela especificação de um valor numérico, como temperatura, trabalho, calor, energia, tempo, volume, densidade, carga elétrica e outras. Já as grandezas vetoriais são as que quantificam os atributos de um sistema, interação ou ocorrência que, para sua especificação, requerem, além de um valor numérico, de uma orientação espacial, como velocidade, aceleração, força, impulso, quantidade de movimento, intensidade de campo elétrico e magnético e outras. Há, também, grandezas que requerem a especificação de duas ou mais orientações, além de valores numéricos, que são chamadas de tensoriais, como o momento de inércia, a curvatura do espaço-tempo e outras. As grandezas escalares são representadas por números, inteiros, racionais, reais ou complexos ou funções que levam conjuntos numéricos a conjuntos numéricos. As grandezas vetoriais são representadas por matrizes colunas de números ou funções de números. As grandezas tensoriais são matrizes de elementos numéricos ou funções numéricas de números, ou ainda, matrizes de matrizes, também de elementos numéricos ou funções de números.

Paul Dirac pode ter sido o melhor físico teórico do século XX?

Não acho. Para mim Albert Einstein foi maior.

como explicar o mecanismo de conduçao a baixas temperaturas. voce disse que é o resultado da vibraçao das moleculas que altera o campo eletrico, mas a vibraçao e um grau de liberdade que so se alcança a temperatura altissimas. e em temperaturas baixas, como os fotons sao trocados?

Vibrações não ocorrem apenas a altas temperaturas. Ocorrem a qualquer temperatura. Quando um campo elétrico se estabelece em um material, ele desloca a nuvem eletrônica para trás, de modo que fica com seu centro descoincidente com o núcleo do átomo. Se a ligação dos elétrons externos for fraca (condutores), eles pulam para o átomo vizinho e esses pulos todos formam a corrente elétrica. No caso da corrente alternada, costuma nem chegar a haver o pulo, pois o campo se inverte e puxa a nuvem eletrônica para o outro lado. Mas esse deslocamento oscilatório da nuvem eletrônica já consiste em uma corrente elétrica. No caso dos isolantes, a atração do núcleo sobre os elétrons é maior do que a força do campo elétrico externo que quer produzir a corrente, de modo que esse deslocamento da nuvem é pequeno. Mas se o campo elétrico externo forçador da corrente for muito intenso, a corrente se estabelece, mesmo em um isolante. O valor mínimo do campo elétrico que produz uma corrente em um isolante é denominado sua "rigidez dielétrica".

Conteúdo "explícito" da série sacanagens do Senado. http://ask.fm/figuereidocubatao3/answers/141212787059

Publicado para conhecimento geral. Só uma observação. Ele não é "auxiliar", é "chefe". Mesmo assim, esse salário é maior do que o do Reitor da minha Universidade.

Quando criança, tinha uma exelente inteligencia criativa e lógica-matematica. A criativa cultivei ao longo dos anos, mas, a lógica-matematica ficou para trás devido a imbecil forma de se ensinar "matemática" no Brasil. Ainda é possivel desenvolver a lógica-matemática, hoje, com quase 17 anos?

Sim, claro. Mas é preciso que você tenha muita força de vontade e se dedique a resolver enigmas, a demonstrar teoremas, a fazer exercícios e a solucionar problemas com bastante afinco. Você conseguirá superar essa deficiência.

Poxa, Ernesto! Estou muito triste. Mais da metade dos meus conhecidos compartilham fotos do J. Bolsonaro e escrevem coisas ridículas sobre os Direitos Humanos. O mais triste é que muita gente apoia esse tipo de pensamento. Inclusive os próprios familiares.

É lamentável que pessoas que se poderia considerar que fossem de bem sejam ludibriadas por essas concepções direitistas e revanchistas do Bolsonaro e dos que querem a volta dos militares ao poder. Essas pessoas não entendem que não é pelo tacão que se estabelece a paz e a ordem. A mentalidade militar é equivocada ao conceber a disciplina como algo incontestável, de modo que se tenha que obedecer toda ordem superior, mesmo que seja idiota. Isso é abdicar da inteligência. Ainda bem que não prestei serviço militar, senão eu seria preso todo dia e, ainda, provocaria um motim dos demais recrutas contra ordens imbecis dos superiores. Claro que não se pode admitir nenhum crime e nenhuma desonestidade. Mas tudo tem que ser combatido dentro da estrita observância da lei. Só que, o que tem acontecido, é que as pessoas têm se safado da lei e não são devidamente punidas. Um delegado que conheço faz os maiores esforços para prender delinquentes e, então, o juiz solta. Assim não dá. Há muita coisa errada. Por exemplo, prisão especial para portador de diploma de nível superior. Isso é imoral. Da mesma forma que é imoral o ajuntamento de presos nas penitenciárias que abrigam uma população muito superior à sua capacidade. O governo tem que gastar é muito dinheiro mesmo para estabelecer um sistema prisional decente que dê conta de prender todo mundo que tem que ser preso, de modo decente, e com trabalho obrigatório para ajudar a pagar sua hospedagem. E sem nada de liberalidades de redução de pena ou coisas similares. Porém tudo legal e decente. Inclusive o modo de agir da polícia. Paralelamente é preciso que a sociedade ofereça oportunidades para que todos possam se manter sem optar pelo crime. Os que optarem, que pagem, e bem caro, pela opção. Mas os direitos humanos não podem ser violados em nenhuma hipótese.

O que tem a dizer sobre o Realismo Político?

Sou completamente infenso ao realismo político. Sou um idealista político. Acho que a política tem que ser conduzida não em consideração à realidade mas com vistas a mudar essa realidade para uma situação ideal que se tem em mente. A política tem que se pautar pela ética e não pelos interesses econômicos, militares ou de que outra ordem forem. Enquanto a política se balizar por interesses e condições que estejam estabelecidas nunca se construirá um mundo bom, justo, harmônico, fraterno, equânime, aprazível, próspero, livre e ideal para todos e não só para alguns. O realismo político, bem como o pragmatismo, são uma tremenda peste para a humanidade.

Ainda sobre a equação tan(x)=csc(x)

Essa equação é equivalente a cos(x) = (sen(x))^2
A solução, em graus, vale: 51°49'38" ou -51°49'38"

Professor, qual a justificativa para a validade dessa igualdade: tg x = cossec x ? Ou seja, por que isso é possível?

Isso não é uma identidade, isto é, não é válida para qualquer valor de x. Mas pode haver algum para o qual seja válida, isto é, trata-se de uma equação. No caso esse valor existe e vale acos((sqrt(5)-1)/2) ou -acos((sqrt(5)-1)/2). Pode testar. Resolvi por meio de dois programas de computação algébrica, o WMaxima e o XCas.

Acha válido o movimento gay, passeatas,desfiles, etc? Caso pertencesse a este grupo, participaria destes movimentos?

Acho válido, mas não participaria porque não gosto de agitação e as passeatas parecem um bloco de carnaval e eu detesto carnaval. Prefiro agir no convencimento das mentes para que não tenham preconceitos e que considerem qualquer posicionamento com respeito a orientação sexual, questões de gênero, concepção gamética, opção ideológica, escolha religiosa ou o que for do tipo como perfeitamente admissível, desde que não preguem nada que seja malévolo ou cause prejuízo às pessoas, à sociedade ou à natureza. Mas eu acho bom que as pessoas que gostem desses movimentos que deles participem, para, justamente, levantar a lebre e fazer a sociedade se preocupar com o tema, bem como os políticos e políticas, sacerdotes e sacerdotisas, juízes e juízas e esse tipo de pessoa que decide a respeito do assunto.

Qual é a força responsável pela variação da velocidade tangencial da Lua em torno da Terra (ponto de interrogação).

Como a órbita da Lua em relação à Terra não é circular, a força de gravidade da Terra sobre a Lua possui trechos em que tem uma componente tangencial à velocidade da Lua no mesmo sentido dela e trechos em que é em sentido oposto. Isso faz com que a Lua tenha sua velocidade escalar acelerada ou retardada em diferentes trechos de sua órbita em torno da Terra. Além disso ela também está sujeita à atração do próprio Sol e dos demais planetas, que também alteram o módulo de sua velocidade.

Ernesto, você já leu "Homo Deus: Uma breve história do amanhã"?

Não. Até já comprei esse livro, mas tem muitos na frente dele na fila para eu ler, de modo que acho que só vou chegar nele daqui a mais de um ano.

Qual a diferença de gostar e de amar?

Gosta-se quando a presença ou a ocorrência de alguém ou de algo nos trás satisfação, prazer, alegria, felicidade. Ama-se quando a nossa presença, as nossas ações levam alegria, satisfação, prazer, felicidade a quem estamos amando. Amar é uma atitude positiva, gostar é uma sensação, que também pode ser fruída pelo fato de ser amado. Isto é, em geral, se gosta de ser amado. Mas isso não significa que se ame. Todavia amar, mesmo que não se seja amado em retribuição, é algo de que, também, em geral, se gosta.

O conceito do deus abraamico nem sempre foi Universal. Antes da reforma do rei Josias e o advento do Zoroastrismo, YHWH era o deus El local da montanha, era cultuado exclusivamente, mas de acordo com a ideia de monolatria. Qualquer um pode entender no livro: Uma História de Deus, de Karen Armstrong.

Exatamente o que eu quis dizer. Quando uma pessoa diz "Deus te abençoe", se ela for cristã, judaica ou muçulmana, ela está se referindo ao mesmo Deus, que é o Deus único que essas religiões consideram que exista. Mas se ela for de outras religiões, pode ser que ela esteja se referindo a outros deuses. Nesse caso, em geral, ela o denominará, como, por exemplo, "Júpiter o abençoe" ou "Obatalá o abençoe", conforme o caso.

Fiquei curioso. Na questão sobre bençãos divinas, por que a ressalva com relação ao Deus Abraâmico?

Porque o Deus abrahâmico é um conceito diferente de Deus, como entidade única e universal, de toda e qualquer religião. As demais religiões concebem seus deuses particularmente, não sendo eles aquela entidade superior a tudo, tanto que, em alguns casos, existem mais de um. o Deus abrahãmico é "O Deus". Só ele é único, onipotente, onisciente, onipresente, onibenevolente. Se existe mesmo uma entidade com tais características é outra conversa. Mas, conceitualmente, ele é que é o que se pode entender por "Deus". Os outros não.

Gosta da música de Villa Lobos? Qual compositor brasileiro (erudito) prefere?

Sim. Villa-lobos é o meu preferido. Inclusive meu próximo programa será sobre ele. Já estou preparando. O seguinte será sobre Leonard Bernestein e Charles Ives. Depois ainda não programei.

Você fez equivalência de disciplinas na UFMG? Quanto tempo levou pra concluir as matérias e se formar?

Entrei para a licenciatura de matemática em Barbacena logo que fiz 18 anos e me formei logo que fiz 22 anos, em 1971. Fiquei lecionando em Barbacena até 1976 (desde 1968, quando estava no primeiro ano da faculdade). Então vim para Viçosa e, aqui, cursei as matérias do Bacharelado em Matemática que não tinha em Barbacena, bem como, na UFMG (indo duas vezes por semana) as do bacharelado em Física que não tinha no bacharelado em Matemática. Aí eu fui fazer o mestrado em Física no CBPF, em 1979, em Cosmologia. Voltei para Viçosa em 1981, sem ter defendido a tese, que defendi em 1982.
Veja meu currículo em:
http://www.ruckert.pro.br/blog/?page_id=6

Entendo. Então eu possuo todo o direito de desejar que outro deus abençoe a pessoa, certo?

Se você acredita em algum Deus, que seja um Deus particular e não o Deus único que os cristãos, muçulmanos e judeus acreditam, e se você acha que esse Deus que você acredita possui poderes de abençoar alguém, então você pedir a ele, achando que será atendido, que ele abençoe quem quer que seja, certamente será uma ação extremamente benigna de sua parte.

Tu acredita que se libertar da carne, ou melhor, de qualquer produto animal, realmente faz da pessoa alguém melhor?

Não acho que alguém se torne melhor por não consumir produtos animais, já que pode agir malevolamente em outros aspectos. Todavia, a esse respeito, sua conduta será mais ética, não consumindo produtos que exijam o sacrifício ou o maltrato de algum animal para ser obtido. Mas ela pode não ser ética em outros assuntos. Se bem que o fato de se ter ética em algum aspecto contribui para que a noção de ética se estenda para os demais assuntos.

Muito carisma pode ser uma arma se a pessoa "errada" nascer com ela?

Se a noção de "errada", significar que se vá fazer uso do carisma para a prática do mal, então o carisma será ruim, não para a pessoa, mas para o mundo. Da mesma forma que a inteligência e outros atributos que confiram à pessoa que os possua a capacidade de conseguir realizar os seus intentos. Se esses intentos forem malévolos, então seria preferível que a pessoa não possuísse tais qualidades.

Professor, se tivesse um qi na média ou abaixo, acha que ainda seria um intelectual hoje?

Acho que não. Ser intelectual exige um gosto muito grande por conhecimento que, para ser satisfeito, requer muita dedicação ao estudo, de variáveis assuntos. E o estudo só é eficaz se despertar grande prazer ao ser feito. E esse prazer de estudar só acontece quando a pessoa encontra grande facilidade em entender o que vai sendo estudado. Dificuldades, se forrem esporádicas, até estimulam o estudo, pelo desejo de vencê-las. Mas se as dificuldade forem constantes, o esforço de superá-las se torna tão cansativo que desestimula a pessoa. Então ela desiste do estudo, pelo desprazer que provoca, não conseguindo, assim, se tornar um intelectual. Daí a precisão da inteligência para o desenvolvimento da intelectualidade. Claro que a inteligência pode ser desenvolvida pelo esforço. Todavia nem todos possuem a grande força de vontade requerida para tal.

Como iniciou e quando iniciou os seus estudos de piano? Partiu de você querer estudar o instrumento?

Na casa do meu pai havia piano. Na casa de todos os meus tios e tias havia piano. Minha mãe tocava piano. Havia antigos discos de vinil de músicas de piano que tocavam na radiola. Amigos e amigas de meu pai e minha mãe que nos visitavam tocavam piano. Então eu me vi imerso, desde criança, em um ambiente pianístico. Daí minha vontade de saber tocar surgiu logo e com nove anos comecei a estudar com Dona Luísa Nunes, na casa que depois morou o Américo Picinin, na Rua Comendador João Fernandes, em frente ao Cine Brasil. Quanto entrei para o Ginásio, aos onze anos, ainda estudei um ano, mas depois o tempo que eu gastava estudando ciências e matemática, principalmente, não me deixavam sobra para estudar piano e eu parei, aos doze anos. Mas, sempre que dava, eu ia para o piano e tocava um pouco, inclusive tirando músicas por minha conta, por meu método completamente não ortodoxo de ir decorando linha por linha da pauta até saber a música toda de cor, pois eu não tinha boa velocidade de leitura. Cheguei, inclusive a compor umas peças.

Desejar que Deus abençoe pessoas que não acreditam, é falta de respeito?

Claro que não. Se a pessoa acha que Deus existe e que seja capaz de abençoar alguém e ela tem consideração por essa pessoa, desejar que Deus a abençoe é um sinal de boa vontade e afeição para com quem se faz esse voto. A pessoa que for objeto desse voto, mesmo não acreditando em Deus, deve se sentir agradecida pela atenção que a outra devotou a ela com esse desejo, revelador de sua estima e admiração.

Roteador wi-fi causa câncer?

http://www.guiadascidadesdigitais.com.br/site/pagina/redes-wireless-existe-algum-perigo-para-a-sade
http://hypescience.com/wi-fi-saude/
http://forum.techtudo.com.br/perguntas/58452/radiacao-wifi-faz-mal-a-saude
https://tiraduvidas.tecmundo.com.br/151666

como uma bomba é capaz de criar ondas de choque? como que há a transferencia de energia nuclear em energia sonora?

A primeira transformação é da energia potencial nuclear em energia cinética dos núcleons e dos sub-núcleos que são ejetados. Esses, por sua vez, colidem com os átomos do que estiver ao redor e os empurram. Então esses átomos colidem com outros, que colidem com outros e isso vai formando uma barreira de átomos comprimidos que se expande a partir da explosão. Essa barreira deixa para trás uma região de rarefação de átomos. Os átomos comprimidos, então, se repelem para voltar a preencher a região rarefeita. Esse movimento oscilatório de compressão e rarefação é que constitui a onda sonora da explosão, responsável pela devastação mecânica que ela faz, triturando tudo o que está pela frente. Por outro lado, as partículas emitidas na fissão e na fusão o são à temperatura de milhões de kelvins. Mesmo que essa temperatura vá se arrefecendo à medida que a energia for se espalhando por um número maior de átomos circundantes, ainda será bastante elevada a um raio bem razoável do ponto da explosão de modo a levar qualquer material ali existente ao estado gasoso (inclusive pessoas, edificações e o solo). A terceira e última devastação produzida pela bomba é a radioativa, pois a explosão também emite raios gama que, penetrando nas células vivas, não só provoca queimaduras internas, como também desorganiza as moléculas de proteínas, carboidratos, DNA e o que houver, levando à morte por câncer ou por queimaduras.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails